Autor Tópico: Bug no audio Ubuntu 21.04  (Lida 6375 vezes)

Offline LavaGame

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Bug no audio Ubuntu 21.04
« Online: 11 de Junho de 2021, 20:59 »
Sou novato em linux mas tava querendo testar e acabei curtindo bastante usei por uma semana mas por algum motivo ontem do nada notei que o som tava dando estalos e ficava falhando, fui nas configurações do sistema na parte de som e percebi que o dispostivo de audio tava fica trocando sozinho e rapidamente mesmo sem a reprodução de imagem, normalmente fica Output Device "Line out - Built-in Audio" e do nada fica trocando pra Output Device "Headphones - Built-in Audio" troca por um milésimo de segundo e volta pro "Line out" e no instante que troca o audio falha e estala, como consigo resolver?

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Bug no audio Ubuntu 21.04
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2021, 06:31 »
Não estou certo do que possa ser, mas eu tentaria estas ações:

1. Matar o serviço Pulse Audio:

Código: [Selecionar]
pulseaudio -k
2. Editar o arquivo de configuração de saída de áudio dos headphones:

Código: [Selecionar]
sudoedit /usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/analog-output-headphones.conf
...e então adicionar o caractere # à esquerda (no início) de 4 linhas de código, de modo que elas fiquem assim:

Citar
# [Jack Front Headphone]
# required-any = any

# [Jack Headphone]
# required-any = any

...e daí salve (Ctrl O) e saia (Ctrl X)

Após isso, execute este comando para retomar o Pulse Audio:

Código: [Selecionar]
pulseaudio &
Em seguida, ainda no terminal, execute este comando:

Código: [Selecionar]
alsamixer
Pressione a tecla "seta para direita" até selecionar o Item intitulado Auto-Mute Mode [Enabled] e pressione a tecla "seta para baixo" para que o nome do Item mude para Auto-Mute Mode [Disabled], então pressione a tecla Esc para sair e faça uns testes.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline vinifreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Bug no audio Ubuntu 21.04
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2024, 09:19 »
Olá! Eu uso Linux tem uns bons dez anos, mas sou noob ainda haha. Vivo na síndrome de usuário final. Mas queria agradecer pela ideia. Eu tava quase formatando o PC por conta disso (Rodo Ubuntu 22.04.4 LTS num dinossauro) e a configuração sugerida pelo Sampayu resolveu meu problema. Espero que não seja um problema reativar um tópico tão antigo, mas fiquei muito feliz!

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Bug no audio Ubuntu 21.04
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2024, 17:56 »
Olá! Eu uso Linux tem uns bons dez anos, mas sou noob ainda haha. Vivo na síndrome de usuário final. Mas queria agradecer pela ideia. Eu tava quase formatando o PC por conta disso (Rodo Ubuntu 22.04.4 LTS num dinossauro) e a configuração sugerida pelo Sampayu resolveu meu problema. Espero que não seja um problema reativar um tópico tão antigo, mas fiquei muito feliz!

Bacana que a solução tenha funcionado após tanto tempo.  :D Quanto a ser noob em Linux, no fundo todos nós somos, Linux é um eterno aprendizado. ;D Abraço.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline vinifreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Bug no audio Ubuntu 21.04
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2024, 17:56 »
Olá! Eu uso Linux tem uns bons dez anos, mas sou noob ainda haha. Vivo na síndrome de usuário final. Mas queria agradecer pela ideia. Eu tava quase formatando o PC por conta disso (Rodo Ubuntu 22.04.4 LTS num dinossauro) e a configuração sugerida pelo Sampayu resolveu meu problema. Espero que não seja um problema reativar um tópico tão antigo, mas fiquei muito feliz!

Bacana que a solução tenha funcionado após tanto tempo.  :D Quanto a ser noob em Linux, no fundo todos nós somos, Linux é um eterno aprendizado. ;D Abraço.

Rapaz eu achei que tinha resolvido! Haha. Me enganei. Só demorou um pouco mais pra acontecer novamente. Mas eu fiz errado: na afobação, eu não matei o PulseAudio. Quando tentei matar, ele dava retornode que tinha morrido, mas o comando com & pra reiniciar ele não respondia nada.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Bug no audio Ubuntu 21.04
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2024, 23:48 »
Não entendi se no fim das contas você conseguiu resolver o problema ou não, mas caso o problema ainda esteja ocorrendo, outra coisa que você pode fazer é executar novamente o alsamixer no terminal e então colocar em zero o volume do item Headphone.

Outra coisa que você pode fazer é instalar as ferramentas gráficas do Alsa e executar o utilitário hdajackretask:

Código: [Selecionar]
sudo apt install alsa-tools-gui -y ; hdajackretask
No campo Green Headphone, marque a caixa de verificação Override e selecione Line out (Front) (ou qual seja o que corresponde à saída padrão de áudio do seu computador). O objetivo disso é fazer o áudio que está sendo enviado para os headphones (fones de ouvido) ser enviado de volta ao dispositivo padrão de saída de áudio do seu computador).
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline vinifreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Bug no audio Ubuntu 21.04
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2024, 19:48 »
Boa! Uma coisa que eu esqueci de mencionar: meu fone é USB, não P2. Isso deve fazer diferença, né?

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Bug no audio Ubuntu 21.04
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2024, 20:00 »
Boa! Uma coisa que eu esqueci de mencionar: meu fone é USB, não P2. Isso deve fazer diferença, né?

Faz no sentido de o driver utilizado ser outro.

Outras opções que você pode explorar caso as dicas anteriores não tenham funcionado:

https://askubuntu.com/questions/447718/no-sound-on-usb-headset-how-to-manage-soundcards-and-audio-devices
« Última modificação: 24 de Agosto de 2024, 20:05 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline vinifreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Bug no audio Ubuntu 21.04
« Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2024, 09:12 »
Boa! Encontrei a entrada USB do fone no hdajackretask, mas quando mando o override, ele diz que o dispositivo está sendo usado e, pelo que entendi. O som está funcionando até agora, mas vou testar umas 2h antes de decretar meu problema solucionado kk. De qualquer maneira, muito obrigado Sampayu!

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Bug no audio Ubuntu 21.04
« Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2024, 05:49 »
Boa! Encontrei a entrada USB do fone no hdajackretask, mas quando mando o override, ele diz que o dispositivo está sendo usado e, pelo que entendi. O som está funcionando até agora, mas vou testar umas 2h antes de decretar meu problema solucionado kk. De qualquer maneira, muito obrigado Sampayu!

Maravilha, espero que depois de 2h o som tenha permanecido ok.  ;D
Yuri Sucupira ("Sampayu")