Autor Tópico: Ubuntu 20.04 suspendeu e não volta mais.  (Lida 4600 vezes)

Offline Chorista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ubuntu 20.04 suspendeu e não volta mais.
« Online: 05 de Junho de 2021, 08:09 »
Olá a todos,

Eu instalei recentemente o Ubuntu 20.04 em um computador com placa gráfica nvidia recém adquirido e tudo ia bem até o momento em que pedi para suspender o computador e ele não voltou mais (eu até acredito que liga, mas aparece somente uma tela preta).

Pelo que andei lendo pode estar relacionado com dois problemas: a bios que não lida bem com o modo suspender e/ou o problema com a placa de vídeo. O fato é que eu não consigo checar nada pois não consigo entrar nem no modo linha de comando (os comandos ctrl_alt+f1,2,3 etc não funcionam).

Tenho o windows em dual boot e está funcionando normalmente.

Estou pensando em reinstalar o sistema, mas sinceramente creio que o problema irá voltar e já tive um trabalho nos últimos dias para instalar tudo o que preciso. Assim, se tiver uma alternativa que não seja reinstalar o sistema eu ficaria mais aliviado, mas se tiver que instalar novamente eu gostaria de bloquear possíveis problemas no futuro.

Enfim, fiquei bem perdido com tudo, já uso o ubuntu há um bom tempo (mais ou menos 15 anos, mas sempre em nível amador) e nunca tinha passado por coisa similar. Como não sei exatamente como agir, criei este tópico na seção iniciantes.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Ubuntu 20.04 suspendeu e não volta mais.
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2021, 14:50 »
Atualize a UEFI e assegure-se de ter o Secure Boot desativado.

Offline Chorista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 suspendeu e não volta mais.
« Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2021, 14:53 »
Olá CelticWarrior,

Eu fiz o sugerido, desativei o secure boot num primeiro momento e não funcionou. Em seguida atualizei a uefi e não resolveu o problema.

Agora o grub também sumiu e está entrando direto no windows, consegui optar pelo ubuntu via bios, mas o problema anterior persiste.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Ubuntu 20.04 suspendeu e não volta mais.
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2021, 06:15 »
Pode ser que o driver de vídeo nouveau - desenvolvido pela X.Org para funcionar com as GPU ("placas gráficas") da NVidia - não esteja funcionando direito no Linux, embora devesse. Uma forma de verificar se a pane é essa é ligar o computador e aguardar o menu do GRUB aparecer. Se esse menu não estiver aparecendo, ligue/reinicie o computador e imediatamente mantenha pressionada a tecla Shift esquerda.

Quando o sistema entrar no menu do GRUB, selecione o kernel que deseja usar e então pressione a tecla E (para Editar os parâmetros do GRUB). Você verá os parâmetros que estão pré-configurados para serem enviados a esse kernel durante a inicialização dele. Vá até a linha que começa com linux e provavelmente termina com quiet splash e então logo após o texto splash adicione um espaço em branco e então digite o parâmetro nouveau.modeset=0

Após isso, pressione a combinação de teclas Ctrl X para inicializar o sistema. Faça o teste com o modo de suspensão de tela. Se funcionar (i.e. a tela voltar a acender, não travar), acesse o terminal de comandos e execute isto:

Código: [Selecionar]
sudoedit /etc/default/grub
...então vá até a linha do parâmetro GRUB_CMDLINE_LINUX= e dentro das aspas adicione aquele código nouveau.modeset=0 lá no finalzinho do lado direito (onde estão as aspas da direita). Exemplo fictício: quiet splash nouveau.modeset=0

Em seguida, salve o arquivo (Ctrl O), saia dele (Ctrl X) e então atualize o GRUB:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Isso lhe dispensará de ter de manualmente adicionar nouveau.modeset=0 (após pressionar a tecla Shift esquerda e em seguida pressionar E) toda vez em que ligar o computador.
Yuri Sucupira ("Sampayu")