Autor Tópico: Ubuntu não está iniciando  (Lida 1820 vezes)

Offline FelipePPLima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Ubuntu não está iniciando
« Online: 01 de Abril de 2021, 15:49 »
Acabei de instalar o Ubuntu 20.04.2.0 LTS em um Dell Optiplex 320.  Já escolhi o nome do computador, usuário e senha, a instalação aparenta ocorrer normalmente, quando finaliza pede para reiniciar o computador, remover o pendrive e pressionar ENTER.  Após isso a tela fica preta pisca algumas vezes entre o preto com brilho e preto sem brilho,  chega a aparecer o ícone e o nome ubuntu no canto inferior da tela e após isso fica apenas um "_" (underline) no canto superior esquerdo da tela piscando em uma tela preta e não inicia. O teclado está respondendo quando pressiono o NumLock por exemplo e se eu der a sequência CTRL+ALT+DEL o computador reinicia e volta para a bios e começa tudo novamente.
Já instalei o Ubuntu diversas vezes neste computador escolhendo as opções de atualizar ou não o Ubuntu durante a instalação, instalar o mínimo de recursos e coisas do tipo, mas sempre fica do mesmo jeito. Já baixei novamente o Ubuntu direto do site e formatei novamente o pendrive pelo RUFUS e utilizei tanto Fat32 quanto NTFS. Já troquei de portas USB, procurei na BIOS se tinha alguma opção de UEFI ou coisa do tipo, mas não encontrei nada neste modelo de computador. Já havia instalado o Ubuntu outras vezes em outros computadores e nunca tive esse problema, não sei se é o computador ou eu que estou fazendo algo errado mesmo.
Este computador é da minha empresa e estou formatando pois a parte da produção irá utilizar o Ubuntu para economizarmos com licenças Windows. Devido a isso o HD do computador não tem mais windows, instalei o Ubuntu por cima e está apenas este sistema operacional. Podem me ajudar com este caso por favor?
Já agradeço a atenção, e se esqueci de passar alguma informação importante me desculpem, ainda sou meio novo com o Ubuntu e aqui no fórum também, mas é só me perguntarem que irei responder.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu não está iniciando
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2021, 15:29 »
O HD está realmente vazio, ou ainda há algum resquício da instalação anterior do Windows? Você lembra de ter limpado a tabela de partições do HD, por exemplo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline FelipePPLima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não está iniciando
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2021, 09:51 »
Opa, tudo bem zekkerj?
Então tenho certeza de ter limpado o HD, excluí todas as partições e inclusive testei com outro HD. Estava até achando que era o processador ou placa mãe que não suportava 64 bits, mas não é isso, instalei o Windows Vista Ultimate 64 bits (eca) nele e funcionou infelizmente.
Ainda continuo com o problema, se alguém puder me ajudar, fico muito grato, pois ainda terei que instalar em outros 14 computadores o Ubuntu, e talvez eu vá ter o mesmo problema, pois os computadores são bem velhos. Lembrando que essa imagem do Ubuntu que estou usando funciona normalmente em outros computadores.
« Última modificação: 06 de Abril de 2021, 09:56 por FelipePPLima »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu não está iniciando
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2021, 12:28 »
Hmmm. Você excluiu as partições e limpou a tabela de partições?
Eu pergunto isso pq o MBR (Master Boot Record) pode ainda ter algum resquício da instalação anterior do Windows.
« Última modificação: 06 de Abril de 2021, 12:29 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline FelipePPLima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não está iniciando
« Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2021, 07:15 »
Sim limpei e exclui tudo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu não está iniciando
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2021, 08:24 »
Pode fazer um teste? Dê boot com o pendrive de instalação, mas não inicie o processo; abra a interface live, e a partir de um prompt de comandos, execute o comando

wipefs -a /dev/sdX

Onde /dev/sdX é o HD da máquina (confirme primeiro com os comandos "blkid" ou "lsscsi -t" que não é o próprio pendrive). Certifique-se também em fazer em sdX, ou seja, no MBR do HD, e não em sdX1 ou sdx2, ou seja, alguma das partições existentes lá.

O comando acima vai destruir a MBR do disco e remover todas as partições existentes. [Cuidado, não use-o em discos com dados existentes!!!]

Depois, repita o processo de instalação, e veja se o problema persiste.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline FelipePPLima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não está iniciando
« Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2021, 07:13 »
Desculpa a demora para responder.
Obrigado pela dica e ajuda zekkerj, mas infelizmente não vou conseguir fazer este teste pois acabei instalando o Windows Vista que tínhamos licença e já coloquei este computador na produção. Mas muito obrigado pela atenção.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu não está iniciando
« Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2021, 10:27 »
Windows... Vista? Isso é alguma piada, Felipe?... Essa licença não existe mais, pois o Windows Vista não existe mais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D