Autor Tópico: problema com instalação de programa  (Lida 3803 vezes)

Offline humberto_felipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
problema com instalação de programa
« Online: 28 de Fevereiro de 2021, 10:24 »
Desculpem sou novo aqui, pesquisei o tema e não encontrei no forum.

Desinstalei a VirtualBox e estou tentando instalar novamente. Erro que está aparecendo "Falha ao instalar o arquivo: não há suporte". Arquivo que estou tentando instalar é o "Virtualbox-6.1-6.1.18-142142~ubuntu~eoan_amd64.deb".

Ah, tenho muita facilidade com o Windows, mas sou novato no mundo linux

Obrigado pela ajuda e compreensão

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:problema com instalação de programa
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 10:30 »
Qual é a sua versão/edição do Ubuntu?
E qual é a razão para instalar um deb diretamente? Virtualbox instala-se a partir do repositório oficial do Ubuntu (versão antiga) ou através o PPA de Oracle (versão atual).

Offline humberto_felipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:problema com instalação de programa
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 10:39 »
Qual é a sua versão/edição do Ubuntu?
E qual é a razão para instalar um deb diretamente? Virtualbox instala-se a partir do repositório oficial do Ubuntu (versão antiga) ou através o PPA de Oracle (versão atual).

Olá, obrigado por sua resposta

Como sou novato e estou acostumado com o Windows não tentei apenas instalar o programa "E qual é a razão para instalar um deb diretamente?"

Quanto a pergunta  " Virtualbox instala-se a partir do repositório oficial do Ubuntu (versão antiga) ou através o PPA de Oracle (versão atual)."

Sobre a versão do Ubuntu que estou utilizando: Ubuntu 20.04.2 LTS

Se puder me dar uma dica ou link para tutorial para instalar ficarei muito grato.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:problema com instalação de programa
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 12:21 »
Pois resulta que para a nova versão 6.1.xx é mesmo assim, instalando diretamente o ficheiro deb: https://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads

Sugiro que descarregue novamente para garantir que o ficheiro não está corrupto.
Atualize corretamente o sistema:
Código: [Selecionar]
sudo apt update && sudo apt full-upgradeNão havendo erros com o comendo anterior deve agora ser possível instalar simplesmente com duplo-clique (abre o Ubuntu Software por defeito). Também pode ser instalado com comandos em Terminal. Assumindo que o ficheiro descarregado está na pasta Transferências (Ubuntu em Português Europeu - substitua pelo no me da pasta onde realmente se encontra o ficheiro - note que basta escrever as 2 ou 3 primeiras letras e depois com TAB o terminal auto-completa):

Código: [Selecionar]
cd Transferências
sudo aptinstall ./virtualbox-6.1-6.1.18-142142~ubuntu~eoan_amd64.deb
- ou -
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i ./virtualbox-6.1-6.1.18-142142~ubuntu~eoan_amd64.deb
Novamente basta escrever as 2 ou 3 primeiras letras do nome do ficheiro seguido de TAB. Exemplos:
'cd Tra<TAB>' resulta em 'cd Transferências/'
'sudo dpkg -i ./vir<TAB>' resulta em 'sudo dpkg -i ./virtualbox-6.1-6.1.18-142142~ubuntu~eoan_amd64.deb'.

Offline humberto_felipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:problema com instalação de programa
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 13:08 »
Deu certo Obrigado

Agora surgiu outro problema. Quando inicio a máquina virtual aparece o erro "Home Assistant CLI is not running! Jump into Emergency console...." Já reinstalei o VirtualBox.