Autor Tópico: iniciante, ajuda com senha root  (Lida 5080 vezes)

Offline kraken+

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
iniciante, ajuda com senha root
« Online: 19 de Fevereiro de 2021, 11:50 »
sou iniciante e to tentando instalar o ubuntu minimal com fluxbox, sei que não e recomendado para iniciantes, mas estou atrás de um sistema que rode em um notebook fraquinho, até xfce da uns lag.

então, instalei o ubuntu minimal, tudo beleza, quando liga ele pede o usuário e a senha e eu consigo logar de boa, também consigo usar sudo apt-get install e instalar tudo, mas depois de iniciar o fluxbox com startx e abrir o terminal com alt+f1 a senha do root nao funciona mais, ele diz ''sinto muito, tente novamente''

resumindo, a senha root funciona na inicio, mas não funciona no xfce4-terminal.

então quero saber se a senha de logar no usuário é a mesma senha do root e também porque o comando sudo apt-get funciona no começo, mas depois não funciona, apesar de usar a mesma senha.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:iniciante, ajuda com senha root
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 12:08 »
A senha de logar no usuário é a mesma senha do root.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:iniciante, ajuda com senha root
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2021, 11:08 »
sou iniciante e to tentando instalar o ubuntu minimal com fluxbox, sei que não e recomendado para iniciantes, mas estou atrás de um sistema que rode em um notebook fraquinho, até xfce da uns lag.

então, instalei o ubuntu minimal, tudo beleza, quando liga ele pede o usuário e a senha e eu consigo logar de boa, também consigo usar sudo apt-get install e instalar tudo, mas depois de iniciar o fluxbox com startx e abrir o terminal com alt+f1 a senha do root nao funciona mais, ele diz ''sinto muito, tente novamente''

resumindo, a senha root funciona na inicio, mas não funciona no xfce4-terminal.

então quero saber se a senha de logar no usuário é a mesma senha do root e também porque o comando sudo apt-get funciona no começo, mas depois não funciona, apesar de usar a mesma senha.
O funcionamento das sessões de super-usuário (root) é ligeiramente diferente dentro do ambiente gráfico. A primeira coisa a perceber é que quando você está em uma sessão de tela gráfica e tenta iniciar um programa de super-usuário que dependa de abrir janela, pode ser que não consiga, a menos que as autorizações corretas sejam dadas.

Outro erro muito comum é tentar executar a atualização do sistema com o comando "sudo apt-get update ; apt-get upgrade" (ou alguma outra combinação dos processos, com "||" ou "&&"). O que acontece, nesse caso, é que apenas o primeiro processo da linha é executado com privilégio de super-usuário. É preciso fazer "sudo apt-get update ; sudo apt-get upgrade" para que ambos os comandos sejam executados com o privilégio certo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D