Autor Tópico: [DÚVIDA] Não consigo gravar imagem iso para pendrive  (Lida 3322 vezes)

Offline ilion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
[DÚVIDA] Não consigo gravar imagem iso para pendrive
« Online: 01 de Fevereiro de 2021, 14:44 »
Olá,
primeiramente, bom começo de semana pra você que está lendo!

é o seguinte, estou no win-trash 8, e estou com um problema infernal, não estou consigo gravar a imagem do ubuntu baixada (20.04 e 20.1),
acontece que sempre da erro no arquivo filsesystem.squashfs, que fica dentro da pasta Casper.
Já tentei gravar pelo rufus, já tentei começar pelo rufus e depois do erro transferir manualmente copiando e colocando para o pen drive (até nisso a transferência para nesse exato mesmo arquivo (filesystem.squashfs)), já tentei outro software (balenaEtcher) - parou na mesma parte.
No rufus aparece o erro:

procurando pela internet eu li de um desenvolvedor do rufus que apertando "alt + ," (vírgula) o rufus ia deixar de bloquear o pen drive e daria pra gravar driblando esse erro que estaria sendo gerado por outro software estar usando o pen drive. Não resolveu em nada.
Por imaginar que era possivelmente imagem corrompida, já baixei o iso 20.4 duas vezes, uma normal e uma por torrent, e por via das dúvidas baixei depois o 20.10, e todos os arquivos dão o mesmo erro.

detalhes:
-só tenho um anti-virus, o win-trash-defender, e está desativado.
-já tentei mais de um pen drive, e tenho certeza que os pen drives estão em bom estado.

Alguém poderia jogar uma luz por gentileza? Não sei mais o que fazer e estou tentando fugir do windows desde o começo de janeiro depois que meu notebook, então com o ubuntu, deu um erro grave que por fim não consegui recuperar e acabei instalando o windows 8 por estar de fácil acesso em outro pen drive...
p.s. não tenho acesso a outra máquina/pc/laptop.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2021, 17:05 por ilion »

Offline ilion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:[DÚVIDA] Não consigo gravar imagem iso para pendrive
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 14:46 »
outra coisa: já tentei fazer os processos de gravação/transferência abrindo os programas como administrador, não deu em nada.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[DÚVIDA] Não consigo gravar imagem iso para pendrive
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 17:43 »
Olá

Tenta um aplicativo mais apropriado para gravar imagens ISO Linux ;)

https://www.balena.io/etcher/

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline ilion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:[DÚVIDA] Não consigo gravar imagem iso para pendrive
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 18:46 »
Olá

Tenta um aplicativo mais apropriado para gravar imagens ISO Linux ;)

https://www.balena.io/etcher/

T+

Agradeço a resposta Creto,
porem, como já tinha dito no primeiro post, já tentei o balena Etcher... por via das dúvidas tentei outra vez, dá esse erro:


Ainda por via das dúvidas, tentei nas outras portas USB do notebook... sempre exatamente a mesma coisa, para aos 6% e se confiro os arquivos, é o filesystem.squashfs que não foi transferido completamente.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:[DÚVIDA] Não consigo gravar imagem iso para pendrive
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2021, 10:57 »
Não tenho de momento acesso a um Windows para testar e por isso não poderei dar as instruções exatas.
 Dito isto, suspeito que o problema tem a ver com a configurações das unidades externas USB no Windows, "auto-play" e/ou usar como auxiliar de memória podem impedir o acesso necessário para gravar a imagem.

Não sendo o problema acima referido então é alguma incompatibilidade ou avaria na pendrive. Se tentar formatar sem a opção de formatação rápida é bem sucedido ou dá erro? Se sim, aí está o seu problema. Use outro pendrive.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[DÚVIDA] Não consigo gravar imagem iso para pendrive
« Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2021, 19:02 »
Pois é, mesmo com meu péssimo inglês nota-se que o balena informa erro ou no seu drive (pendrive) ou na porta usb e, da mesma forma que o @CelticWarrior, não tenho acesso a máquinas com o "W"

E o erro aparece >> aqui << e >>> aqui novamente <<<

E assim como recomendam por lá, teria como testar outro pendrive, tentar outra porta usb, ou mesmo tentar em outro PC?

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Silviosfs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:[DÚVIDA] Não consigo gravar imagem iso para pendrive
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2021, 11:28 »
Já que você está usando ainda o Windows, baixe o lili(Linux live USB creator), um programa para criar pen drive bootavel no windows, muito bom. Faz e posta o resultado.

Offline Silviosfs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:[DÚVIDA] Não consigo gravar imagem iso para pendrive
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2021, 11:34 »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[DÚVIDA] Não consigo gravar imagem iso para pendrive
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2021, 21:06 »
Olá Silviofs,

Se tiver dúvida veja o site do Edvaldo:
https://www.edivaldobrito.com.br/usar-o-linuxlive-usb-creator/

Mesmo minha última resposta a este tópico sendo de fevereiro de 2021, continuo informando que a melhor forma de espetar um linux no pendrive ainda é o >>> balenaEtcher <<< que nem necessita de instalação seja no Linux ou no sistema do lado negro da força.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto