Autor Tópico: Erro ao tentar "sudo"  (Lida 2374 vezes)

Offline mvzereks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Erro ao tentar "sudo"
« Online: 25 de Outubro de 2006, 21:02 »
Olá pessoas! Simplesmente do nada não consigo mais o sudo. Aperece a seguinte mensagem: /etc/sudoers is owned by uid 1000, should be 0. Alguém sabe como resolver isso?
Ubuntu 8.10
Asus M2N+Athlon64X2-5600+4GB800+HD500GB+GF7300GS

arlei

  • Visitante
Re: Erro ao tentar "sudo"
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2006, 21:25 »
Aparentemente pela mensagem de erro vc acidentalmente deve ter mudado o dono do arquivo /etc/sudoers para o ID 1000 que deve ser seu usuário, e pelo que vejo aqui no meu sistema o correto é ter como dono e grupo o usuário root (root:root).
Agora sem puder usar o sudo, não faço idéia de como alterar essas propriedades do arquivo, a não ser entrando com algum LiveCD, montando a partição do Ubuntu e fazendo então a devida alteração ou talvez bootando em modo de recuperação.

O comando para alterar essa propriedade se encontra abaixo.
Citar
chown root:root /etc/sudoers

T+
Arlei


Offline mvzereks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Erro ao tentar "sudo"
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2006, 17:35 »
Ae Arlei, tô mandando o "sudoers" prá vc analisar. Tem como restaurar isso?
Um abraço.


# /etc/sudoers
#
# This file MUST be edited with the 'visudo' command as root.
#
# See the man page for details on how to write a sudoers file.
# Host alias specification

# User alias specification

# Cmnd alias specification

# Defaults

Defaults   !lecture,tty_tickets,!fqdn

# User privilege specification
root   ALL=(ALL) ALL

# Members of the admin group may gain root privileges
%admin ALL=(ALL) ALL
Ubuntu 8.10
Asus M2N+Athlon64X2-5600+4GB800+HD500GB+GF7300GS

arlei

  • Visitante
Re: Erro ao tentar "sudo"
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2006, 11:48 »
Amigo, vc não entendeu o que escrevi.
Não é o conteudo do seu arquivo, e sim as propriedades dele que vc deve verificar, mais especificamente a propriedade das permissões sobre quem é o dono e grupo do arquivo.
Para ver isso, abra o nautilus como root (sudo nautilus) e va até o arquivo sudoers no diretório /etc e clique com o botão direito, propriedades e na guia permissões. Veja quem esta indicado como dono e grupo que deve ser o root (em ambos).

Como informei antes, não sei se é esse realmente seu problema, mais tenta isso e para ver se resolve.

T+
Arlei

Offline mvzereks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Erro ao tentar "sudo"
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2006, 22:08 »
Caro Arlei. Desculpe-me por não conseguir te explicar a situação. De qualquer forma ... formatei e acabei antecipando a estreia do Edgy aqui no meu computer. Apesar dos diversos comentários relatando problemas resolvi e agora já era. Baixei a versão _64 e não consigo instalar o Flash9. Já segui alguns tutoriais sem conseguir sucesso. Pior é que sem esse treco não dá para navegar ... Vc não teria uma solução para mais este problema? Agradeço pela ajuda.
Ubuntu 8.10
Asus M2N+Athlon64X2-5600+4GB800+HD500GB+GF7300GS