Autor Tópico: dual boot ubuntu-win10 problema com particoes-NAO ESTOU ENTENDENDO NADA  (Lida 2611 vezes)

Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Ola,preciso de ajuda!!Pelo amor de Deus!!!

Tenho duas unidades, um ssd com ubuntu e win10 em dual boot e um hd para armazenamento de dados formatado em ntfs.O meu problema começa quando resolvo utilizar um arquivo pdf que está no hd ntfs,ocorre o seguinte:
abro o pdf no linux, edito e salvo,tudo ocorre perfeitamente.Quando estou utilizando o windows, ao abrir o mesmo pdf(que foi modificado no ubuntu),simplesmente nao aparecem as modifacoes feitas no arquivo.É como se existissem dois arquivos diferentes , simplesmente nao sei o que fazer para resolver isso.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:dual boot ubuntu-win10 problema com particoes-NAO ESTOU ENTENDENDO NADA
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2020, 09:14 »
Tem que desativar o Fast Startup em Windows (arranque rápido) pois isso na realidade é hibernação. A consequência imediata é que todas as partições Windows, incluindo essa partilhada, ficam em modo de apenas leitura quando montadas em Ubuntu.

Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:dual boot ubuntu-win10 problema com particoes-NAO ESTOU ENTENDENDO NADA
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2020, 13:33 »
Tem que desativar o Fast Startup em Windows (arranque rápido) pois isso na realidade é hibernação. A consequência imediata é que todas as partições Windows, incluindo essa partilhada, ficam em modo de apenas leitura quando montadas em Ubuntu.

infelizmente nao é isso.Quando formatei até estava com essa situacao do fast boot, mas desativei.Eu nao conseguia salvar os arquivos na pasta ntfs nem nada.Agora eu consigo acessar mas continua dando uns erros estranhos tipo este(alem do que ja reportei antes): abro o draw,crio um arquivo qualquer e procuro a unidade formatada em ntfs para salvar e ela simplesmente nao aparece, como se nao existisse.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:dual boot ubuntu-win10 problema com particoes-NAO ESTOU ENTENDENDO NADA
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2020, 18:22 »
Fast Boot (UEFI) e Fast Startup (Windows) não são a mesma coisa.

Verifique essa partição usando as ferramentas normais do Windows (pode ter erros lógicos).
Assegure-se de que NÃO ativou partições dinâmicas em Windows.

Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:dual boot ubuntu-win10 problema com particoes-NAO ESTOU ENTENDENDO NADA
« Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2020, 11:17 »
Fast Boot (UEFI) e Fast Startup (Windows) não são a mesma coisa.

Verifique essa partição usando as ferramentas normais do Windows (pode ter erros lógicos).
Assegure-se de que NÃO ativou partições dinâmicas em Windows.

fast boot na bios esta desativado assim como fast startup no windows.Os discos sao todos basicos tambem.Realmente nao sei o que está acontecendo.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:dual boot ubuntu-win10 problema com particoes-NAO ESTOU ENTENDENDO NADA
« Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2020, 11:48 »
Se não é nenhuma das hipóteses anteriores então tem que ver como está montando essa partição em Ubuntu.

Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:dual boot ubuntu-win10 problema com particoes-NAO ESTOU ENTENDENDO NADA
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2020, 14:13 »
Se não é nenhuma das hipóteses anteriores então tem que ver como está montando essa partição em Ubuntu.

a / home eu montei numa particao no hd que uso para os dados, a outra particao é a ntfs em questao que ocorre o problema

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:dual boot ubuntu-win10 problema com particoes-NAO ESTOU ENTENDENDO NADA
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2021, 12:36 »
Você consegue modificar algum outro arquivo, na mesma pasta, ou em outra pasta?

Já pensou em abandonar o dual boot e passar a rodar um dos dois sistemas como máquina virtual no outro?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:dual boot ubuntu-win10 problema com particoes-NAO ESTOU ENTENDENDO NADA
« Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2021, 00:23 »
Você consegue modificar algum outro arquivo, na mesma pasta, ou em outra pasta?

Já pensou em abandonar o dual boot e passar a rodar um dos dois sistemas como máquina virtual no outro?

agora consigo modificar os arquivos, o que nao consigo é ediar um arquivo por meio de um atalho na area de trabalho do ubuntu apontando pra algum arquivo da particao ntfs, ex: documento de texto está na unidade ntfs, dai criei um atalho e joguei pra area de trabalho, ao abrir o atalho, teoricamente deveria estar abrindo o arquivo original, mas caso eu edite este documento por meio do atalho, ao inves de alterar o documento original, parece que é criado um novo arquivo no desktop por meio do atalho, o atalho nao altera o arquivo original.
Quanto a rodar em maquina virtual, prefiro deixar do jeito que está, quando preciso fazer alguma coisa no windows é rapidinho pelo dual boot no ssd, faço e saio, por uma maquina virtual provavelmente vai ficar uma lerdeza só.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:dual boot ubuntu-win10 problema com particoes-NAO ESTOU ENTENDENDO NADA
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2021, 12:02 »
Você consegue modificar algum outro arquivo, na mesma pasta, ou em outra pasta?

Já pensou em abandonar o dual boot e passar a rodar um dos dois sistemas como máquina virtual no outro?

agora consigo modificar os arquivos, o que nao consigo é ediar um arquivo por meio de um atalho na area de trabalho do ubuntu apontando pra algum arquivo da particao ntfs, ex: documento de texto está na unidade ntfs, dai criei um atalho e joguei pra area de trabalho, ao abrir o atalho, teoricamente deveria estar abrindo o arquivo original, mas caso eu edite este documento por meio do atalho, ao inves de alterar o documento original, parece que é criado um novo arquivo no desktop por meio do atalho, o atalho nao altera o arquivo original.
Isso acontece se vc usa o atalho imediatamente, ou só após reiniciar? E o problema só acontece nos atalhos?

Citar
Quanto a rodar em maquina virtual, prefiro deixar do jeito que está, quando preciso fazer alguma coisa no windows é rapidinho pelo dual boot no ssd, faço e saio, por uma maquina virtual provavelmente vai ficar uma lerdeza só.
Olha que não, hein? O principal problema --- disco --- vc já resolveu, usando o SSD.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D