Autor Tópico: problema com atalhos? ubuntu 20.04  (Lida 9419 vezes)

Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Online: 12 de Janeiro de 2021, 12:13 »
Tenho uma particao ntfs a qual consigo escrever e salvar arquivos normalmente a partir do ubuntu.Ocorre que usei uma dica aqui mesmo do forum para criar atalhos de pastas e arquivos desta particao ntfs na area de trabalho do meu ubuntu, mas para minha surpresa, os atalhos dos arquivos simplesmente nao funcionam.É como se ao criar o atalho, eu estivesse criando um novo arquivo na area de trabalho.
como eu criei os atalhos: pressionando as teclas control + shift e arrastando pra baixo(na particao ntfs) e posteriormente recortando o atalho e colando na area de trabalho.
Reitero, os atalhos de pastas funcionam normalmente, basta clicar e sou direcionado para a pasta na particao em questao, mas os arquivos, ao abrir pelo atalho e salvar, nao modifica o arquivo na particao ntfs e eu sei que as permissoes estão ok, pois se eu abrir o arquivo original na particao ntfs, editar e salva-lo, funciona normalmente.Alguma sugestao?

Abaixo um esquema para enteder melhor a situacao:

particao ntfs com permissoes de leitura e escrita contem: PASTA A e ARQUIVO X ---> foram criados os atalhos para a pasta A e para o arquivo X e movidos para a area de trabalho --->ao abrir o atalho do arquivo x na area de trabalho e modificar e salvar o arquivo, nao altera o arquivo X original da partição ntfs

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2021, 19:22 »
Estou achando que esse arquivo x na área de trabalho não é um link simbólico para o arquivo x da partição.

Abra o terminal, navegue para a área de trabalho (provavelmente cd ~/Área\ de\ Trabalho ou algo parecido) e liste o conteúdo com ls -l (é LS <espaço> traçoL, minúsculo, claro).

Se tiver um link simbólico, deverá aparecer para onde ele aponta.

Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2021, 23:55 »
verifiquei e está assim:

'link para NOME DA PASTA'

'link para nomedoarquivo.pdf'

sendo que ambos estão originalmente na partição NTFS.Alguma sugestão:?

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2021, 07:49 »
Cole exatamente o que o terminal mostrou, pois o link para o arquivo pdf deve ter o endereço completo, por exemplo, /media/foo/blablabla/arquivo.pdf

Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2021, 16:27 »
mostra isto:

https://ibb.co/8K47dCL

no caso da imagem acima, considerar apenas os itens que possuem o termo LINK, sao os que puxei da partição ntfs.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2021, 09:36 »
Você esqueceu do traço L,  ou seja, ls -l  para que seja mostrado mais detalhes dos arquivos.

Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2021, 10:55 »
Você esqueceu do traço L,  ou seja, ls -l  para que seja mostrado mais detalhes dos arquivos.

o resultado do ls - l foi este:

Link para Estudo' -> /media/heavy/DADOS/Estudo
lrwxrwxrwx 1 heavy heavy      88 jan 12 23:53 'Link para Plano de Estudos na Prática PC DF #13 - Fernando Mesquita.pdf' -> '/media/heavy/DADOS/BACKUP/Plano de Estudos na Prática PC DF #13 - Fernando Mesquita.pdf'

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2021, 16:44 »
Como você disse que moveu o atalho para a área de trabalho, tente fazer direto, ou seja, crie o link simbólico diretamente na área de trabalho.
Esse é o termo que deve procurar: criar link simbólico. Fará uso do comando ln -s

Abra o terminal e vá até a área de trabalho, usando o comando cd.

Depois, crie o link simbólico para o arquivo que quer e dê o nome que quer, com o comando:

Código: [Selecionar]
ln -s -T /media/heavy/DADOS/BACKUP/Plano\ de\ Estudos\ na\ Prática\ PC\ DF\ #13\ -\ Fernando\ Mesquita.pdf  teste.pdf
Veja se criou o arquivo teste na área de trabalho e se ele aponta para o pdf da partição.

obs. se não der, tente usar a tecla TAB para ir completando o nome do arquivo, pois como ele tem espaços em branco, eu tentei escapar com o uso das barras, por exemplo Plano\  mas se digitar o Plano e apertar TAB ele deverá sugerir e completar o nome.

Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2021, 11:42 »
o arquivo teste foi criado mas nao aparece o caminho do arquivo original, no atalho da pasta que eu recortei da partição ntfs junto com o atalho do arquivo, funciona:

lrwxrwxrwx 1 heavy heavy      25 jan 12 23:53 'Link para Estudo' -> /media/heavy/DADOS/Estudo   (estudo é uma pasta)

-rw-r--r-- 1 heavy heavy  293372 jan 15 11:38  teste.pdf 


Offline brazil20psn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2021, 00:17 »
pelo amor de deus, alguém me ajuda, nao sei mais o que fazer!!!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2021, 15:38 »
Você está usando o Libreoffice Draw para editar esse pdf? Como você instalou, foi usando o apt, loja de software, snap? Pergunto porque não uso pacotes snap, mas pelo que sei eles têm limitação para acessar arquivos fora da home do usuário. Se for isso, a solução seria você remover e instalar via apt.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2021, 04:29 »
Você está usando o Libreoffice Draw para editar esse pdf? Como você instalou, foi usando o apt, loja de software, snap? Pergunto porque não uso pacotes snap, mas pelo que sei eles têm limitação para acessar arquivos fora da home do usuário. Se for isso, a solução seria você remover e instalar via apt.

Ou, melhor, dar permissões para aceder também ao que está montado baixo /media ou /mnt. Outros pontos de montagem não podem ser acedidos por snaps mas os referidos sim e estes cobrem 99% das necessidades de qualquer usuário normal.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2021, 18:38 »
Ou, melhor, dar permissões para aceder também ao que está montado baixo /media ou /mnt.

Bom saber dessa possibilidade. Mas teria que fazer isso na configuração do próprio pacote snap ou na montagem da partição?

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2021, 07:09 »
https://ubuntu.com/blog/a-guide-to-snap-permissions-and-interfaces
https://snapcraft.io/docs/supported-interfaces
https://snapcraft.io/docs/interface-management

É mais fácil usar a "app store", simplesmente abrir a página do software e clicar no botão de permissões.

Offline marcelo-kubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:problema com atalhos? ubuntu 20.04
« Resposta #14 Online: 16 de MAR?O de 2021, 20:52 »
Boa noite,

Conseguiu resolver o problema?