Autor Tópico: Kernel panic  (Lida 2862 vezes)

Offline K_SouzA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Estamos bem, obrigado!
    • Ver perfil
Kernel panic
« Online: 16 de Novembro de 2020, 06:50 »
Olá, liguei meu note hoje e vi essa mensagem da imagem https://ibb.co/NLv4vht Dei uma pesquisada e achei alguns conteúdos dizendo ser muitos fatores então fiquei com receio de fazer algo sem a ajuda de vocês. Minha maquina possui um dual boot e não queria perder o que já tenho, se puderem dar uma ajuda serei grato

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Kernel panic
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2020, 17:14 »
Coloca um pendrive bootavel com uma live Ubuntu e vê se carrega.
Se carregar, verifique o acesso ao HD do note.
Seu HD pode ter ido pro espaço ou o Sistema de arquivos dele pode ter se corrompido.

Acabei de corrigir um sistema corrompido aqui.

Se o sistema não estiver montando, fsck nele!

Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline K_SouzA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Estamos bem, obrigado!
    • Ver perfil
Re:Kernel panic
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2020, 06:21 »
Coloca um pendrive bootavel com uma live Ubuntu e vê se carrega.
Se carregar, verifique o acesso ao HD do note.
Seu HD pode ter ido pro espaço ou o Sistema de arquivos dele pode ter se corrompido.

Acabei de corrigir um sistema corrompido aqui.

Se o sistema não estiver montando, fsck nele!




Se forçar o desligamento e ligar novamente aparece a tela do grub, porem sem a opção de escolha do windows, mas sim dá pra escolher opções avançadas e escolher outro kernel e está tudo certo com programas e arquivos nada se perdeu.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Kernel panic
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2020, 22:13 »
Olá,


Se forçar o desligamento e ligar novamente aparece a tela do grub, porem sem a opção de escolha do windows, mas sim dá pra escolher opções avançadas e escolher outro kernel e está tudo certo com programas e arquivos nada se perdeu.

Pode ser que recuperando o grub (booloader) isso se resolva.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Kernel panic
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2020, 06:59 »
Uma vez que consegue arrancar o Ubuntu normalmente - corrija por favor se eu estiver equivocado - a primeira cousa a tentar é
Código: [Selecionar]
sudo update-grubEm condições normais este comando deve detetar o Windows e (re)adicioná-lo ao menu.
Caso isso não aconteça o problema é mais grave e muito provavelmente significa falha na drive.
Antes de outros procedimentos e exclusivamente nos casos em que os SOs estejam ambos corretamente instalados em modo UEFI ou, em modo Legacy/"BIOS", o Windows tenha o seu gestor de arranque (bootloader) intacto na MBR de uma drive diferente daquela onde está instalado o Ubuntu (estas distinções são absolutamente cruciais), deve tentar arrancar o Windows diretamente, isto na esperança que este possa corrigir erros na sua partição que, de momento, impedem que o 'os-prober' (parte da rotina derivada do comando mencionado anteriormente) detete o Windows corretamente. Em suma, clarificando e insistindo, só não é possível arrancar diretamente o Windows se este está instalado em modo Legacy na mesma drive que o Ubuntu. Nesse caso o único gestor de arranque é o Grub e este só arranca Windows que funcione corretamente. A ser este o caso vai ter que arrancar com um qualquer dispositivo de instalação do Windows e proceder a reparações do mesmo se tal for possível.

Note também que mesmo conseguindo arrancar o Windows diretamente, este pode não ser capaz de corrigir o que necessita ser corrigido. Nesse caso talvez seja possível recuperar com a media de instalação. De qualquer modo, tudo isto é tema Windows. Se o Ubuntu agora arranca corretamente, do ponto de visto de um fórum especializado em Ubuntu, não há mais nada que dizer. Se necessita corrigir o Windows deve procurar os recurso relativos a Windows.