Autor Tópico: Devo atualizar agora? ESM?  (Lida 1786 vezes)

Offline Pinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Devo atualizar agora? ESM?
« Online: 31 de Outubro de 2020, 23:04 »
Boa noite!

 Tenho um computador com Ubuntu 16.04 funcionando a pleno vapor. O sistema está perfeito, do meu jeito, com efeitos do Compiz e os aplicativos que uso no dia a dia 100%.
 Mas como tudo tem um fim, ano que vem 2021, estaremos sem suporte, mas por outro lado vi no portal do Ubuntu o ESM que é free para usuários comuns como eu. Estão com esse sistema para o Ubuntu 14.04.
 A dúvida é se eu devo mesmo atualizar agora (lógico começando com uma instalação limpa) ou devo aproveitar os três anos a mais de ESM? Pois no atual estado do meu computador, não sinto a mínima vontade de atualizar para o 20.04.

Obrigado pelas sugestões!
System 76 Lemur 10510u 16GB - Ubuntu Original 22.04 LTS.

Lenovo G460 m380 8GB Ram SSD.- Ubuntu Unity 22.04 LTS.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Devo atualizar agora? ESM?
« Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:33 »
Mantenha o seu sistema entao.... se esta funcionando nao mexa hasdhashdh!!!

Eu estou no 16.04 ainda....tenho um monte de coisas instaladas, programas e estou fazendo alguns trabalhos, tbm nao atualizo, vc pode manter essa maquina pra trabalho.
.

Nada impede porem que vc use um live pendrive da versao mais nova para testar e aproveitar.... da 16 pra 20 mudou bastante coisa.....
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Pinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Devo atualizar agora? ESM?
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2020, 16:26 »
Muito obrigado Platão!!

 Fico feliz que tem mais pessoas como eu por aí pois a impressão que passa é que todo mundo está atualizando e só ficando pra trás rs. Eu só uso essa máquina para trabalho mesmo e mais nada, Jogos prefiro os vídeo games.

E viva o Ubuntu 16.04....pelo menos por mais um tempinho.
System 76 Lemur 10510u 16GB - Ubuntu Original 22.04 LTS.

Lenovo G460 m380 8GB Ram SSD.- Ubuntu Unity 22.04 LTS.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Devo atualizar agora? ESM?
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2020, 19:33 »
A escolha é sua. Com o ESM vc cadastra um e-mail e continua com o seu suporte pra até 3 micros.
Eu optei por continuar com o 14.04.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Pinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Devo atualizar agora? ESM?
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2020, 00:12 »
Obrigado selvaking!

 Eu tenho já um cadastro no ESM e vi lá como fazer para registrar o sistema. Lógico que ainda não tem ESM para o 16.04. Portanto, me sinto convencido a esperar mais um pouco para atualizar.
 O 20.04 na minha máquina parece funcionar muito bem no liveCD. Mas depois que se instala é que vemos como o sistema realmente funciona. Trata-se de uma máquina já considerada legada, um Lenovo G460 com processador m380 e 8GB de RAM que carrega o Ubuntu em 12 segundos com SSD. Trocar o time que está ganhando não é minha praia.
System 76 Lemur 10510u 16GB - Ubuntu Original 22.04 LTS.

Lenovo G460 m380 8GB Ram SSD.- Ubuntu Unity 22.04 LTS.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Devo atualizar agora? ESM?
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2020, 06:49 »
Obrigado selvaking!

 Eu tenho já um cadastro no ESM e vi lá como fazer para registrar o sistema. Lógico que ainda não tem ESM para o 16.04. Portanto, me sinto convencido a esperar mais um pouco para atualizar.
 O 20.04 na minha máquina parece funcionar muito bem no liveCD. Mas depois que se instala é que vemos como o sistema realmente funciona. Trata-se de uma máquina já considerada legada, um Lenovo G460 com processador m380 e 8GB de RAM que carrega o Ubuntu em 12 segundos com SSD. Trocar o time que está ganhando não é minha praia.

Entendo. Se bem que não ligo muito pra tempo de boot pois meu note funciona em tempo integral em regime de 24/7.
Ele nem tem SSD e nem pretendo comprar.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049