Autor Tópico: Como fazer funcionar GTX 1650 no kubuntu 20.04 (Resolvido)  (Lida 8113 vezes)

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Como fazer funcionar GTX 1650 no kubuntu 20.04 (Resolvido)
« Online: 30 de Setembro de 2020, 11:31 »
Olá,

Instalei o Kubuntu 20.04 em meu Acer Nitro 5, adicionei o PPA dos drivers da nvidia, instalei com o gerenciador de drivers o nvidia-driver-450-server, no entanto, não consigo colocar a GTX pra rodar na máquina. Quando abro o Nvidia X server settings, ele fica totalmente em branco, ou seja, não me dá nenhuma opção. Ao rodar o comando nvidia-smi, me é reportado: NVIDIA-SMI has failed because it couldn't communicate with the NVIDIA driver. Make sure that the latest NVIDIA driver is installed and running.

Se alguém tiver mais experiência e obteve sucesso com algo semelhante e, de bom coração, quiser me ajudar, ficarei agradecido.

Um abraço a todos.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 10:01 por Ribeirão »

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Como fazer funcionar GTX 1650 no kubuntu 20.20
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2020, 16:59 »
Não há "Ubuntu 20.20". Há 20.04 LTS, a atual, e 20.10 que vai sair em finais de Outubro.

Quanto ao problema, apenas uma pergunta: Desativou o Secure Boot no UEFI ("BIOS")? Se não melhor desativar mesmo ou vai ter que assinar digitalmente os drivers (não é difícil mas também não é fácil, por isso desativar mesmo é a melhor opção) caso contrário o SB impedirá que se carreguem mesmo quando corretamente instalados.

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re:Como fazer funcionar GTX 1650 no kubuntu 20.04
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2020, 21:56 »
Você tem razão. Foi um descuido e acabei digitando errado. Já consertei.
Quanto ao secure boot, foi uma das possíveis soluções que tentei, mas, o problema continua.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Como fazer funcionar GTX 1650 no kubuntu 20.04
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2020, 13:04 »
Desativar o Secure Boot é para tentar e manter. Se não funciona com o Secure Boot desativado o problema está na instalação dos drivers mas a configuração é para manter.

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re:Como fazer funcionar GTX 1650 no kubuntu 20.04
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2020, 23:32 »
Sim.
Eu mantive  o secure boot desativado e cheguei a reinstalar os drivers, pelo gerenciador de drivers do próprio kubuntu (lembrando que adicionei o ppa), no entanto, continua se comportando da mesma forma.

Meu nitro 5  é o modelo com ryzen 5, sendo que possui video integrado Vega 8.  Já estou pensando em fazer uma instalação limpa, pra ver se funfa... Mas estou receoso, pois estou usando o computador para trabalhar.

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re:Como fazer funcionar GTX 1650 no kubuntu 20.04
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2020, 08:17 »
Consegui resolver o problema...

Tentei inúmeros métodos,  e nada resolvia, no entanto,  ontem reinstalei o nvidia-settings e então me parece que resolveu o problema, já que  agora ao abrir o nvidia-settings, ele me apresenta opções e detalhes da placa de vídeo, portanto, creio que resolveu.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Como fazer funcionar GTX 1650 no kubuntu 20.04 (Resolvido)
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2020, 12:55 »
Em princípio sim, resolveu.

Eu recomendo sempre eliminar todos os drivers antes de testar a mesma ou outra versão. Normalmente correndo
Código: [Selecionar]
sudo apt-get nvidia* (note que é 'apt-get' e não 'apt' porque este último não suporta *)

Mas usando o utilitário "Additional Drivers" (inglês, em português é "Drivers adicionais") deve fazer o mesmo pois a rotina usualmente incluí o comando acima antes de descarregar e instalar outra versão.