Autor Tópico: RESOLVIDO fstab - Montei partição Windows - Chromium é Snap bloqueado por padrao  (Lida 4505 vezes)

Offline zangarothiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
meu fstab:

UUID=657bd37d-a80b-4ecc-a9ea-3900a13843d1        /                                          ext4     defaults   0 1
UUID=c069b55b-0d36-46b4-8a02-1656bc40bf72      /var                                     ext4      defaults   0 2
UUID=62730EB73EAF7B4D                                              /home/tux/zsalvacao     ntfs      defaults   0 0
UUID=7449fa87-937f-4cab-8035-a2a082e1362c      none                                     swap    defaults   0 0

Pelo gerenciado de arquivos "PACManFM-Qt" eu consigo copiar, mover e apagar arquivos tranquilamente da minha partiçao Windows, mas ...

eu queria fazer um upload de uns arquivos .pdf que estão em pastas do windows, mas o chromium não tem permissão, percebi que os aplicativos não tem acesso aos arquivos na partição windows

eu já tentei chmod 777 -R /home/tux/zsalvacao e também:
 
tux é o nome do meu usuário e grupo no linux e, eu li em algum tutorial pela net que precisava mudar o proprietário da pasta para o usuário atual,
ela foi montada em  /home/tux/zsalvacao eu tentei mudar o proprietario com
sudo chown -R tux:tux -R /home/tux/zsalvacao,

, mas percebi que a pasta continua como root:root

pergunta:
- o que devo fazer para que outros aplicativos tenha acesso total aos arquivos que estão nesta partição windows ?????
« Última modificação: 11 de Outubro de 2020, 17:09 por zangarothiago »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2020, 11:44 »
O Ubuntu tem o aplicativo "Discos", use-o pra configurar a montagem automática de partições. Ele vai colocar os parâmetros correto.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zangarothiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2020, 12:22 »
Estou utilizando o com "L"    ---->>>  Lubuntu com LXQt

Distributor ID:  Ubuntu
Description:      Ubuntu 20.04.1 LTS
Release:             20.04
Codename:       focal

-- não localizei opções de montagem de disco automatica, será que tem como instalar???

Offline zangarothiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2020, 00:53 »
Código: [Selecionar]
UUID=657bd37d-a80b-4ecc-a9ea-3900a13843d1       /                                            ext4     defaults   0 1
UUID=c069b55b-0d36-46b4-8a02-1656bc40bf72      /var                                       ext4     defaults   0 2
UUID=62730EB73EAF7B4D                                             /home/tux/zsalvacao      ntfs-3g  defaults   0 0
UUID=7449fa87-937f-4cab-8035-a2a082e1362c     none                                       swap     defaults   0 0

Eu ja fiz esse mesmo procedimento no Slackware e tambem no Manjaro e funciona. O que será que o Lubuntu tem de secreto que não está dando permisão para programas como Chromium de acessar o conteúdo na partiçao ntfs ?????????????????
« Última modificação: 30 de Setembro de 2020, 00:55 por zangarothiago »

Offline zangarothiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2020, 02:09 »
Achei a solução:

Pessoal pra quem precisa montar uma partição Windows no Lubuntu:

01) primeiro instale pelo Discover ou outro gerenciador de pacotes o:   ntfs-3g

os procedimento abaixo necessitam de estar em modo Root, cuidado!

02) depois digite no termina -->> blkid
o comando blkid mostra pra você a UUID de suas partições, logo você verá o UUID da partição windows que deseja montar

03) crie uma pasta onde seus arquivos windows irão aparecer, a pasta vai ser tipo um atalho para montagem
no meu exemplo é:   /home/tux/zsalvacao 
eu criei a pasta zsalvacao neste endereço da minha pasta home

04) edite o arquivo fstab ele fica localizado
/etc/fstab

a minha configuração ficou assim:

UUID=62730EB73EAF7B4D      /home/tux/zsalvacao      ntfs-3g  exec,users,permissions,auto 0 0

*** o pulo do gato é a instruções que estão em negrito acima.

05) reinicie o seu pc;

06) ao reiniciar mude o dono da pasta para o seu usuario local, o meu usuário e grupo é "tux"

chown -R tux:tux zsalvacao/

07) também de permisão de escrita e leitura totais (se for de sua necessidade)

chmod 777 -R zsalvacao/

08) PRONTINHO, sua partição  ntfs do windows está permanentemente montada, e os outros aplicativos como por exemplo Google Chrome, Firefox conseguem agora salvar e fazer upload dos arquivos que estão na partição Windows suavemente.

Espero dar certo para todos que necessitem!

Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





« Última modificação: 30 de Setembro de 2020, 02:21 por zangarothiago »

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2020, 05:50 »
A razão pela qual o Chromium não acede é simplesmente porque é um SNAP*.
Todo o software snap está confinado por defeito.

Por isso a "solução" que apresentou aqui é de rir, honestamente (e o ntfs-3g não é necessário).
Bastaria com ter dado permissões para aceder a "mass storage" ao chromium.


* Note que o pacote (.deb) que instala normalmente, no caso do Chromium e desde há algum tempo, é apenas um pacote transacional que na realidade instala a versão snap do Chromium. E esta é a diferença fundamental com relação às outras distros que testou, nas quais o Chromium não está confinado.

Offline zangarothiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2020, 07:27 »
kkkkk eu sou iniciante, minha solução e de rirrrrrr

É verdade. Mas não estava tendo problemas só com o Google Chrome, e sim com diversos aplicativos aqui. Por exemplo tenho o Emulador Retroarch, ele também não estava visualizando os arquivos ROMs que estam em pastas nesta partição Windows.

De modo padrão, no Lubuntu, ao montar a partição, a pasta para a ser dominada pelo root como dono, e os aplicativos que eu utilizo, nenhum estava tendo acesso a esses.

Existe alguma maneira mais fácil de fazer essa configuração?? Se existir monstre-me mestre, pois por hora a minha gambiarra funcionou muito bem, agora funciona tudo o que eu preciso.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2020, 07:46 »
Para que fique claro e novamente, todo o software snap está confinado por defeito, isto é, apenas tem permissão para aceder a /home/nome_de_usuario. Podem ser-lhe concedidas permissões especiais para aceder TAMBÉM a /media e /mnt mas nada mais. Pontos de montagem fora destas 3 localizações são para esquecer, ponto final. A simples razão pela qual o seu método funcionou é ter montado sob /home/nome_de_usuario. Funciona, claro, mas é como usar um canhão para matar moscas!

Assim, sugiro-lhe que pesquise sobre SNAP, as suas vantagens e também as suas limitações e as opções de configuração. E, de futuro, se não quer ter estas complicações então NÃO instale snaps a não ser que não haja alternativas. O Chromium (via repositório oficial) é um dos exemplos para os quais não há alternativa, apenas usando um PPA para versões de desenvolvimento.

O RetroArch se também tem essa limitação então é um snap: https://snapcraft.io/retroarch
Lembre-se de verificar a ORIGEM do software que instala. O próprio utilitário (loja) de software Ubuntu tem os instaladores tradicionais (.deb) mas também snaps e a tendência é para ter cada vez mais destes, por isso da próxima vez não se esqueça de consultar a origem e se aparecer tal como acima uma referência a "snapcraft.io" então já sabe que esse é um snap.

Offline zangarothiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2020, 10:15 »
ok muito obrigado, mas ...

O motivo que, dentro da pasta home, eu fiz a montagem de partição windows, é a facilidade de acesso... tudo aponta pra home, logo fica super facil direcionar tudo. Acho muito prático o endereçamento.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2020, 10:20 »
Putz, levei uns bons minutos pra entender que "Todo o software snap está confinado por defeito." na verdade quer dizer que "Todo o software snap está confinado por padrão." (default). Coisas das diferenças do português brasileiro para o lusitano...

@zangarothiago, eu não vou dizer que sua solução é de rir, pq afinal, foi uma solução pra você, e você ainda teve a preocupação de trazê-la pra cá e dividir com a comunidade. Isso é sempre legal, parabéns. Mas também não quer dizer que sua solução foi a ideal.

Pra ser sincero, eu estranhei sua dificuldade. Também não uso o Ubuntu, e sim o Kubuntu (outro sabor, baseado no KDE); no entanto, em todas as minhas máquinas, tudo que preciso fazer para montar uma partição Windows é abrir o gerenciador de arquivos (no meu caso, o Dolphin), localizar a partição, e mandar montá-la, sem precisar mexer no /etc/fstab. Imagino que o Lubuntu tenha um aplicativo que te dê a mesma funcionalidade.

Mas, reforçando, eu entendo que toda solução que resolve o problema é uma solução, mesmo que não seja a melhor, a mais eficiente, ou a mais elegante. Só esteja atento pra que sua solução não acabe causando outro problema, que pode ser maior ainda: muita atenção ao mexer no arquivo /etc/fstab, pois se você o "estragar", pode impedir seu Linux de iniciar. E você só vai perceber que fez M quando não tiver mais acesso pra consertá-lo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2020, 16:55 »
"Todo o software snap está confinado por defeito." na verdade quer dizer que "Todo o software snap está confinado por padrão." (default). Coisas das diferenças do português brasileiro para o lusitano...

Indubitavelmente uma solução mais elegante.
O meu português é galego. Suspeito que "por defeito" é um decalque do inglês ou então um decalque do espanhol que por sua vez é um decalque do inglês.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2020, 18:42 »
Entrtando nessa briga.
Montei uma VM com o LUbuntu, ou seja< fiz um pequeno laboratório para responder ao amigo.

O Lubuntu possui no Menu "Sistema - Gerenciador de Partições do KDE", a ferramenta adequada pra adicionar a partição NTFS e monta-la no FSTAB.

Basta selecionar a partição, clicar com o botão direito do mouse e pedir pra "Editar um ponto de montagem". Montar na pasta home do usuário. Criar uma pasta pra essa montagem caso não exista.

Não precisa instalar nada.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zangarothiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2020, 09:35 »
Mestre é mestre! Obrigado pela informação - e o Gpart ! Legal!

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:fstab - Montei partição Windows - mas o Chromium por exemplo não encontra arquiv
« Resposta #13 Online: 10 de Outubro de 2020, 21:37 »
@zangarothiago

Edita o título do tópico e coloca como RESOLVIDO.

Mestre é mestre! Obrigado pela informação - e o Gpart ! Legal!

No meu caso tenho que correr atrás das respostas, pois no trabalho estou substituindo o Ubuntu 14.04 pelo LUbuntu 20.04 quando a máquina não aguenta rodar o GNOME.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline zangarothiago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
RESOLVIDO - fstab - Montei partição Windows - Snaps sao restritos por padrao
« Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2020, 17:06 »
PROBLEMA RESOLVIDO, EQUIPE DO UBUNTU É FUDIDA!