Autor Tópico: /home separado corronpe os inodes toda a hora que eu reinicio  (Lida 6777 vezes)

Offline XubuntuUser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
/home separado corronpe os inodes toda a hora que eu reinicio
« Online: 14 de Setembro de 2020, 12:47 »
Bom dia, boa tarde, boa noite,  fiz meu /home separado,(pois acabei estragando o sistema e não queria perder os dados, então aproveitei e separei),
Tudo Ok, fiz o fstab certinho, e geralmente funciona normal, aí que veio esse dia que simplesmente o sistema não monta, eu tive que dar o meu próprio "mount /dev/sda10 /home" toda a hora que  eu reinico, descobri analisando e vi que dá timeout no /home, e funciona bem, mas eu já tinha dado o fsck antes do acontecido, mas depois que eu finalmente dei o fsck, resolveu todos os inodes corronpidos(tinha varios) e tudo de boa, mas depois que eu reiniciei corretamente, por algum motivo, eu tive que montar manualmente de novo o meu /home, eu não dei nenhum comando especial apenas apertei o botão de sair e o de desligar no xubuntu, Alguma solução?

Na verdade ele tenta analizar o sistema de arquivos, sendo que já está "correto"(pelo menos eu acho), atrasando a inicialização, e ele analisa mesmo, até no plymouth fala que está rodando o fsck, aí dá na mesma tenho que montar o /home manualmente pro sistema terminar de iniciar

obs: lembrando que eu sou um usuario avançado e não precisa ter medo de dar  um terminal  ;)
« Última modificação: 14 de Setembro de 2020, 12:51 por XubuntuUser »

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:/home separado corronpe os inodes toda a hora que eu reinicio
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2020, 13:03 »
A /home está na mesma unidade física?

Se não está então o mais provável é que o disco onde está tenha problemas. Também pode ser a mesma situação se no mesmo disco mas é menos provável.

Antes de outros considerandos eu analisaria os dados SMART.

Offline XubuntuUser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:/home separado corronpe os inodes toda a hora que eu reinicio
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2020, 13:10 »
sim estão na mesma unidade fisica, e não não tem problemas com o SMART, estou até fazendo teste de badblocks mais até agora nada de badblocks
« Última modificação: 14 de Setembro de 2020, 13:14 por XubuntuUser »

Offline XubuntuUser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:/home separado corronpe os inodes toda a hora que eu reinicio
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2020, 15:17 »
A /home está na mesma unidade física?

Se não está então o mais provável é que o disco onde está tenha problemas. Também pode ser a mesma situação se no mesmo disco mas é menos provável.

Antes de outros considerandos eu analisaria os dados SMART.
sim estão na mesma unidade fisica, e não não tem problemas com o SMART, estou até fazendo teste de badblocks mais até agora nada de badblocks

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:/home separado corronpe os inodes toda a hora que eu reinicio
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2020, 20:47 »
Vai no console e digita: sudo systemctl status home.mount e analise as informações. Geralmente, os erros aparecem aqui.

Vc também pode tentar ler os logs: sudo journalctl -xe, vai clicando na seta pra cima, para subir. Os erros costumam ficar em vermelho.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:/home separado corronpe os inodes toda a hora que eu reinicio
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2020, 21:13 »
Olá,

Dando apenas um pitaco e perguntando também, como está seu particionamento?

Clique na imagem para ampliar


Minha /home sempre é separada, e compartilhada com um ou mais sistemas Linux, jamais tive problema, ai peço, abra seu terminal e mostre aqui seu particionamento, no terminal use o comando:

Código: [Selecionar]
lsblk -m
E cole aqui o resultado

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:/home separado corronpe os inodes toda a hora que eu reinicio
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2021, 11:02 »
Olá @XubuntuUser,

Além dos testes sugeridos pelo @FabMak e pelo @Creto, sugiro que verifique duas coisas.

Primeiro, se a partição /home está sendo corretamente desmontada (ou seja, sem erros) no momento do desligamento/reinicialização. Pode ser que algum processo esteja prendendo essa partição montada, o que aumenta a chance de corrupção na remontagem.

Segundo, verifique que modo de verificação está ajustado pra ela no /etc/fstab. Embora definir para não verificar na montagem seja mais rápido, pode fazer com que pequenos erros se acumulem até impedir a montagem. Então é preciso pesar os prós e contras de ativar ou desativar essa opção.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D