Autor Tópico: [Resolvido] Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada  (Lida 9992 vezes)

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
[Resolvido] Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Online: 12 de Setembro de 2020, 18:11 »
Olá,

Sou nova aqui no fórum e apesar de ler todas os outros tópicos já sobre esse assunto e similares, ainda não consegui resolver meu problema.
Eu tenho um Dell Inspiron 5548 com Ubuntu 14.04 LTS instalado. Logo que eu comprei esse notebook lá em 2016, eu usei internet cabeada nele sem problemas, mas desde então não usei mais e não sei se algo mudou porque agora conecto o cabo ethernet e nada de conectar automaticamente, inclusive nas configurações de rede aparece "Cabo desconectado". O cabo é novo (instalaram há dois dias internet de fibra aqui em casa e pedi esse cabo para usar internet cabeada já que estou um pouco longe do roteador e o sinal não fica dos melhores aqui), testei em outro notebook (com windows) e funciona.

Como disse, li alguns outros tópicos mas com nenhum consegui resolver meu problema. Alguém pode me ajudar, por favor? :)
« Última modificação: 23 de Setembro de 2020, 23:06 por van_essa »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2020, 18:30 »
Olá @van_essa, seja bem-vinda ao fórum.

Você disse que não usou esse notebook por muito tempo, então há uma boa possibilidade do conector da placa de rede estar oxidado, impedindo o contato do cabo. A solução mais rápida para isso seria você usar a rede Wi-Fi, que inclusive permitiria que você tirasse o máximo do seu notebook --- afinal, não tem coisa mais chata do que ficar presa no chão por fios.

Procure dar uma olhada dentro do conector, veja se os terminais estão com algum tipo de oxidação (não costuma ser difícil de observar, o terminal limpo normalmente é dourado ou cor de cobre, sempre brilhante; já o terminal oxidado é marrom escuro, preto, ou às vezes cinza/averdeado).

Outra coisa que você deve considerar... o Ubuntu 14.04 já perdeu suporte há mais de um ano. Considere, portanto, instalar uma versão mais nova --- idealmente, a versão corrente, 20.04 LTS.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2020, 18:44 »
Oi @zekkerj, obrigada pela resposta!

O notebook eu tenho usado sim, o que não usei nesse meio tempo foi a internet cabeada. Verifiquei aqui e parece tudo bem, está limpo e os terminais estão dourados e bonitinhos haha
Estou usando a wifi sim, mas como disse, o sinal não chega muito bem no cômodo onde estou e por isso cogitei usar a cabo para não ter problemas de conexão (estou com aulas EAD na faculdade então preciso muito dessa conexão mais estável, entende?!)


Outra coisa que você deve considerar... o Ubuntu 14.04 já perdeu suporte há mais de um ano. Considere, portanto, instalar uma versão mais nova --- idealmente, a versão corrente, 20.04 LTS.
Faz tempo que estou adiando essa atualização porque é algo que preciso aprender como faz (não tenho muito conhecimento nessa área) e sempre tenho medo de fazer algo errado haha Mas assim que entrar de férias é algo que tentarei fazer sim, obrigada pela dica!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2020, 19:02 »
Sugestão... faça um teste de conexão com um LivePendrive.

Separe um pendrive com pelo menos 4GB. Baixe a imagem de instalação do Ubuntu daqui. Depois siga um destes tutoriais para preparar o pendrive para dar boot no Ubuntu 20.04.

Quando estiver pronto, dê boot no pendrive em seu notebook. Use a opção de testar sem instalar nada, e veja se o problema da placa de rede se resolve. Se estiver resolvido, é alguma coisa de configuração; mas se continuar, pode ser algum problema de hardware.

Quanto à atualização, ela é muito simples. Dá pra atualizar a partir do sistema instalado, mas só de uma versão pra seguinte. No seu caso, você teria que primeiro atualizar pra versão 16, depois pra 18, e por fim pra 20. Não vale a pena. Seria melhor, então, simplesmente instalar a versão nova por cima da atual, e nessa hora seu pendrive já estará à mão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2020, 19:55 »
Obrigada, @zekkerj

Uma pergunta de alguém que não manja muito haha  ;D Pra eu fazer esse teste que você disse, eu não preciso me preocupar com os meus arquivos ainda? Atualmente não tenho backup de tudo e também por isso tenho adiado essas atualizações... Tem como eu fazer esse teste e mesmo que resolva meu problema, voltar ao meu sistema atual sem perder nenhum arquivo (e daí futuramente faço os devidos backups e instalo realmente a versão 20.04)?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2020, 18:42 »
Sim, o teste é seguro pra seus arquivos. Em todo caso, se você se sentir mais segura, pode usar um outro pendrive, talvez maior, tipo 32 ou 64GB,  pra copiar seus arquivos mais importantes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2020, 17:22 »
Bom, voltei, porque ainda não tive sucesso!

Atualizei para o Ubuntu 20.04 e não adiantou, continuo com o mesmo problema de o cabo não ser reconhecido e não conseguir essa conexão cabeada.

Alguma outra dica, por favor?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2020, 18:34 »
Testou a conexão antes de instalar? Se tiver testado e ainda assim não estava funcionando, é bem provável que sua placa de rede esteja com defeito. Pra confirmar isso, no entanto, só testando em outro sistema operacional, ou com um kit de testes no BIOS do aparelho.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2020, 18:41 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2020, 19:17 »
Testou a conexão antes de instalar? Se tiver testado e ainda assim não estava funcionando, é bem provável que sua placa de rede esteja com defeito.

Testei sim, não funcionou (resolvi instalar mesmo assim porque achei que seria melhor de qualquer maneira).


Pra confirmar isso, no entanto, só testando em outro sistema operacional, ou com um kit de testes no BIOS do aparelho.
Imagino que essa parte não tenha nada que eu possa fazer eu mesma, é isso?

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2020, 20:26 »
Antes de dar por encerrado esse assunto, posso acrescentar algumas informações?

De outros tópicos que li, vi que sempre pediam o comando ifconfig -a e reparei uma mudança nesses dados ao atualizar para o 20.04. Antes aparecia eth1 nessa primeira linha, agora aparece esse enp2s0.

 
Código: [Selecionar]
enp2s0: flags=4099<UP,BROADCAST,MULTICAST>  mtu 1500
        ether 1c:39:47:56:5f:d6  txqueuelen 1000  (Ethernet)
        RX packets 0  bytes 0 (0.0 B)
        RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
        TX packets 0  bytes 0 (0.0 B)
        TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0

lo: flags=73<UP,LOOPBACK,RUNNING>  mtu 65536
        inet 127.0.0.1  netmask 255.0.0.0
        inet6 ::1  prefixlen 128  scopeid 0x10<host>
        loop  txqueuelen 1000  (Loopback Local)
        RX packets 13684  bytes 1495093 (1.4 MB)
        RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
        TX packets 13684  bytes 1495093 (1.4 MB)
        TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0

wlp3s0: flags=4163<UP,BROADCAST,RUNNING,MULTICAST>  mtu 1500
        inet 10.0.0.105  netmask 255.255.255.0  broadcast 10.0.0.255
        inet6 fe80::35a:e49f:9064:f7df  prefixlen 64  scopeid 0x20<link>
        ether a4:02:b9:03:90:f3  txqueuelen 1000  (Ethernet)
        RX packets 7066349  bytes 10168691082 (10.1 GB)
        RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
        TX packets 2814828  bytes 299038644 (299.0 MB)
        TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0

Não sei se isso faz alguma diferença hehe

Também, ao tentar o comando sudo lshw -C network resulta em
Código: [Selecionar]
  *-network                 
       descrição: Ethernet interface
       produto: RTL810xE PCI Express Fast Ethernet controller
       fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:02:00.0
       nome lógico: enp2s0
       versão: 07
       serial: 1c:39:47:56:5f:d6
       capacidade: 100Mbit/s
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress msix vpd bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuração: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 firmware=rtl8106e-1_0.0.1 06/29/12 latency=0 link=no multicast=yes port=MII
       recursos: irq:18 porta de E/S:4000(tamanho=256) memória:c3200000-c3200fff memória:c3000000-c3003fff
  *-network
       descrição: Interface sem fio
       produto: Wireless 7265
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:03:00.0
       nome lógico: wlp3s0
       versão: 59
       serial: a4:02:b9:03:90:f3
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuração: broadcast=yes driver=iwlwifi driverversion=5.4.0-47-generic firmware=29.1654887522.0 ip=10.0.0.105 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11
       recursos: irq:50 memória:c3100000-c3101fff

Sei que ninguém me pediu esses comandos, mas como vi em alguns outros tópicos, pode ser que tenha alguma informação importante nesses dados que eu não saiba identificar?!

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2020, 09:18 »
Verifica se vc possui o pacote "r8168-dkms" instalado. Se tiver, remova-o.
Código: [Selecionar]
apt search r8168-dkms
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2020, 10:52 »
Verifica se vc possui o pacote "r8168-dkms" instalado. Se tiver, remova-o.
Código: [Selecionar]
apt search r8168-dkms

Tive esse resultado:
Código: [Selecionar]
apt search r8168-dkms
Sorting... Pronto
Full Text Search... Pronto
r8168-dkms/focal,focal 8.048.00-1 all
  dkms source for the r8168 network driver

O que isso significa?


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2020, 10:58 »
Testou a conexão antes de instalar? Se tiver testado e ainda assim não estava funcionando, é bem provável que sua placa de rede esteja com defeito.

Testei sim, não funcionou (resolvi instalar mesmo assim porque achei que seria melhor de qualquer maneira).


Pra confirmar isso, no entanto, só testando em outro sistema operacional, ou com um kit de testes no BIOS do aparelho.
Imagino que essa parte não tenha nada que eu possa fazer eu mesma, é isso?
Isso. Se for defeito de hardware, e sendo um notebook, só levando a uma assistência técnica, pois normalmente a interface cabeada faz parte da placa-mãe. Fosse o Wi-Fi, seria mais simples, é muito comum que a interface Wi-Fi seja uma interface de expansão USB ou PCI.
Antes de dar por encerrado esse assunto, posso acrescentar algumas informações?

De outros tópicos que li, vi que sempre pediam o comando ifconfig -a e reparei uma mudança nesses dados ao atualizar para o 20.04. Antes aparecia eth1 nessa primeira linha, agora aparece esse enp2s0.

(...)
Não sei se isso faz alguma diferença hehe

(...)
Sei que ninguém me pediu esses comandos, mas como vi em alguns outros tópicos, pode ser que tenha alguma informação importante nesses dados que eu não saiba identificar?!
Não, isso não faz diferença. É só uma mudança na nomenclatura das interfaces.
https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=118771.0
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline van_essa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2020, 11:49 »
Uma atualização...
Hoje fiz o teste com o cabo que sai do modem e se conecta ao roteador de Wi-fi, conectei ele direto no meu notebook e ele reconheceu, aparecia como conectado e até dava uma velocidade de (acho) 100mb/s, mas não tinha acesso a internet mesmo, aparecia a mensagem "Falha ao ativar conexão de rede".  Tentei desconectar e conectar novamente o cabo e agora ele não é mais reconhecido. Testei com outros cabos também e nada, novamente.

Tentei abrir o arquivo interfaces no /etc/network e ele estava em branco... Isso aqui significa algo?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 LTS não conecta na internet cabeada
« Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2020, 13:04 »
Isso é um grande progresso, e uma ótima notícia: praticamente está descartada a possibilidade de defeito no hardware.

Você antes estava conectando esse cabo onde? No roteador Wi-Fi?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D