Autor Tópico: Problema na configuração das telas  (Lida 1367 vezes)

Offline rabi_magar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Problema na configuração das telas
« Online: 06 de Setembro de 2020, 09:42 »
Olá,

Coloquei o monitor no notebook, fiquei usando duas telas para trabalhar mas então tive dor no pescoço e resolvi configurar pra ficar só o monitor (sem a tela embutida do note). Acontece que depois que reeiniciei, o monitor fica sem sinal,  o logon aparece na tela embutida do note e depois de logado fica tudo preto (fico sem nenhum video). O único jeito de voltar a usar o note é tirando o cabo HDMI para ele entender que o monitor não está ali.

Onde eu troco essa configuração manualmente? Pela interface gráfica é impossível pois a opção de usar ou não o monitor só aparece quando eu conecto o cabo e aí não vejo mais nada... 

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Problema na configuração das telas
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2020, 10:51 »
Entao, faz dessa forma, vc inicia sem o cabo pra vc poder usar o monitor embutido do note, usando a tela do note no caso.

Va ate a sua pasta pessoal de um control+h pra vc poder ver seus arquivos ocultos, na sua pasta pessoal.

***(((ou entao va ate o nautilus->preferencias de arquivos-> e marque "mostrar arquivos ocultos e de backup"")))

depois vai ate a pasta    .config     e remova o arquivo     monitors.xml

Ali que e onde estao as configurações dos seus monitores...

fique tranquilo que depois de vc reiniciar (sem a tela adicional conectada) e tentar alterar alguma coisa nos monitores o sistema cria novamente esse arquivo, porem e recomendado se vc quiser vc pode fazer um backup desse arquivo por precaução.

Vc tbm pode fazer pelo terminal a "tela preta" dando um control+alt+F1 em qualquer momento, de o comando  sudo locate monitors.xml

e o terminal vai mostrar onde esta o arquivo que vc precisa remover, veja o exemplo do meu;

platao@H97N-Wifi:~$ sudo locate monitors.xml

/home/platao/.config/monitors.xml <----------------

« Última modificação: 06 de Setembro de 2020, 11:05 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997