Autor Tópico: Cryptsetup  (Lida 2337 vezes)

Offline Ana Costa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Cryptsetup
« Online: 10 de Dezembro de 2020, 11:30 »
Boa tarde,

não sei se estou a colocar esta questão no local certo, mas acidentalmente (utilizadora muito inexperiente) e na tentativa de alterar a password, antes de criar uma nova password com o cryptsetup, removi com o comando cryptsetup luksRemoveKey /dev/sda5 a password antiga.

agora não consigo aceder ao disco e a minha distribuição não arranca. Existe alguma forma de reverter esta situação? Ou de pelo menos aceder aos dados que lá estão, para poder retirar e fazer uma instalação limpa?

Obrigado,

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Cryptsetup
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2020, 20:29 »
Olá Ana Costa!

Boa tarde,

não sei se estou a colocar esta questão no local certo, mas acidentalmente (utilizadora muito inexperiente) e na tentativa de alterar a password, antes de criar uma nova password com o cryptsetup, removi com o comando cryptsetup luksRemoveKey /dev/sda5 a password antiga.

agora não consigo aceder ao disco e a minha distribuição não arranca. Existe alguma forma de reverter esta situação? Ou de pelo menos aceder aos dados que lá estão, para poder retirar e fazer uma instalação limpa?

Obrigado,
Primeiramente seja muito bem vinda ao fórum ubuntu - PT!

Como não quero rescrever a roda peço que olhe nesse link aqui, mas antes digo sim, é possível recuperar seus arquivos, se caso não consiga recuperar a senha, leia o link abaixo:

Live-CD do ubuntu como sistema de recuperação

Mais ou menos isso, em um live cd ou livependrive você abre o terminal e segue os passos descrito nesse artigo do link.

Boa sorte!

Mas qualquer duvida sobre os comandos volte a postar aqui
;)

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Cryptsetup
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2020, 09:29 »
Olá Ana Costa!

Boa tarde,

não sei se estou a colocar esta questão no local certo, mas acidentalmente (utilizadora muito inexperiente) e na tentativa de alterar a password, antes de criar uma nova password com o cryptsetup, removi com o comando cryptsetup luksRemoveKey /dev/sda5 a password antiga.

agora não consigo aceder ao disco e a minha distribuição não arranca. Existe alguma forma de reverter esta situação? Ou de pelo menos aceder aos dados que lá estão, para poder retirar e fazer uma instalação limpa?

Obrigado,
Primeiramente seja muito bem vinda ao fórum ubuntu - PT!

Como não quero rescrever a roda peço que olhe nesse link aqui, mas antes digo sim, é possível recuperar seus arquivos, se caso não consiga recuperar a senha, leia o link abaixo:

Live-CD do ubuntu como sistema de recuperação

Mais ou menos isso, em um live cd ou livependrive você abre o terminal e segue os passos descrito nesse artigo do link.

Boa sorte!

Mas qualquer duvida sobre os comandos volte a postar aqui
;)

T+

Infelizmente não é aplicável. O guia é para partições não encriptadas.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Cryptsetup
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2020, 10:52 »
Ih, foi mal mesmo!!

Mas encontrei esse outro artigo no Sempre Update veja se dá certo:

https://sempreupdate.com.br/como-acessar-particao-criptografada-recuperar-arquivos/

Boa sorte!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Cryptsetup
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2020, 13:14 »
Ih, foi mal mesmo!!

Mas encontrei esse outro artigo no Sempre Update veja se dá certo:

https://sempreupdate.com.br/como-acessar-particao-criptografada-recuperar-arquivos/

Boa sorte!

T+

Este é aplicável para /home encriptada e à maneira antiga com encrypfs. Válido na época em que foi escrito pois esta opção estava disponível pelo menos no 16.04. Devido a problemas de segurança esta opção foi eliminada. A partir daí o instalador só ofereceu e oferece a possibilidade de encriptar uma drive inteira, com LUKS (+LVM) e este é o caso da utilizadora.

Infelizmente não faço ideia se é possível neste caso, suspeito que não tem mesmo solução.