Depois de atualização, teclado e touchpad deixaram de funcionar

Iniciado por RamonB, 02 de Setembro de 2020, 23:57

tópico anterior - próximo tópico

RamonB

Fiz uma instalação limpa do Kubuntu 20.04 no meu notebook HP Pavilion x360. A instalação correu OK. Entrei, tudo funcionou normalmente, atualizei idiomas e fiz a atualização. Quando reiniciei após atualização, não reconhecia mais o teclado e o touchpad do note. Só consegui com teclado e mouse via USB.
Resolvi, então, instalar o KDE Neon 5.19.4 e, depois da atualização, deu a mesma coisa.
Achei que o problema poderia ser o KDE e instalei o Mint Mate 20. Instalou OK, iniciei normal e, quando foi feita a atualização, deu o mesmo problema.
Aí, pensei que o problema poderia ser com os derivados do Ubuntu e instalei o Manjaro KDE. Aconteceu a mesma coisa após a atualização.
Em tempo: nos outros 2 notes que tem aqui em casa, ambos da Dell (um com Ubuntu Gnome e outro com KDE Neon), correu a atualização e reiniciei sem problemas.
Como informação, na BIOS e no Grub o teclado é reconhecido e, no Windows (dual-boot), o teclado e touchpad funcionam normalmente.
Alguém tem alguma sugestão do que posso fazer?
Antecipadamente, agradeço.

Atualização: Tentei também com o Zorin OS Core 15.2 pois achei que, por ser baseado no Ubuntu 18.04 e não no 20.04, não faria uma atualização de kernel e drivers mais recentes. Mas deu o mesmo problema depois da atualização.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

RamonB

Como deu problema também no Zorin, voltei ao Kubuntu. E notei que, se entro através do Linux 5.4.0-45, o problema acontece mas se, no Grub, escolho o 5.4.0-42, roda tranquilo e reconhece tanto o teclado quanto o touchpad. Então, como este notebook é usado principalmente por minha esposa, que só usa Windows, devido a outras tarefas em que estou envolvido vou aguardar e torcer para que o problema tenha sido identificado e, numa futura atualização, seja resolvido.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Mubuntu

Isso aconteceu comigo também...
No meu caso foi um modulo de kernel, que faz meu notebook "pensar" que está no modo tablet...
Você pode encontrar a solução aqui:

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=258857