Autor Tópico: Ideapad s145 - Botões de brilho só funcionam depois de suspender.  (Lida 2272 vezes)

Offline tbretzc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Prezados,
Bom dia!

Sou usuário linux ha 20 anos, do Ubuntu ha uns 15 anos.
Esse mês comprei um novo notebook um Lenovo Ideapad S145, e alguns botões de atalho não funcionam (aqueles botões que ocupam o mesmo local das teclas F1, F2 ... F12), o botão para desligar a câmera não funciona, o botão para desligar o trackpad também não funciona. O botão que mexe no brilho (diminui e aumenta) ao ligar o note tambbém não funciona, mas, curiosamente, depois de eu suspender o note e retornar e passa a funcionar.
Alguém sabe como fazer esse botões definitivamente funcionarem o tempo todo?

Uma coisa que talvez ajude, esse note veio com linux (Slax) e nesse ambiente de fábrica todos os botões funcionam (é óbvio).

Muito obrigado!

Offline aureliodde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • Morango do Nordeste
    • Ver perfil
Re:Ideapad s145 - Botões de brilho só funcionam depois de suspender.
« Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2021, 03:14 »
Cara, eu tava procurando uma solução pra o danado desses botões de brilho funcionarem e tu encontrou uma maneira estranha de fazer isso hauhauhauh.
Pelo que eu vi tem que colocar um monte de script que eu não sei utilizar e nem o que eu tentei funcionou. Tentei buscar no site da lenovo por algum drive e lá só tem para Windows,  por enquanto eu ficar usando essa tua solução, que é a única que funcionou até agora.

Muito Obrigado!

Marco.