Autor Tópico: DVD drive impede inicialização  (Lida 1947 vezes)

Offline arnaldoccn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
DVD drive impede inicialização
« Online: 20 de Agosto de 2020, 00:34 »
Boa noite, galera, tudo bem?
Eu estou com um problema referente ao meu drive de DVD, ele é um DVD Multi Recorder (bem genérico nada de especial), e o Ubuntu.  Meu Ubuntu é o 20.04.1 LTS, estou usando o GNOME 3.36.3 e o kernel 5.4.0-42-generic. A questão é: se eu tento dar boot no sistema com o drive conectado a ele, o sistema simplesmente não inicia,  fica com uma tela completamente preta, antes de mostrar a tela de login. Se eu tento pluga-lo com o sistema ligado, o sistema trava por completo. Procurei a respeito e não encontrei nada, já tentei conectar o drive de DVD em outra entrada SATA mas nada mudou. Essa é a configuração do computador:
Placa-mãe: Asus Maximus VI EXTREME
Processador: Intel Core i7 4790K
Memória: 32 GB Corsair Vengeance Pro DDR3 1333 MHz
Placa de vídeo: Asus ROG Geforce GTX 1080 TI
Fonte: Corsair HX750i
Armazenamento Interno: 897 GB RAID-0 (2xSHSS37A480G), 1,0 também ST1000DM003-1ER162 e 1,0 também SAMSUNG HD103SI.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:DVD drive impede inicialização
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2020, 19:08 »
Bem, pelo que entendi se o drive estiver desconectado o sistema sobe! É isso? Se sim, já pensou em testar um outro drive ou se não tiver necessidade do mesmo deixá-lo desabilitado?

Suponho que deva ser problema físico, ou seja, do seu drive com problema.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline arnaldoccn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:DVD drive impede inicialização
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2020, 04:48 »
Sim, com ele desconectado sobe. Tenho usado a máquina com o drive desconectado, porém gostaria de utilizá-lo. Não tenho acesso a outro drive no momento, providenciarei.

Eu não acredito que o drive esteja com problema pois antes utilizava Windows 10 nessa mesma máquina e ele funcionava.

Muito obrigado!

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:DVD drive impede inicialização
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2020, 10:59 »
O sintoma tal como descreve sugere mesmo problema de hardware, a própria drive, o cabo ou mesmo a porta SATA mas uma vez que já testou em outra então as duas primeiras possibilidades é o que resta.

Que antes - há quanto tempo? - funcionava com Windows 10 não significa nada, que já tenha funcionado depois disso com Ubuntu tampouco. Qualquer componente pode avariar a qualquer momento.

No seu caso eu ainda testaria duas cousas:

1. Tentar arrancar uma sessão live com USB para descartar problemas do SO/software. Note que se não chegar sequer ao ponto onde pode escolher o arranque a partir de drive externa (ou bem aceder a BIOS/UEFI para esse fim) então está confirmado o problema de hardware.

2. Testar outro cabo se #1 é conclusivo. Se o cabo tem defeito não importa a qual porta conecte, o problema manter-se-á.