Autor Tópico: Restringir atualizações de pacotes de um PPA específico  (Lida 2610 vezes)

Offline rlopess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Restringir atualizações de pacotes de um PPA específico
« Online: 16 de Agosto de 2020, 15:42 »
Olá, boa tarde! Já fui muito ajudado por este fórum, mas pela primeira vez não consegui encontrar a resposta para minha dúvida sem ter que criar um tópico, então se for algo duplicado, me perdoem. Gostaria de instalar o kernel Xanmod: https://xanmod.org/ Porém, gostaria de utilizar do PPA deles somente o kernel, não desejo mais nenhum outro pacote, pois alguns pacotes que ele disponibiliza causam conflito com pacotes do kisak, que eu utilizo para manter o Mesa atualizado, que ajuda bastante nos jogos. Como isso poderia ser feito? Imagino que uma restrição geral não exista, então creio que a forma correta seria sinalizar que eu só desejo atualizar o pacote X através do repositório Y, ignorando qualquer outro, mas como faria isso. Agradeço desde já!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Restringir atualizações de pacotes de um PPA específico
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2020, 16:39 »
Instale o synaptic, que e um gerenciador de pacotes, depois localize o pacote que esta instalado, selecione o pacote que vc quer, depois clique no menu superior em pacote->bloquear versao, e esse pacote nao sera mais atualizado...ficara com um ""cadeado"", se um dia vc quiser desfazer e so desbloquear, depois e so dar um update que o pacote sera atualizado novamente para a ultima versao do repositorio....

Lembrando que o kernel sempre tem mais de 1 pacote a ser instalado, tem os headers, image, etc... entao pode ser que vc bloqueia somente 1 e nao bloqueia os outros pode dar problema....entao seria bom vc utilizar no menu do sypantic no menu inferior esquerdo, em ""origem"" vai aparecer o PPA ali, selecione o PPA Xanmod, e ali vai estar listado todos os pacotes desse PPA e vc vai poder trancar tudo certinho o que vc quer corretamente!!!


« Última modificação: 16 de Agosto de 2020, 17:05 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 811
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Restringir atualizações de pacotes de um PPA específico
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2020, 10:28 »
É como digo e isso já desde o Lucid, entra gerenciadores e gerenciadores mas nenhum chega aos pés:

Instale o synaptic, que e um gerenciador de pacotes,
...

No BigLinux ele (Synaptic) vem como padrão para tudo, no caso em uso do KDE o Discover acho que só vem mesmo para notificação de atualizações.

Eu mesmo, até o grande synaptic quase não uso, porque por incrível que possa parecer o terminal para mim ainda é o mais fácil para o uso diário, mas como estamos aqui para seguir e também não tentar re-escrever a roda mais um adendo sobre o caso:

>>> Diolinux Plus | grep "Conheça 3 maneiras de impedir um software de ser atualizado no Ubuntu"

Espero ser útil de alguma forma.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto