Autor Tópico: ubuntu Lento  (Lida 4528 vezes)

Offline HugoCOF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
ubuntu Lento
« Online: 14 de Agosto de 2020, 10:37 »
Olá,
 Comecei a pouco tempo aprender python e por isso resolvi instalar o Ubuntu.
Mas ele ficou bem lento e com muitos travamentos e por isso instalei interface Xfce pois tinha ouvido falar que é mais leve, e realmente, diminuiram os travamentos mas não acabaram e ainda da umas dor de cabeça de vez em quando.
Meu pc tem 4 gb ram DDR3, só o sistema ta consumindo em media 1gb isso é normal ? E quais dicas podem me dar para deixar o Xfce ainda mais enxuto?

Edit--

Percebi agora que fiz algo errado na instalação do ubuntu, pois retirei o pendrive que tinha usado para instalação e todas ferramentas do SO pararam de funcionar e percebi tbm que o ubuntu não inicia sem o pen drive. No momento da instalação escolhi que o ubuntu fosse instalado por cima do windows 7, e dediquei todo HD (500gb) para o SO, mas entrando no disco aparece que os 500gb estão ocupado com 1,1 mb livres só.  Quero coloca-lo no hd como fazer? Essa pode ser a causa dos travamentos?
« Última modificação: 15 de Agosto de 2020, 11:14 por HugoCOF »

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:ubuntu Lento
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2020, 12:32 »
Bem-vindo.

Necessitamos informação mais completa sobre o hardware. CPU, gráfica, tipo de armazenamento de dados - HDD ou SSD -, etc. para poder começar a ter uma ideia do que pode estar acontecendo.

RAM tipo DDR3 desde já sugere um computador mais antigo - não necessariamente um problema - que se incluí uma gráfica Nvidia sem os controladores (drivers) recomendados instalados poderá ser uma problema. Travamentos, muito mais que "lentidão" sugere ser esse o caso. Mas poderá haver outros fatores e para isso a completa informação do hardware é necessária.

Offline HugoCOF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:lei ubuntu Lento
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2020, 13:06 »
Meu pc é bem fraco, não lembro de cabeça as configurações e ainda não sei olhar as config pelo ubuntu mas é mais o menos
Intel celeron quad core (acho que 2.4 ghz)
intel hd graphics (placa onboard, não lembro a versão)
4 gb ram ddr3
500gb hdd
placa mãe: asus z550ma

fiz um edit no primeiro post
« Última modificação: 15 de Agosto de 2020, 11:15 por HugoCOF »

Offline HugoCOF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:ubuntu Lento
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2020, 13:13 »
Um print do uso do meu disco
https://imgur.com/34zN48S.png

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:ubuntu Lento
« Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2020, 14:27 »
Graças pela informação adicional.

Vamos por partes:

- Não é um problema de suporte à gráfica. Gráficas integradas Intel têm drivers de código aberto (open-source) e por isso são instalados e usados automaticamente. Não é necessária qualquer ação adicional por parte do usuário.

- Quanto à placa-base "ASUS Z500MA" Google informa que é um portátil? Para o caso não é muito relevante, apenas pode ser relevante para as opções de "upgrade" que são sempre muito mais limitadas em portáteis. Nomeadamente um "upgrade" de RAM, se possível, para pelo menos 8GB é algo para pensar. 4GB hoje em dia é o mínimo dos mínimos para uma utilização "LEVE"! A sua questão sugere que o uso que lhe está dando ou dará NÃO pode ser considerado leve.

- O problema maior é, obviamente, o HDD. Primeiro por ser notoriamente muito mais lento que um SSD, independentemente de outras caraterísticas mas principalmente porque está CHEIO!!! É surpreendente como ainda consegue abrir uma sessão! Nunca deve deixar que chegue a este ponto, a partição precisa SEMPRE de espaço livre para que o sistema possa operar (e atualizar) normalmente. 30% livre é considerado suficiente.

- Finalmente, o portátil em questão tem UEFI, o firmware moderno que substituiu o velho BIOS há cerca de uma década. Qualquer computador UEFI deve ser instalado em modo UEFI (e com particionamento GPT). O seu indica modo "Legacy/CSM/"BIOS" e MBR. Pergunto-me porquê? Honestamente é uma das cousas mais idiotas que se pode fazer pois não há qualquer justificação ou vantagem no modo obsoleto, todo o contrário, e em algum hardware pode mesmo ser problemático. Note que não é necessariamente o seu caso - o problema principal está indicado acima, em negrito - mas em qualquer caso NÃO deve ser usado em nenhum computador com menos de 10 anos.

Offline HugoCOF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:ubuntu Lento
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2020, 15:28 »
"Percebi agora que fiz algo errado na instalação do ubuntu, pois retirei o pendrive que tinha usado para instalação e todas ferramentas do SO pararam de funcionar e percebi tbm que o ubuntu não inicia sem o pen drive. No momento da instalação escolhi que o ubuntu fosse instalado por cima do windows 7, e dediquei todo HD (500gb) para o SO, mas entrando no disco aparece que os 500gb estão ocupado com 1,1 mb livres só.  Quero coloca-lo no hd como fazer? Essa pode ser a causa dos travamentos?"

Então, ainda estou aprendendo então com certeza instalei errado, como eu consigo reverter para UEFI? teria que reinstalar? O hdd ta cheio mas não entendo o pq, pois só tem o So instalado nele.

Offline HugoCOF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:ubuntu Lento
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2020, 16:30 »
mais um print que pode ajudar: https://imgur.com/6788BaNl.png
ta falando que meu hdd que é no total 500gb, tem um total de 97,4 mb e 0 byte disponivel, o que ta acontecendo?

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:ubuntu Lento
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2020, 18:19 »
Alguns detalhes mais depois de uma observação mais atenta da sua captura de pantalha com o disco:

Há algo de muito estranho em que não me fixei na primeira vez que é o ponto de montagem. O disco de 500GB aparece em "/media/...". Pergunto, será que você obteve esta captura numa sessão "live" correndo a partir de um USB? É que se estivesse correndo o sistema instalado nesse mesmo disco deveria aparecer como "Montado em Raíz do sistema de ficheiros" (a versão pt_BR pode ser ligeiramente diferente). Ou na verdade o sistema NÃO está instalado nessa drive mas sim na USB? Ou sim, instalado nessa drive mas com encriptação? Nesse caso a leitura correta dos parâmetros é muito mais complicada e o Discos (Disks) não é a ferramenta apropriada para analisar o espaço em disco encriptado com LUKS+LVM, o padrão de Ubuntu e derivados.

NOTA: Eu estava escrevendo isto antes do seu último post e essa captura confirma a cagada: O sistema está instalado na USB. Assim. obviamente, será lento e pode travar.

Sim, independentemente dos considerandos anteriores, a minha sugestão é reinstalar como deve ser.

A saber antes de avançar:
Quase todos os sistemas UEFI com Windows 7 pré-instalado usam o modo Legacy/CSM/"BIOS". Windows 7 desde que instalado a partir de USB suporta UEFI mas enfim, essa foi a realidade da indústria nos derradeiros anos do Windows 7, poderiam ter sacado partido das caraterísticas novas do UEFI mas não, "melhor um mal conhecido que um bem por conhecer" foi a filosofia de quase todas as marcas nessa época. É só desde 2012, com o Windows 8, que Microsoft "obrigou" os fabricantes a instalar o SO em modo UEFI e, necessariamente, GPT que também tem muitas vantagens comparando com o arcaico MBR ("msdos"). Mas então, porque vinha com o Windows 7 pré-instalado, MBR é também mandatória.

Dito isto passo à "receita" de instalação:

1. Atualizar o firmware UEFI (erradamente chamado ainda de "BIOS" pelo fabricante). Este passo pode ser opcional e pode não ser. Note que se o fabricante publica uma atualização há sempre uma razão para isso. E a atualização creio que é esta: https://www.asus.com/supportonly/Z550MA/HelpDesk_BIOS/ . Repare na nota "Update secure mode variable “dbx” for win10". Isto é algo que muito provavelmente também é importante para um Linux moderno.

2. De seguida entre na configuração de UEFI ("BIOS") e procure as diversas opções de arranque:

- Desabilite opções "Legacy" ou "CSM"; de preferência configure se aplicável "UEFI only" em vez de "UEFI + Legacy"  ou algo similar, essa é a ideia, adapte para os particulares do seu firmware
- Desabilite "Fast Boot" se aplicável
- Desabilite "Secure Boot" - Note que nem sempre esta funcionalidade aparece de forma explicita, muitos firmwares usam algo como "OS Selection" onde Windows 8 (ou 10) = Secure Boot ON e Windows 7/Other = Secure Boot OFF. Mais raro mas também já vi aparecer "Android", este serve perfeitamente porque é também Secure Boot OFF, que é o que queremos.
- No menu Boot ou equivalente coloque a a drive interna - o disco de 500GB - como a primeira unidade de arranque.

Neste momento todas as configurações iniciais (e definitivas) estão concluídas. O passo seguinte e fazer um instalador apropriado...

3. De preferência noutro computador, com Windows, Ubuntu ou outro Linux, instale/corra o Balena Etcher - https://www.balena.io/etcher/ - (há muitas outras ferramentas mas esta garante a cópia correta "byte-by-byte" do ISO e isso resulta num instalador que arranca corretamente tanto em "UEFI como em "BIOS") e use o Etcher para criar a pen de instalação.

4. Arranque a sessão "live" com o pen conectado e selecionando-o com o menu "one-time boot" ou equivalente ou, na falta deste, entre novamente nas configurações UEFI ("BIOS") e use a opção "Boot Override" ou equivalente, evitando deste modo alterar a ordem de arranque na qual o disco interno deve estar em primeiro.

5. *Muito importante* Antes de iniciar a instalação abra o GParted, assegure-se de ter o disco de 500GB selecionado no menu despregável do canto superior direito e depois vá ao Menu Device > New partition table e selecione "GPT". Isto apagará TUDO!! Assim, se tiver algo aí - não creio, porque o sistema está instalado noutra drive (USB) - faça a cópia ANTES de criar a nova tablea de partições. Neste momento pode fechar o Gparted que não será mais necessário.

6. Finalmente proceda à instalação. Pode selecionar a opção "apagar e instalar..." para que o instalador faça o particionamento automático, sem complicações, e sempre assegurando-se que a unidade de destino é efetivamente o tal disco de 500GB.


Por fim, eu sei que talvez isto seja muito para digerir mas são tudo cousas a saber para poder desfrutar desse computador com o Ubuntu instalado nas melhores condições. Não hesite em pedir esclarecimentos adicionais se não entender algo e, também se necessário comente se as opções do firmware forem diferentes das que indiquei acima. BIOS ou UEFI, todos os firmwares são diferentes, entre marcas e mesmo entre modelos da mesma marca, mas os conceitos fundamentais são sempre os mesmos salvo raras exceções.

Também aproveito para reiterar que mesmo instalado nas melhores condições, Ubuntu ou Windows, o HDD vai sempre limitar severamente o desempenho. Se trocar por um SSD e aumentar a RAM  o computador vai literalmente parecer outro.
 

Offline HugoCOF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:ubuntu Lento
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2020, 20:17 »
Vou seguir os passos e posto o resultado aqui. Mas no caso, agr só e possivel eu reinstalar o ubuntu corretamente no pc usando outro pc né?

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:ubuntu Lento
« Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2020, 08:30 »
Não necessariamente.

O problema é que os eu tal como está agora dá problemas de lentidão e travamento (suas palavras). E há que garantir que a USB de instalação é correta. Para isso o melhor é fazer de novo. Então, usar outro PC para este fim é recomendável.