Autor Tópico: Ubuntu 20.04 não reinicia após atualização do 18.04 - problemas com o grub  (Lida 1813 vezes)

Offline niltonrbt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Após atualizar o Ubuntu 18.04 LTS para 20.04 LTS houve problema na reinicialização. Acompanhei o download dos pacotes e instalação, confirmei algumas solicitações durante o processo e só tive problemas por ocasião da reinicialização. Tela preta com o grub rescue. Tentei a solução de praxe, como set root, set prefix, etc., mas não deu certo. Tentei então um CD com o Boot-Repair, foram realizadas algumas mudanças/instalações, mas o boot continuou em uma partição Windows. Pelo menos consegui o sistema gráfico do Ubuntu 20.04 LTS. Tentei também o procedimento de recuperar o grub com fdisk -l, root directory, etc., mas aparecia mensagem de erro informando "grub-install (?) not found". Com sudo apt update/upgrade verifiquei que há problemas com os pacotes grub-pc e gruf-gfxpayload-lists: "dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de grub-gfxpayload-lists:  grub-gfxpayload-lists depende de grub-pc (>= 1.99~20101210-1ubuntu2); porém pacote grub-pc não está configurado ainda". Esses dois pacotes estão instalados. Pesquisei muito mas não encontrei solução. Verifiquei também no gparted que a minha partição /dev/sda4 onde está o Linux tem dois pontos de montagem: / e /mnt. Meu notebook é um Dell E5400 antigo, não tem EFI/UEFI.
OBS.: Instalei o Boot-Repair no Ubuntu e o utilizei. Retornou informando sucesso na restauração, mas o asterisco de boot não está no Linux.

OBS. (04AGO2020): Meu notebook desligou e ao ligá-lo novamente, mesmo tendo reparado anteriormente o grub com o Boot-Repair, voltou no "grub rescue". Tentei novamente set root, set prefix e no insmod normal deu erro: symbol "grub_galloc" unknown". Pesquisei mais em inglês e descobri que se trata de um bug, pois em fóruns em inglês vários usuários relatavam problemas com o grub na reinicialização do Ubuntu Mate 20.04 atualizado a partir do 18.04. Então, fiz backup dos meus arquivos, baixei a iso e fiz  reinstalação limpa do Ubuntu Mate 20.04 LTS. E não é que deu o mesmo problema! Decidi então instalar o Debian Buster Xfce e deu (quase) tudo certo. Quase porque ao tentar criar uma partição swap errei (não sou experiente nisso) e deixei uma partição de 4GB rotulada como "inútil". E agora não sei como excluí-la para redimensionar a partição Linux. Mas o Debian Buster está funcionando direitinho com swapfile.

OBS. (05ago2020): Estava com bug mesmo: https://www.edivaldobrito.com.br/lancadas-as-correcoes-para-os-problemas-de-falha-de-inicializacao-do-grub2-no-debian-e-ubuntu/  (era isso que eu estava aguardando, mas o notebook resolveu desligar)
>>não sei como alterar status para solucionado<<
« Última modificação: 05 de Agosto de 2020, 15:03 por niltonrbt »