Autor Tópico: Dual boot windows: linux ubuntu não inicia  (Lida 1882 vezes)

Offline alguemqnaogostadelinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Dual boot windows: linux ubuntu não inicia
« Online: 06 de Julho de 2020, 10:29 »
Eu vou tentar a última vez, pq preciso pra trabalho, vou digitar sobre esse sistema operacional que dizem ser melhor que o windows mas nem sequer funciona uma última vez, e sim, como podem ver, tomei ódio do linux.

Pra quem quiser um resumo do meu problema, aqui vai:
[RESUMO]
Ryzen 3 2200g
RX 560
16GB 2400Mhz RAM
1TB HDD
240 SSD com Windows e Linux Mint
240 SSD com Ubuntu

Problema: alguns meses atrás foi uma dor de cabeça, VIREI UM DIA E UMA NOITE pra instalar um SO, tentei Zorin e não deu, depois de infinitas tentativas instalei o Mint, eu sou uma pessoa bem persistente, sabe? Certo. Mas eu tinha instalado pra ver como é e só tinha 16gb na partição, depois precisei usar essa porc**** pra trabalho e como tinha pouca memória, pensei: vou comprar um SSD em plena pandemia valendo o dobro do valor só pro lindão do Ubuntu/Mint e vou deixar lá pra evitar problema.

Instalei Ubuntu, queria ele e não mint, depois de mais uma noite virada, adivinha? Funcionou, perfeitamente, haha!!! Reiniciei varias vezes e atualizei, reiniciei, tudo ok. Mas o linux é traiçoeiro né? Dia seguinte: tela preta. Iniciei em modo de recuperação, fiz aquela merd* toda e ele ligou depois de muito tempo na tela preta. Isso foi sexta. Hoje, segunda, vim ligar isso aqui e adivinha? Tela preta. Nada do que fiz adiantou.

Pergunta: alguém sabe que tipo de MERD* é essa? Porque apesar de eu ser a pessoa mais persistente que conheço, do tipo que não descansa enquanto não consigo, eis minha conclusão: EU DESISTO, LINUX VENCEU.

Por que to com tanta raiva: pq sempre ouvi falar desse SO como se fosse o deus dos SOs, o tal, mas quer saber? O windows tem tela azul, tem att que não muda nada, MAS ELE LIGA RSRSRS, um pc do nível do meu não é qualquer porcaria, o Linux devia ligar, mas não.

Eu só to aqui, porque preciso, nunca mais vou pensar em linux, se não precisasse pra trabalho,... passava LONGE.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Dual boot windows: linux ubuntu não inicia
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2020, 11:01 »
Bicho, pra quê matar a cabeça com dual boot? Instala uma máquina virtual. Menos de uma hora, e vc vai estar com um Linux funcionando tão bem quanto qualquer outro.

Outra coisa: má vontade também é pecado, e pecado, mais cedo ou mais tarde, Deus castiga, sabe?  :P ::)
A sério agora: tem várias coisas que podem atrapalhar uma instalação, e a mais comum delas é não partir de uma mídia confiável.

Então, se você quiser mesmo insistir no dual boot (sei que muitos discordarão aqui, mas eu acho uma péssima ideia), a primeira coisa que vc tem que fazer é garantir que está com uma mídia de instalação confiável, íntegra e disponível. Como você não disse como está fazendo suas tentativas, pode prosseguir dizendo isso:
  • se está dando boot a partir de CD/DVD ou pendrive;
  • qual versão do Ubuntu está tentando instalar;
  • de onde baixou a imagem de instalação;
  • se verificou a integridade da mídia baixada, por checksum MD5 ou SHA;
  • como fez pra gravar a imagem baixada na mídia escolhida.

Aguardamos sua resposta.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alguemqnaogostadelinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Dual boot windows: linux ubuntu não inicia
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2020, 11:27 »
Eu sei que parece má vontade, mas não é. Eu estava tao empolgado com o SO, mas ele conseguiu tirar isso de mim.

Respondendo suas perguntas, eu preciso do Windows também, trabalho em 2 empregos e um o pessoal usa linux por x motivos, o outro windows por n motivos. Preciso dos dois.

1. Estou dando boot a partir do Ubuntu mesmo, mas em modo de recuperação e por mim ficaria assim, mas adivinha? Ele colocou uma resolução aqui que não tá muito legal e não me deixa mudar, já vi vídeos e ele não me deixa mudar de jeito nenhum.

2. 20.04 LTS

3. Nas primeiras formatações (já foram umas 8, rs): Site oficial, via torrent. Mais de uma vez baixei. Depois de ver que não dava certo, baixei do site oficial pelo navegador mesmo.

4. Não, não verifiquei. Por ser do site oficial eu esperava que fosse confiável.

5. Essa são várias respostas, Rufus, Etcher, Gravador de ISO padrão do Mint. Dentre estes, já instalei com os 3, e o mesmo problema, ou problemas diferentes, teve vezes que nem reconhecia o pen drive, rs. O Zorin nem reconhece o pen drive, o Ubuntu as ISOs davam falha, fiz um clean total no pendrive e gravei normal. O mint gravei normal desde a primeira tentativa. Detalhe: os arquivos do linux corromperam o pendrive 3x, hehe.

Bom, se eu tivesse a certeza que o Linux funcionaria, eu formataria o Windows. Mas como vou formatar algo que funciona e por algo que funciona num dia e no outro não? Não quero ter uma tela preta e não ter como pegar nem os arquivos por isso.

Offline lseguessi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Dual boot windows: linux ubuntu não inicia
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2020, 11:40 »
Olá.

Já tentou em uma máquina virtual dentro do seu Windows? Também estou com problemas na instalação do Ubuntu 20.04, a solução paliativa  que encontrei foi executar dentro de uma máquina virtual (VirtualBox) e executar a tarefa que preciso. Ou ocorre o mesmo problema?

Offline alguemqnaogostadelinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Dual boot windows: linux ubuntu não inicia
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2020, 11:45 »
O ubuntu não tentei não. Mas no meu dia a dia vou precisar mais do Ubuntu, rodar numa VM é viável?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Dual boot windows: linux ubuntu não inicia
« Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2020, 11:53 »
Vamos lá, amigo, não deixe essa primeira impressão ruim ficar.

Antes de tudo, reforço a dica de usar a máquina virtual. Você instala o VirtualBox no seu Windows, depois instala o Ubuntu numa máquina virtual. Sério, em pouco menos de uma hora você vai ter uma máquina Ubuntu pronta e funcional. E o melhor, vai ter as duas funcionando ao mesmo tempo, o Windows e o Linux, sem precisar esperar um boot completo pra passar de uma pra outra.

Citar
Não, não verifiquei. Por ser do site oficial eu esperava que fosse confiável.
Não é o site, é o navegador. Muitas vezes ocorre erro durante o download e vc não percebe. Aliás, o IE é mestre em fazer isso. A checagem é pra isso; você checa se o download ocorreu corretamente e evita gravar uma mídia danificada.

Depois que gravar, quando der boot com a mídia, normalmente há uma entrada no boot que é pra verificar a integridade. Use-a da primeira vez, se falhar é só gravar de novo.

Citar
Bom, se eu tivesse a certeza que o Linux funcionaria, eu formataria o Windows. Mas como vou formatar algo que funciona e por algo que funciona num dia e no outro não? Não quero ter uma tela preta e não ter como pegar nem os arquivos por isso.
Bobagem, vai formatar o Windows pq, se você está acostumado a trabalhar com ele? Continue trabalhando onde você produz melhor. Eu mesmo tenho máquinas Windows em casa e no serviço, e tenho máquinas Linux em casa e no serviço. Tem coisas que eu faço mais rápido no Windows, pra quê bater cabeça pra fazer no Linux? Já tem outras coisas que eu só consigo fazer no Linux. Então faço-as lá. Perder tempo com teimosia? Não, obrigado. Já passei dessa fase.

Boa hora pra perguntar qual é a tarefa ou atividade que você quer/precisa executar no Linux.

O ubuntu não tentei não. Mas no meu dia a dia vou precisar mais do Ubuntu, rodar numa VM é viável?
Sim, totalmente. O VirtualBox inclusive tem templates de instalação pro Ubuntu. Vc só diz que quer instalar uma máquina virtual Ubuntu, ele já dimensiona o disco e a memória pra você. Nem precisa gravar DVD/pendrive, pq vc já instala direto do arquivo ISO.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lseguessi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Dual boot windows: linux ubuntu não inicia
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2020, 11:55 »
No meu caso está resolvendo meu problema, estou trabalhando remoto com o Ubuntu, (exigência da empresa que presto serviço) e fora do meu "expediente" volto a utilizar meu windows para outras tarefas particulares. Até então venho trabalhando normalmente.

Não sei se eu posso postar conteúdo de fora aqui no Fórum, porém há um diretório no gitHub que utilizei para criar essa Vm e funcionou.

https://github.com/devsuperior/ubuntu-vm

Não posso garantir que para você resolveria sua necessidade, mas creio que vale a pena tentar.

Abraços.


Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Dual boot windows: linux ubuntu não inicia
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2020, 22:06 »
Sinceramente!
Vc deve usar a ferramenta que melhor vc produz!
Deixei de usar o Windows por suas limitações. As pessoas que conhecem os dois mundos irão me entender quais são.
A rede em casa é Ubuntu, e onde trabalho gerencio em torno de 150 a 200 máquinas em que 90% usam linux.
Vejo alguns fanáticos do janelas apanharem pra fazerem coisas simples.
felizmente pra mim e infelizmente pra eles, a "empresa" obriga o uso de software livre. Isso gera economia para os cofres públicos.
Uma recomendação minha. Deixe de usar o Dual-boot. Use a virtualização.
Vc gosta do janelas. Use o Janelas e instale o Virtualbox e virtualize o Linux. Monte uma rede entre a Máquina Real e a Virtual pra compartilhar arquivos.
Pare de atirar pedra no Linux. O culpado não é o sistema e sim a sua RESISTÊNCIA em sair da sua zona de conforto.
Vc usa celular? Seu Celular usa que sistema? IOS ou ANDROID?
Se for ANDROID. Vc é um feliz usuário de LINUX e não sabia.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Dual boot windows: linux ubuntu não inicia
« Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2020, 22:38 »
Mano, tá com raiva mesmo do Linux, até no nick!  ;D ;D ;D

Já que vc tem dois SSD's, minha recomendação é deixar um para o Windows e outro para o Linux. Me parece que seja isso que vc esteja tentando.

Os novos computadores, usam o sistema UEFI para carregar os sistemas operacionais. Então, o que pode estar acontecendo, é que depois de várias instalações, vc tenha várias entradas diferentes, para diferentes sistemas. Recomendo vc limpar isso aí, para não confundir. Um exemplo Mint e Ubuntu, usam a mesma descrição no UEFI ubuntu, então pode estar causando conflitos. Tem programas para Windows/Linux que permite vc remover essas entradas.

Se eu fosse vc removia todas e deixa só o Windows. E começava outra instalação. Instalando no outro SSD. No momento da instalação, deixe o Ubuntu limpar/criar a partições. Ele vai criar a partição UEFI/ESD e colocar o carregador lá.

Vc vai ter duas opções para escolher os sistemas, ou via menu do Grub, ou via tecla F12 (geralmente) durante o boot.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak