Autor Tópico: mini-pc para rodar ubuntu  (Lida 1422 vezes)

Offline S_Cavaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
mini-pc para rodar ubuntu
« Online: 01 de Julho de 2020, 06:07 »
Bom Dia

Queira comprar um mini pc para rodar unbuntu, programas que normalmente uso, Lazarus, Freecad, visual studio code e MPLAb, serão os programas que julgo mais exigentes, pedia a algum colega que tenha uma opinião do que comprar que me ajude pois perante tanta diversidade não sei o que adquirir,

Desde já os meus agradecimentos por qualquer ajuda

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:mini-pc para rodar ubuntu
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2020, 15:47 »
Um miniPC não é um substituto de um desktop.

Usam-se profissionalmente para robótica e controle de máquinas, ofimática e pouco mais. Nenhum dos usos habitualmente requer muitos recursos.
Os usos domésticos ou de SOHO habitualmente reduzem-se a web, ofimática e reprodutor multimédia.

Para os programas mencionados recomenda-se algo com mais recursos. Dito isto, um miniPC com CPU Intel i7 e pelo menos 8GB RAM deverá ser suficiente para quase tudo o que quer. Depois é uma questão de verificar de quanto armazenamento vai precisar pois se a drive interna for muito pequena poderá ter que adquirir também um bom disco externo, USB3.x de preferência.

No final das contas, um miniPC pode não ser tão barato quanto parece à primeira vista, ser mais limitado quanto à expansão e ter como únicas vantagens a portabilidade e o baixo consumo quando comparado com um desktop tradicional.

No

Offline S_Cavaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:mini-pc para rodar ubuntu
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2020, 06:54 »
Celtic Obrigado

A sua opinião veio reforçar a ideia que já ia tendo,  mesmo sendo as caixinhas pequeninas muito praticas irei para um desktop mais convencional.

Mais uma vez obrigado pela opinião

Cavaco