Autor Tópico: alterar login e senhas no focal fossa  (Lida 3217 vezes)

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
alterar login e senhas no focal fossa
« Online: 23 de Junho de 2020, 10:20 »
Olá, eu tenho umas dúvidas quanto as senhas do Ubuntu seja elas root ou não, pensei ter alterado uma delas, imagino que a de root, mas não consigo testar a nova senha de forma alguma (porque não sei onde aplicar, pensei que fosse a senha que você usa no terminal ou quando vai iniciar uma sessão no ubuntu), e queria saber como muda a senha de login (que também é root? ainda não sei diferenciar, quando instalaram para mim era uma senha para tudo), e também queria saber como alterar o usuário principal que seria "alguma coisa@usuário", no caso, é "alguma coisa" que eu queria alterar, pelo o que eu pesquisei, eu preciso acessar o GRUB do meu ubuntu pra alterar esses dados?

Eu verifiquei aqui no fórum por informações parecidas, e só existe tópicos sobre isso em distros mais antigas, não sei como fica para distros mais recentes como a minha que é o focal fossa. Pensei que desse pra resolver tudo pelo terminal sem precisar mexer no GRUB, quando a isso, sou insegura.

Obrigada pela atenção de quem puder ajudar, abraços.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:alterar login e senhas no focal fossa
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2020, 13:21 »
Leitura obrigatória: https://help.ubuntu.com/community/RootSudo

É fundamental entender que o Ubuntu tem um modelo de segurança onde a conta root não é usada, nunca. "sudo" é o que se usa para solicitar elevação de privilégios.

Assim, a senha a usar é sempre a d@ usuári@ principal ou primeir@ a ser configurado, tipicamente durante a instalação. É apenas essa que deve usar e tanto a senha como o nome de qualquer usuári@ pode ser alterada em Definições > Utilizadores (pt_pt) ou Usuários (pt_br).

Não, nada disto tem a ver com Grub.

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:alterar login e senhas no focal fossa
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2020, 15:03 »
Leitura obrigatória: https://help.ubuntu.com/community/RootSudo

É fundamental entender que o Ubuntu tem um modelo de segurança onde a conta root não é usada, nunca. "sudo" é o que se usa para solicitar elevação de privilégios.

Assim, a senha a usar é sempre a d@ usuári@ principal ou primeir@ a ser configurado, tipicamente durante a instalação. É apenas essa que deve usar e tanto a senha como o nome de qualquer usuári@ pode ser alterada em Definições > Utilizadores (pt_pt) ou Usuários (pt_br).

Não, nada disto tem a ver com Grub.

Então, eu tenho dúvida porque fiquei vendo isso:

https://www.edivaldobrito.com.br/como-redefinir-senha-de-usuario-no-ubuntu-14-04/

Eu queria alterar o nome de usuário antes do @, porque botaram um nome errado para mim, e eu não sei como alterar isso. Eu segui um tutorial que eu coloco aqui embaixo para deixar mais claro o que eu fiz:

https://www.edivaldobrito.com.br/alterar-a-senha-do-sudo-root-ou-outro-usuario-no-ubuntu/

Então, eu pensei que isso fosse resolver meu problema, mas sigo tendo que usar a mesma senha antes de instalar programas ou pra iniciar a sessão em meu dispositivo, o que é isso precisamente?

EDIT: eu consegui alterar uma senha para instalação de programas pela central de programas, mas a senha pra iniciar a sessão eu não consegui alterar assim o usuário único que uso antes do @, depois do @ eu consigo alterar, é fácil.

EDIT2: consegui alterar mais uma senha, digo, não sei se são senhas diferentes pra cada coisa, mas para inicializar o ubuntu ainda preciso da senha antiga, queria muito alterar essa, é a faltante. E o usuário, conforme havia dito, mas vou fazer o que está ali instruído em seu post.
« Última modificação: 23 de Junho de 2020, 16:44 por FadaMorta »

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:alterar login e senhas no focal fossa
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2020, 20:03 »
Nessa dica que você menciona, você entra em modo Recovery, o ambiente gráfico não é ativo por isso é feita a dica lá e não em ambiente gráfico.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:alterar login e senhas no focal fossa
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2020, 16:12 »
Vou tentar tecer alguns comentários sobre esse post.
Pelo que entendi vc quer mudar o nome de usuário e acabou mudando a senha.

O prompt é formado com as variáveis do nome do usuário corrente e do nome da maquina separados pelo "@".
nesse modelo:
usuario@machine

Para mudar o nome de usuário o comando a ser utilizado é o "usermod". Ele vai fazer modificações nos arquivos que guardam o nome do usuário e tbm, se for solicitado, a mudança dos arquivos de usuário para a nova pasta referente a esse usuário.

Lembre-se, para modificar atributos de um usuário ele não pode estar logado no sistema. Aquela dica de parar no menu do grub e ir pro prompt de manutenção é ótima pra fazer isso. Ou se vc parar na tela de login do gnome é só chamar um dos consoles virtuais com Ctrl + Alt + Fn. Se vc estiver com o autologin habilitado, não precisando usar a senha, vc terá que fazer o logoff, voltando pra tela de login do gnome.
Vc vai ter que logar no sistema como usuario "root" para fazer isso. Ou com outro usuário existente no sistema diferente do usuário "zico" ou "romario"(usuários utilizados no exemplo mais abaixo).
Por padrão o usuário "root" no ubuntu é bloqueado. Isto é, ele existe mas não tem senha e se não tem senha, não será possível se logar nele. Por isso se nós temos que usar ele temos que criar uma senha pra ele. A pergunta é, vc já criou uma senha pro seu usuário "root"?
Descubra se criou desssa forma:
Digite no terminal
Código: [Selecionar]
su -Isso vai te pedir a senha do usuário root. Se vc colocar a senha conhecida e o prompt mudar pra root. A senha usada é a do root.
Citar
usuario@machine:~$ su -
Senha:
root@machine:~#

Se a senha não existir, vc pode se logar como root usando o comando sudo antes do comando anterior. assim:
Código: [Selecionar]
sudo su -O que muda nesse caso é que a senha usada vai ser do usuário que não é o root. E caso o nome que vc queira modificar seja o desse usuário, com ele logado não vai rolar.
Mas o pulo do gato logando com o sudo é que vc pode criar a senha do "root" caso ela não exista. usando o comando:
Código: [Selecionar]
passwdApós criar a senha do root, vc deve encerrar a sessão do usuário aberta, voltando pra tela de login do gnome e usando os consoles virtuais "Ctrl + Alt + Fn"

Vou citar o seguinte exemplo:
Vc tem um prompt com o seguinte formato "zico@machine" e vc quer mudar o nome de usuário pra "romario".
Esse seria o comando como usuário root, sem que vc tenha logado com o usuário "zico".
Código: [Selecionar]
usermod -d /home/romario -m -l romario zico
O comando acima muda o nome de usuário nos arquivos do sistema e move o diretório do usuário pra nova localização.
Mais temos tbm de fazer outra alteração. Lembre-se que o usuario no linux sempre faz parte de um grupo. E por padrão o usuário "zico" pertence ao grupo "zico". com o comando que usamos modificamos o nome do usuário "zico" pra ""romario", mas esse usuário "romario" pertence ao grupo "zico".
Usamos o comando abaixo pra corrigir isso.
Código: [Selecionar]
groupmod -n romario zico
Não sei se vc vai me entender. Leia e releia o texto acima e veja se ele é compreensível. Se houver dúvidas, faça mais perguntas. Em síntese, são muitas informações pra se passar a uma pessoa leiga e ela não errar.
Acho que seria viável até criar um novo usuário e ele fazer as alterações nesse que vc quer.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:alterar login e senhas no focal fossa
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2020, 22:08 »
Vou tentar tecer alguns comentários sobre esse post.
Pelo que entendi vc quer mudar o nome de usuário e acabou mudando a senha.

O prompt é formado com as variáveis do nome do usuário corrente e do nome da maquina separados pelo "@".
nesse modelo:
usuario@machine

Para mudar o nome de usuário o comando a ser utilizado é o "usermod". Ele vai fazer modificações nos arquivos que guardam o nome do usuário e tbm, se for solicitado, a mudança dos arquivos de usuário para a nova pasta referente a esse usuário.

Lembre-se, para modificar atributos de um usuário ele não pode estar logado no sistema. Aquela dica de parar no menu do grub e ir pro prompt de manutenção é ótima pra fazer isso. Ou se vc parar na tela de login do gnome é só chamar um dos consoles virtuais com Ctrl + Alt + Fn. Se vc estiver com o autologin habilitado, não precisando usar a senha, vc terá que fazer o logoff, voltando pra tela de login do gnome.
Vc vai ter que logar no sistema como usuario "root" para fazer isso. Ou com outro usuário existente no sistema diferente do usuário "zico" ou "romario"(usuários utilizados no exemplo mais abaixo).
Por padrão o usuário "root" no ubuntu é bloqueado. Isto é, ele existe mas não tem senha e se não tem senha, não será possível se logar nele. Por isso se nós temos que usar ele temos que criar uma senha pra ele. A pergunta é, vc já criou uma senha pro seu usuário "root"?
Descubra se criou desssa forma:
Digite no terminal
Código: [Selecionar]
su -Isso vai te pedir a senha do usuário root. Se vc colocar a senha conhecida e o prompt mudar pra root. A senha usada é a do root.
Citar
usuario@machine:~$ su -
Senha:
root@machine:~#

Se a senha não existir, vc pode se logar como root usando o comando sudo antes do comando anterior. assim:
Código: [Selecionar]
sudo su -O que muda nesse caso é que a senha usada vai ser do usuário que não é o root. E caso o nome que vc queira modificar seja o desse usuário, com ele logado não vai rolar.
Mas o pulo do gato logando com o sudo é que vc pode criar a senha do "root" caso ela não exista. usando o comando:
Código: [Selecionar]
passwdApós criar a senha do root, vc deve encerrar a sessão do usuário aberta, voltando pra tela de login do gnome e usando os consoles virtuais "Ctrl + Alt + Fn"

Vou citar o seguinte exemplo:
Vc tem um prompt com o seguinte formato "zico@machine" e vc quer mudar o nome de usuário pra "romario".
Esse seria o comando como usuário root, sem que vc tenha logado com o usuário "zico".
Código: [Selecionar]
usermod -d /home/romario -m -l romario zico
O comando acima muda o nome de usuário nos arquivos do sistema e move o diretório do usuário pra nova localização.
Mais temos tbm de fazer outra alteração. Lembre-se que o usuario no linux sempre faz parte de um grupo. E por padrão o usuário "zico" pertence ao grupo "zico". com o comando que usamos modificamos o nome do usuário "zico" pra ""romario", mas esse usuário "romario" pertence ao grupo "zico".
Usamos o comando abaixo pra corrigir isso.
Código: [Selecionar]
groupmod -n romario zico
Não sei se vc vai me entender. Leia e releia o texto acima e veja se ele é compreensível. Se houver dúvidas, faça mais perguntas. Em síntese, são muitas informações pra se passar a uma pessoa leiga e ela não errar.
Acho que seria viável até criar um novo usuário e ele fazer as alterações nesse que vc quer.


Desculpa não ter respondido antes, eu vou dar uma olhada nisso que disse.
Eu estou ocupada com estudos e porque não tinha meu notebook, estava em reparo, eu vou ver o que posso fazer, mas imagino que tenha entendido o que me explicou.

Agradeço!