Autor Tópico: Recuperar arquivos da HD  (Lida 2517 vezes)

Offline dinobottm2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Recuperar arquivos da HD
« Online: 10 de Junho de 2020, 10:50 »
Sou um usuário Ubuntu a vários anos, mas recentemente eu passei 2 anos fazendo meu mestrado em administração nos EUA, onde a universidade exigia o uso de MacBook (fazer o que, não?). De volta ao Brasil e com um notebook novo, eu estou tentando acessar meus arquivos pessoais na minha antiga HD (meu computador antigo está desmontado) Mas não estou conseguindo. A HD monta normalmente, e consigo ver minha pasta de usuário, mas nenhum arquivo. Sei que não apaguei meus arquivos de usuário ou configurações.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Recuperar arquivos da HD
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2020, 13:12 »
Muitas situações podem resultar nisso.

Qual a edição do Ubuntu originalmente?

Offline dinobottm2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Recuperar arquivos da HD
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2020, 15:48 »
Muitas situações podem resultar nisso.

Qual a edição do Ubuntu originalmente?
17.10

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Recuperar arquivos da HD
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2020, 10:56 »
OK, é suficientemente recente e creio que esse já não permitia a encriptação somente de /home, apenas da unidade inteira, algo que poderia explicar o porquê de ter acesso aos diretórios mas não aos ficheiros de usuário.

Assim, não tenho outras sugestões que não sejam tentar um utilitário de recuperação de dados como Testdisk/Photorec.

Offline dinobottm2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Recuperar arquivos da HD
« Resposta #4 Online: 12 de Junho de 2020, 14:02 »
Me corrija se eu estiver errado, mas a opção de encriptar a /home foi removida só na 18.04, não?

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Recuperar arquivos da HD
« Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2020, 13:47 »
Me corrija se eu estiver errado, mas a opção de encriptar a /home foi removida só na 18.04, não?

Verifiquei e é correto. Remoção ocorreu no 18.04. Assim, possivelmente era isso que tinha, não? Se sim, então pode tentar recuperar, seja numa sessão live ou com outra instalação do Ubuntu, desde que partição esteja montada:

Código: [Selecionar]
sudo ecryptfs-recover-privatevai procurar diretórios encriptados e, encontrando, perguntará se quer recuperar (Try to recover this directory? [Y/n], em inglês). Responda "sim" e entre com a senha que deverá pedir logo de seguida.