Autor Tópico: Melhor caminho para iniciar  (Lida 5938 vezes)

Offline thiagossi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Melhor caminho para iniciar
« Online: 03 de MAR?O de 2020, 17:11 »
Boa tarde pessoal.

Trabalho numa empresa que utiliza servidores windows com IIS (aplicações webforms e mvc - NET framework 4.5 da Microsoft) para os serviços web.
Tive uma ideia e gostaria muito de implementar algo diferente aqui.
Gostaria de saber se seria fácil a seguinte implementação (abaixo) e se isso é passível de sucesso:
1 passo - Ter um servidor Linux Ubuntu e nele ter o servidor web NGINX (Esse servidor funcionaria como servidor de borda ou proxy reverso) com HTTPS.
2 passo - fazer com que esse servidor de borda acima redirecione os links para as aplicações internas que estarão num servidor Windows com IIS (atualmente assim, pois a ideia é ter essas aplicações em docker no futuro, mas ainda estou estudando para ver se irá funcionar, ou num docker Linux ou docker Windows).

Sou desenvolvedor de sistemas, logo não sei se estou certo de minhas colocações e por isso gostaria de opiniões.

Se isso for um cenário correto, uma dessas aplicações que menciono no 2 passo, necessita de certificado digital. Esse servidor Ubuntu deveria ter o certificado digital e o servidor windows com as aplicações não mais precisaria do certificado ? Ou deveria ter nos dois servidores ?

Obrigado pessoal.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Melhor caminho para iniciar
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2020, 00:22 »
A grande pergunta é porque instalar o Nginx? Qual o benefício que espera?

Como vc descreveu, ele funcionaria como um proxy reverso, redirecionando as conexões para os servidores IIS. Claro, que isso pode trazer alguns benefícios, como cache de arquivos estáticos e etc, mas também alguns problemas, só descobertos em testes.