Autor Tópico: Sem conexão via cabo (placa ethernet, "eno1")  (Lida 15813 vezes)

Offline Titone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Sem conexão via cabo (placa ethernet, "eno1")
« Resposta #45 Online: 21 de Junho de 2020, 18:41 »
Desculpem a demora pra responder, tive que resolver uns "pepinos" do trabalho no fim de semana.

@zekkerj, não fiz o teste de desligar bruscamente o notebook, pois a interface não conecta nem no windows.
Porém, descobri que minha placa tá ok. Tive que assinar outro plano de internet de outra operadora e ao conectar o cabo no novo modem, minha placa reconheceu imediatamente, então só pediu a senha e conectou normalmente (isto tanto no ubuntu, quanto no windows).
Mas o curioso é que o antigo moldem que não conectava pelo meu notebook, continua sem conexão, mas conecta normalmente em outro notebook que tenho em casa.
Fiquei sem entender: seria a configuração do moldem antigo que não tá batendo com a configuração no meu note especificamente?
É meu final de semana também não foi dos melhores, e pelo mesmo motivo. Estou "brigando" com os servidores de duas filiais nossas desde sexta-feira, pra reinstalá-los em esquema de máquina virtual, eles que eram físicos. Uma das filiais já está pronta, mas a outra eu vou ter que esperar chegar algumas peças daqui da matriz, o que pode levar até uma semana.

Mas enfim... vou começar te pedindo um grande favor. O dispositivo que vc se refere chama-se "MODEM". É um acrônimo que vem de "MOdulador/DEModulador". Procure não escrever a palavra com "L", pq é muito desagradável pra alguns (como eu).

De volta ao nosso assunto... realmente faz pouco sentido da interface não funcionar com um modem, e funcionar com o outro. Esse tipo de aparelho tem pouca ou nenhuma configuração que possa dar esse comportamento.

Mas... há uma coisa que tem esse tipo de comportamento[/i]: o cabo. Quando com defeito, ou mal montado, ele faz exatamente isso --- funciona quando quer.

Então, se vc é da ideia de que qualquer prazer te diverte, e que acessando a Internet, o problema está resolvido, ficamos por aqui. Seria a minha escolha.

Mas se você é do tipo que quer descobrir e resolver qualquer problema, a primeira coisa a fazer é testar essa conexão do notebook ao modem antigo usando um cabo novo (de preferência, fabricado).

Eu cheguei a perguntar qual o tamanho desse cabo, em metros? Tipo, mais de 3m?

Desculpe, pelo erro ortográfico, não tive a intenção de diminuir o conhecimento  específico sobre o assunto da ótica de quem entende de fato (enfim, sou leigo em informática e até em tecnologia de modo geral).

Mas, voltando ao assunto... gostaria de usar a conexão que estou tendo problemas, pois ela é muito superior em velocidade do que a conexão deste novo modem que consegui conectar.  Trabalho com mercado financeiro em tempo real e a velocidade da conexão faz toda diferença no resultado final do meu trabalho.

@zekkerj, quanto a sua pergunta sobre o tamanho do cabo, ele tem menos de 3m.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Sem conexão via cabo (placa ethernet, "eno1")
« Resposta #46 Online: 21 de Junho de 2020, 20:58 »
É meu final de semana também não foi dos melhores, e pelo mesmo motivo. Estou "brigando" com os servidores de duas filiais nossas desde sexta-feira, pra reinstalá-los em esquema de máquina virtual, eles que eram físicos. Uma das filiais já está pronta, mas a outra eu vou ter que esperar chegar algumas peças daqui da matriz, o que pode levar até uma semana.
Se puder ajudar o amigo. Gosto muito desse tipo de desafio. Faço sempre que possível isso no meu trabalho.
Querendo conversar te passo meu zap por Msg Direta.

Mas enfim... vou começar te pedindo um grande favor. O dispositivo que vc se refere chama-se "MODEM". É um acrônimo que vem de "MOdulador/DEModulador". Procure não escrever a palavra com "L", pq é muito desagradável pra alguns (como eu).
Pega leve com o @Titone. KKKKK

De volta ao nosso assunto... realmente faz pouco sentido da interface não funcionar com um modem, e funcionar com o outro. Esse tipo de aparelho tem pouca ou nenhuma configuração que possa dar esse comportamento.

Mas... há uma coisa que tem esse tipo de comportamento[/i]: o cabo. Quando com defeito, ou mal montado, ele faz exatamente isso --- funciona quando quer.

Putz! Passei um terror outro dia com um cabo mal clipado no Patch-Panel e não estava com a ferramenta adequada. Era da conexão do 02 onde trabalho, só foi resolvido no dia seguinte com a equipe que estava com a ferramenta. Ele é da área de informática e veio reclamar que tudo que ele pede coloco empecilho!!!!! KKKKK
@Titone concordo com o @Zekkerj a respeito de cabos problemáticos.
« Última modificação: 21 de Junho de 2020, 21:00 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Titone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Sem conexão via cabo (placa ethernet, "eno1")
« Resposta #47 Online: 22 de Julho de 2020, 19:09 »
Pessoal, só consegui resolver este problema da conexão trocando o modem da operadora. Assim que o técnico substituiu o aparelho a conexão se estabeleceu automaticamente.
« Última modificação: 14 de Maio de 2022, 22:07 por nomade »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Sem conexão via cabo (placa ethernet, "eno1")
« Resposta #48 Online: 23 de Julho de 2020, 19:42 »
Que bom saber!

@Selva, lembra da tal peça que estava faltando chegar? Levou quase duas semanas pra ir, mais quase duas semanas pra ser instalada. Tempo total do procedimento, quase um mês. Quanto tempo gasto instalando, mesmo? Menos de 24h.  >:(
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Sem conexão via cabo (placa ethernet, "eno1")
« Resposta #49 Online: 24 de Julho de 2020, 10:55 »
Tempos de pandemia!!!!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Sem conexão via cabo (placa ethernet, "eno1")
« Resposta #50 Online: 24 de Julho de 2020, 22:14 »
Tempos de pandemia!!!!

Hum, hum, já faz quase um mês que renovei CNH e nada de ir para impressão, antes com 2 semanas já estaria em mãos

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto