Autor Tópico: Instalação  (Lida 2238 vezes)

Offline Andre-1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Instalação
« Online: 27 de Maio de 2020, 21:47 »
Boa noite amigo do fórum, minha dúvida é a seguinte: Eu estou iniciando no mundo dos sistemas operacionais Linux e eu estou com 3 sistemas no meu ssd de 500gb que são: win10, Kali, e Ubuntu, eu posso fazer uma nova instalação com o outro Linux, como o debian?

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Instalação
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2020, 07:47 »
Pode fazer de quantos quiser desde que haja espaço.

Offline Andre-1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Instalação
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2020, 13:41 »
Boa tarde, será que eu não pero os outros sistemas na inicialização? Eu ate poderia usar o virtualbox para meus estudos, mas dessa maneira eu acho melhor....

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Instalação
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2020, 13:53 »
Desde que saiba o que faz e tendo em atenção que o último instalado tende colocar-se como o sistema por defeito, não tem qualquer problema, a limitação é mesmo só o espaço.

Tanbém há que considerar se é BIOS ou UEFI.

Com UEFI o arranque múltiplo é muito mais fácil e seguro pois é sempre possível arrancar qualquer do SOs instalados diretamente pelo firmware, os gestores de arranque (bootloaders) coexistem na mesma partição EFI.

Com BIOS é mais complicado porque apenas um gestor de arranque pode estar na MBR. Geralmente distros Linux usam Grub e é este que gere o restante processo. Como neste caso não é possível o arranque através de menus do firmware, então há que ter em atenção que a última distro instalada vai colocar lá o seu Grub, devendo sempre detetar também os outros SOs já instalados e adicioná-los ao menu. É sempre possível alterar para cada uma dos outros, é claro.

Offline Andre-1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Instalação
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2020, 15:27 »
Ok, você poderia me dar mais uma dica? Eu baixei o Python 3.8.3 pelo site e ja descompactei o programa, como para instalei pelo terminal, qual a linha de comando que eu uso?

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Instalação
« Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2020, 12:23 »
Olá,

Ok, você poderia me dar mais uma dica? Eu baixei o Python 3.8.3 pelo site e ja descompactei o programa, como para instalei pelo terminal, qual a linha de comando que eu uso?
Vou apenas dar uma sugestão, baixar de site vai te dar trabalhão se não for um arquivo phyton-fulano-de-tal.deb, ou seja, com extensão .DEB.

Mais um pouco, você pode procurar por phyton3 em https://packages.ubuntu.com/, ou ainda
Código: [Selecionar]
apt search python3-access2base
Código: [Selecionar]
pcreto@pcreto:~$ apt-cache policy python3-pyglet
python3-pyglet:
  Instalado: (nenhum)
  Candidato: 1.4.10-1
  Tabela de versão:
     1.4.10-1 500
        500 http://ubuntu.lua.im/ubuntu focal/universe amd64 Packages
        500 http://ubuntu.lua.im/ubuntu focal/universe i386 Packages
pcreto@pcreto:~$

Para ter o phyton essas são minhas sugestão, mas se você tem bastante intimidade em compilar apps fica a seu critério.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Andre-1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Instalação
« Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2020, 20:40 »
Ok, obrigado