Autor Tópico: Criar atalho na área de trabalho para um aplicativo .exe Wine  (Lida 2283 vezes)

Offline lctlucas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Criar atalho na área de trabalho para um aplicativo .exe Wine
« Online: 19 de Maio de 2020, 13:35 »
Olá amigos,
Não tenho muito conhecimento de linux então estou apanhando de mais, poderiam me ajudar?

Instalei um aplicativo que preciso, mas que só existe versão para windows, usando o wine. Está td certo, ele roda perfeitamente, mas gostaria de tornar mais simples a inicialização desse app com um atalho na Área de Trabalho. Hoje para iniciar o app abro o terminal e digito: wine /home/lucas/Documentos/WTLB/WTlb.exe ou navego até a pasta em que está o app e rodo o comando wine WTlb.exe
Sabem me instruir como criar um atalho que rode esse comando sem ter que acessar o terminal toda vez?
« Última modificação: 19 de Maio de 2020, 16:31 por lctlucas »

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Criar atalho na área de trabalho para um aplicativo .exe Wine
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2020, 18:30 »
Vc precisa criar um arquivo .desktop.

gedit /home/seu-usuario/.local/share/applications/nome-do-app.desktop

Código: [Selecionar]
[Desktop Entry]
Name=Internet Explorer
Exec=wine "C:\Program Files\Internet Explorer\iexplore.exe"
Icon=/path/to/iconfile
Type=Application
Categories=Wine;

Corrigir o Name, Exec e Icon para os corretos.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline lctlucas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Criar atalho na área de trabalho para um aplicativo .exe Wine
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2020, 08:49 »
Bom dia! Obrigado pela resposta.
O que acontece é que eu mudei o caminho de instalação do programa e instalei ele no /home/lucas/Documentos. O Wine criou um diretório nesse local. Então mesmo adaptando o arquivo .desktop para o local onde o app está instalado, não funcionava.
Tentei desinstalar o app, mas o diretório continuou na pasta Documentos. Por fim entrei como root e removi o diretório, depois instalei novamente o programa deixando na pasta padrão do Wine. Feito isso o wine criou automaticamente o atalho para o programa.
Mas depois de reinstalar, só por curiosidade, testei a sua solução e funciona quando o programa é instalado na pasta padrão do wine.