Autor Tópico: Perda de GRUB Após instalação do Pop_OS! (MultiBoot)  (Lida 11223 vezes)

Offline incosto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Perda de GRUB Após instalação do Pop_OS! (MultiBoot)
« Online: 29 de Abril de 2020, 02:25 »
Olá pessoal,
Depois de anos resolvi voltar a ativa na comunidade por necessidades devido ao trabalho.

Mas indo para o assunto, é o seguinte:

Tenho Windows 10 e Ubuntu 19 instalados em Dual Boot no meu SSD e estava tudo as mil maravilhas, rodando que é uma beleza.
Aí, descobrí o Pop_OS! (Através do Diolinux) e fui me arriscar.
Até aí tudo de boa.

Uma coisa que me chamou a atenção na hora da instalação dele foi a parte onde ele EXIGE uma partição "(Boot/EFI)" além da partição onde ficará o sistema "( / )".
Beleza.
Selecionava a partição que já era para isso (sda2) (Boot/EFI), mas ele dizia que o espaço era muito pequeno, ele possuia uns 200mb de espaço, ai como ele EXIGE pelo menos 500mb, criei uma partição nova com 1GB de espaço (sda7) para o (Boot/EFI) e o sda6 para o sistema operacional dele Pop_OS! 19.
Até aí, de boa. (Ou não, para usuários que entendem o que fazem - Não estou incluso nessa rsrsrrs).
Quando ele terminou de instalar o sistema operacional, como de costume, pediu para reiniciar.
Reiniciei, ai veio o problema.
SUMIU o GRUB onde eu selecionava entre "Ubuntão" e "Uindãos".
Agora ele entra DIRETO no Pop_OS! 19 sem mostrar o GRUB do Ubuntu.
Já tentei corrigir o GRUB com o "Grub Recover", tanto em modo GUI como em texto. Não dá certo. O Grub aparece na tela inicial com tela preta  tipo "Grub> " e mais nada. Não carrega nem o Pop_OS! mais.

Um detalhe que me deixou com a pulga atrás da orelha é essa parada do (Boot/EFI). Será que por eu ter criado outra, ele f**o a outra que havia o Grub do Ubuntu ?

Ah, ja ía esquecendo, minha dúvida é: Como recuperar o Ubuntu e o Windows deixando o Pop_OS! lá na escolha inicial do Grub junto com os outros sistemas operacionais ?

Se ajudar em algo, segue:

"fdisk -l"

incosto@pop-os:~$ fdisk -l
fdisk: não foi possível abrir /dev/sda: Permissão negada
incosto@pop-os:~$ sudo fdisk -l
[sudo] senha para incosto:
Disco /dev/sda: 465,8 GiB, 500107862016 bytes, 976773168 setores
Unidades: setor de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho de setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho E/S (mínimo/ótimo): 512 bytes / 512 bytes
Tipo de rótulo do disco: gpt
Identificador do disco: 3C6F17EB-A501-463C-8BD5-0A3427486C4F

Dispositivo    Início       Fim   Setores Tamanho Tipo
/dev/sda1        2048   1023999   1021952    499M Windows ambiente de recuperação
/dev/sda2     1024000   1228799    204800    100M Sistema EFI
/dev/sda3     1228800   1261567     32768     16M Microsoft reservado
/dev/sda4     1261568 390205439 388943872  185,5G Microsoft dados básico
/dev/sda5   508352512 974723071 466370560  222,4G Linux sistema de arquivos
/dev/sda6   390205440 508352510 118147071   56,3G Linux sistema de arquivos
/dev/sda7   974723072 976773119   2050048   1001M Sistema EFI
Partições lógicas fora da ordem do disco.
incosto@pop-os:~$

Grato desde já com a ajuda de quem puder.

incosto :-[

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Perda de GRUB Após instalação do Pop_OS! (MultiBoot)
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2020, 13:35 »
Existem dois sistemas boot Legacy e UEFI. Quando vc instala como Legacy o Grub fica na MBR do HD/SD. Quando vc instala como UEFI, o próprio sistema UEFI, necessita dessa partição  EFI, onde ele guarda os arquivos que são carregados pelo gerenciador de boot/Grub.

Cara, vc pode tentar copiar, se não tiver apagado, os arquivos da antiga EFI para a nova EFI. Mesmo assim, vc precisar rodar um update-grub para ver se ele reconhece os arquivos.

Se não funcionar, vc precisar recuperar o boot do Windows, indicando a nova EFI. Para o Linux, pode tentar o SuperGurb Disk, que detecta todas as partições com Linux.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline incosto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Perda de GRUB Após instalação do Pop_OS! (MultiBoot)
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2020, 19:39 »
Existem dois sistemas boot Legacy e UEFI. Quando vc instala como Legacy o Grub fica na MBR do HD/SD. Quando vc instala como UEFI, o próprio sistema UEFI, necessita dessa partição  EFI, onde ele guarda os arquivos que são carregados pelo gerenciador de boot/Grub.

Cara, vc pode tentar copiar, se não tiver apagado, os arquivos da antiga EFI para a nova EFI. Mesmo assim, vc precisar rodar um update-grub para ver se ele reconhece os arquivos.

Se não funcionar, vc precisar recuperar o boot do Windows, indicando a nova EFI. Para o Linux, pode tentar o SuperGurb Disk, que detecta todas as partições com Linux.

Desculpa a "noobice", mas como faço pra copiar os arquivos de um para o outro EFI ?

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Perda de GRUB Após instalação do Pop_OS! (MultiBoot)
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2020, 19:46 »
Olha em seu arquivo /etc/fstab e veja qual partição EFI que vc está usando. Rode o "sudo blkid" para listar suas partições. EFI usa sistema de arquivo vfat.

Vc vai precisar criar um diretório em algum lugar, pode ser em /mnt/antiga-efi, depois montar a antiga EFI lá.

Se ainda tiver dúvida sobre isso. Use a pesquisa.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Perda de GRUB Após instalação do Pop_OS! (MultiBoot)
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2020, 09:43 »
Olá, eu também pensei em testar o Pop OS! depois de elogios do Diolinux e do Abhishek. Mas desisti quando fui pesquisar mais e descobri que o Pop OS! não usa o GRUB mas o SYSTEMD. Vi várias pessoas na web registrando que, depois que instalaram o Pop, ele entrava direto e não conseguiam mais acessar os outros SO's que estavam instalados antes (tinham que "bootar" através da BIOS).

Não será este o problema que o colega registrou acima?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Perda de GRUB Após instalação do Pop_OS! (MultiBoot)
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2020, 10:08 »
Olá, eu também pensei em testar o Pop OS! depois de elogios do Diolinux e do Abhishek. Mas desisti quando fui pesquisar mais e descobri que o Pop OS! não usa o GRUB mas o SYSTEMD. Vi várias pessoas na web registrando que, depois que instalaram o Pop, ele entrava direto e não conseguiam mais acessar os outros SO's que estavam instalados antes (tinham que "bootar" através da BIOS).

Não será este o problema que o colega registrou acima?

Amigo, vc está misturando as bolas. Grub é o gerenciador de boot, praticamente toda distribuição usa Grub, inclusive o popOS. O systemd é um sistema de init, grande parte das distribuições usa ele, inclusive Ubuntu/popOS.

Na questão de se colocar como boot prioritário, praticamente toda distribuição vai fazer isso, porque elas nunca perguntam, qual a sua opção padrão. Depois de instalado, vc pode mudar.

Vamos manter o assunto no Ubuntu. Se descambar pra popOS, vou precisar trancar o tópico.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Perda de GRUB Após instalação do Pop_OS! (MultiBoot)
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2020, 11:55 »
Olá, eu também pensei em testar o Pop OS! depois de elogios do Diolinux e do Abhishek. Mas desisti quando fui pesquisar mais e descobri que o Pop OS! não usa o GRUB mas o SYSTEMD. Vi várias pessoas na web registrando que, depois que instalaram o Pop, ele entrava direto e não conseguiam mais acessar os outros SO's que estavam instalados antes (tinham que "bootar" através da BIOS).

Não será este o problema que o colega registrou acima?

Amigo, vc está misturando as bolas. Grub é o gerenciador de boot, praticamente toda distribuição usa Grub, inclusive o popOS. O systemd é um sistema de init, grande parte das distribuições usa ele, inclusive Ubuntu/popOS.

Na questão de se colocar como boot prioritário, praticamente toda distribuição vai fazer isso, porque elas nunca perguntam, qual a sua opção padrão. Depois de instalado, vc pode mudar.

Vamos manter o assunto no Ubuntu. Se descambar pra popOS, vou precisar trancar o tópico.

OK. Mas eu sou usuário do fórum desde (se não me falha a memória) 2008 ou 2009 e já vi muitas vezes serem tratados assuntos do Ubuntu e de seus derivados (como Mint, p.ex.). Então pensei que, por ser o Pop OS! também baseado no Ubuntu poderia entrar nas discussões.

E só para encerrar minha participação: troquei, de fato, as bolas do GRUB e do SYSTEMD mas não totalmente, conforme esta notícia:
 System76's Pop!_OS Switching From GRUB To Systemd-Boot

Um abraço e encerro.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1