Autor Tópico: Minha experiência com Ubuntu  (Lida 9559 vezes)

Offline abimario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Minha experiência com Ubuntu
« Online: 28 de MAR?O de 2020, 16:28 »
                    Há  12 anos comecei a ter contato com área de TI e andei fazendo diversos cursos. Nesses locais que realizava as aulas, escutava sempre algo se referindo ao LINUX , não entendia muito bem o que era isso e como todo a grande maioria de usuários de SO  Windows , esbarrava na dificuldade de instalação de programas  , etc.
                     Resolvi fazer cursos e hoje uso Ubuntu no meu notebook , estou decidido a me aprofundar e ser um usuário desse poderoso SO

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 806
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re: Minha experiência com Ubuntu
« Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2020, 11:36 »
Bem vindo a minoria!

Minoria agradável diga-se de passagem!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Minha experiência com Ubuntu
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2020, 15:02 »
Seja bem-vindo Abimario

Já se decidiu por qual ambiente gráfico prefere?

São tantos. Atualmente está difícil escolher, cada um ficando melhor do que o outro!

Offline magicbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Minha experiência com Ubuntu
« Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2020, 11:33 »
Esta é a minha 1ª experiência com o Linux.
Desde o Windows 95 que ouvia falar no Linux e sempre tive alguma curiosidade de experimentar este SO.
Sou professor e este ano estou colocado numa Casa de Acolhimento Residencial para jovens que foram retirados á família pelo tribunal.
A instituição em si tem parcos recursos financeiros sendo que os PCs da instituição são poucos e muito antigos. Pcs que originalmente tinham o Windows XP e funcionam mal com o Windows10.
Resolvi recuperar os mesmos e instalei o Xubuntu e agora não só funcionam bem e rápido, como têm um SO actual, seguro e com todas as aplicações necessárias.
Com a quarentena, causada pelo Covid-19, as crianças e jovens têm ficado em casa e as aulas são pela internet.
Acontece que a maior parte das famílias, não têm vários PCs para os filhos acederem ás aulas, sendo que algumas nem um PC têm.
Tenho ajudado alguns dos meus alunos e alguns vizinhos meus a dar uma vida nova a equipamentos antigos que estão arrumados para um canto esquecido.
Ainda ontem ajudei um dos meus vizinhos, que tem 3 filhos em idade escolar.
Ele tinha 2 computadores magalhães arrumados e um toshiba L40.
Instalei o Xubuntu nestes 3 equipamentos e de repente o vizinho ficou com 3 computadores novos.
Em termos pessoais também recuperei o meu Toshiba L40 com o Xubuntu.
Experimentei o Lubuntu, mas não gostei.
Para o laptop mais recente instalei o Ubuntu 20.04 em paralelo com o Windows10.
Experimentei outras distros, mas foi esta a que eu mais gostei.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 806
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re: Minha experiência com Ubuntu
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2020, 13:59 »
Bem vindo magicbox!

Sinta-se em "casa"

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Minha experiência com Ubuntu
« Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2020, 14:39 »
Bem-vindo magicbox

Espero que você tenha a melhor experiência possível.

Creio que você chegou na Época de Ouro. Tenho visto uma explosão na qualidade de software nos últimos anos, por conta da abundância de oferta da internet. É o ecossistema ideal para o Software Livre e o Gnu/Linux serem bem-sucedidos.

Pois no início houve muita dificuldade justamente por conta da falta de internet e sua lentidão, além dos recursos computacionais escassos, para que houvesse o desenvolvimento desses softwares com a liberdade do usuário, que é o alicerce pilar de toda a estrutura que nos permite sermos felizes em poder executar nossos computadores sem problemas com licença, sem dores de cabeça para executar os softwares que precisamos e os desenvolvedores poderem usufruir disso.

Offline Nelson Dietrich

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Minha experiência com Ubuntu
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2021, 02:11 »
Minha primeira experiencia com ubuntu se deu no inicio dos anos 2.000, precisamente com a versao 6.4, salvo engano. Distro essa instalada atraves de um cd em um laptop antigo.
Rodou bem, mas por ser a maquina antiga, logo ficou defazada a atualizaçao, pelo que tive que descontinuar a usar linux naquela maquina.
O tempo passou e, de volta ao sistema da microsoft (como sempre rendendo descepçoes), fui obrigado a me render novamente ao sistema do pinguim ao adquirir novo laptop, dessa vez fazendo um verdadeiro tour pelas diversas distros, evitando o ubuntu novamente.
Recentemente, apos comparar diversas distros, lancei-me de volta ao sistema da canonical em sua atual LTS (20.04).
A experiencia esta bem diferente da primeira vez que experimentei, cheio de recursos, impressionou-me, uma vez que, como nao sou desenvolvedor, e por isso resolvi sair da sua distro originaria (debian). Encontrei nesse novo ubuntu 20.04 o suporte tecnologico perfeito para o fim que buscava (usuario final).
Espero que as novas atualizaçoes, ja com a promessa do gnome 4.0, venha trazer uma excepcional experiencia computacional no sistema da canonical.

Offline EduardoMussk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Minha experiência com Ubuntu
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2022, 18:17 »
Sou iniciante em sistema linux, migrei totalmente para o Ubuntu 14.04 à 2 dias, e esse e-mail será uma analise sobre o que eu já passei nesses 2 dias de imersão total em um sistema operacional que eu nunca havia mexido.

Em primeiro lugar gostaria de deixar as especificações do meu PC:

– Placa Mãe ASRock N68-S3 FX (desta eu uso: Rede e Som)

– Placa de Video GTX 750TI

– Processador AMD-6300

– 12 GB de Memoria.

Bom, acho que isso já é o suficiente pra dizer que meu pc não é tão potente, mas também não é fraco, mas isso não vem ao caso.

O meu maior problema foi a incompatibilidade de placas sem suporte algum para Ubuntu, demorei acredito que em torno de 6 horas para encontrar um “workaround” para minha placa de Rede, pois o Ubuntu não reconhecia a placa de modo algum.

Até que encontrei um comando que pra mim foi dificil de entender como funciona e entender como eu poderia usa-lo, então gastei mais algumas horas tentando achar a solução. (Obs: o tutorial era em Inglês, não achei nenhum material sobre essa placa em português). E sim procurei em varios forums que o grande massa ajuda a comunidade Linux no Brasil.

Felizmente no fim, consegui esse “workaround” e agora consigo utilizar a deliciosa internet nesse sistema que está me deixando deslumbrado a cada comando novo que aprendo.

Em todo esse processo minha tela estava toda pixelada, com varios riscos na tela, pois minha placa de video também não estava instalada. (Talvez por falta de experiencia, não soube instalar a placa de video antes de acessar a internet). Depois de mais horas e horas, cheguei a outro problema, não sabia como se instalava o arquivo .run que o site da nvidia disponibiliza (noob xP) e não encontrava nenhuma solução nos forums. Até que então novamente em Inglês achei um repositorio de um driver bem antigo, porém com varias atualizações para os drivers mais recentes.

Agora meu PC está com tudo instalado corretamente (Assim espero xD).

Bom, desculpa esse texto imenso, mas essa foi minha experiencia de um usuario novato se aventurando em um sistema novo.

Gostaria que se possivel, você me indicasse, mais forums brasileiros e estrangeiros também, para eu me aprofundar, já assisti mais de 20 videos do seu canal nesses 2 dias, além que adorei o Dio Responde.

Boa Sorte e continue esse trabalho maravilhoso que você faz para todos nós.
« Última modificação: 14 de Maio de 2022, 20:28 por nomade »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Minha experiência com Ubuntu
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2022, 20:40 »
Sou iniciante em sistema linux, migrei totalmente para o Ubuntu 14.04 à 2 dias, e esse e-mail será uma analise sobre o que eu já passei nesses 2 dias de imersão total em um sistema operacional que eu nunca havia mexido.
...

Caro EduardoMussk,

Apaguei seu link relacionado a criptomoedas, pois ele em nossa comunidade é classificado como um SPAM.

O seu texto foi mantido, pois é o relato de sua experiência. Entretanto, preciso ressaltar que o Ubuntu 14.04 teve suporte encerrado em 2019.
Logo, realmente ela não recebe mais atualizações e encontrará problemas em instalar programas e módulos de placas de vídeo.
Experimente usar o Ubuntu 22.04 LTS que é a versão corrente de suporte longo. Garanto que terá uma experiência muito mais satisfatória.

Grande abraço
Ubuntu Studio 22.04 LTS