Autor Tópico: Ubuntu 18.04.4 gerando arquivo syslog de 50 GB  (Lida 3330 vezes)

Offline RvCp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Ubuntu 18.04.4 gerando arquivo syslog de 50 GB
« Online: 24 de MAR?O de 2020, 22:53 »
Olá pessoal, saudações.

Faz algum tempo que não comento ou pergunto nada no forum, mas hoje gostaria trazer uma dúvida e perguntar aos colegas sobre um problema que está me gerando algumas dores de cabeça....
Possuo um notebook da Acer, modelo Predator-G3-572, da configurações abaixo:

Código: [Selecionar]
System:    Host: Predator-G3-572 Kernel: 5.3.0-42-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Gnome 3.28.4
           Distro: Ubuntu 18.04.4 LTS
Machine:   Device: laptop System: Acer product: Predator G3-572 v: V1.15 serial: N/A
           Mobo: KBL model: Sienta_KLS v: V1.15 serial: N/A UEFI: Insyde v: V1.15 date: 03/05/2018
Battery    BAT1: charge: 39.4 Wh 100.1% condition: 39.4/48.9 Wh (81%)
CPU:       Quad core Intel Core i7-7700HQ (-MT-MCP-) speed/max: 1862/2800 MHz
Graphics:  Card-1: Intel Device 591b
           Card-2: NVIDIA GP106M [GeForce GTX 1060 Mobile]
           Display Server: x11 (X.Org 1.20.5 ) drivers: modesetting,nvidia (unloaded: fbdev,vesa,nouveau)
           Resolution: 1920x1080@74.99hz, 1920x1080@60.02hz
           OpenGL: renderer: GeForce GTX 1060/PCIe/SSE2 version: 4.6.0 NVIDIA 440.64
Network:   Card-1: Intel Wireless 7265 driver: iwlwifi
           Card-2: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller driver: r8169
Drives:    HDD Total Size: 3000.6GB (3.8% used)
Info:      Processes: 349 Uptime: 16 min Memory: 2642.8/15895.8MB Client: Shell (bash) inxi: 2.3.56

A unica alteração que fiz no mesmo, foi a adição de um SSD de 1TB, para ter um melhor proveito dos recursos de hardware já que com HDD mesmo com Linux(independente da distrô) ele tinha certos problemas.
Contudo, após está pequena atualização, agora o mesmo se encontra gerando logs de tamanhos muito grandes, chegando a parar o sistema... :-\
Para resolver estes episódios, listei algumas enquetes e postagens de companheiros aqui do forum e observei em outros cenários como resolver parcialmente o problema:
1. Diminuindo o intervalo de lograte do sistema;
2. Alterando o tamanho maximo que o arquivo deve ter;
3. Forçando a troca do syslog, para syslog.1,
Etc....
O que me ajudou a criar uma pequena lista de comandos, para resolver paliativamente caso acontece-se novamente, sendo esta abaixo:

Código: [Selecionar]
rm /var/log/syslog.1
touch /var/log/syslog.1
cd /var/log/
chmod --reference=syslog syslog.1
chown --reference=syslog syslog.1
du /var/log/* -hs

Mas está se tornando frequente, o que tem me preocupado bastante, por isso fui analisar o log do journal para entender quais são os erros catalogados do sistema, sendo apenas estes:

Código: [Selecionar]
spice-vdagent: Cannot access vdagent virtio channel /dev/virtio-ports/com.redhat.spice.0
wpa_supplicant: dbus: Failed to construct signal
wpa_supplicant: dbus: wpa_dbus_get_object_properties: failed to get object properties: (none) none

Será que são mesmo estes erros que estão gerando esta alta de registros no syslog?
Muto obrigado pela atenção e consideração pessoal.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 18.04.4 gerando arquivo syslog de 50 GB
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2020, 15:35 »
Olá RvCp, ainda está com o problema?

Com que frequência seu logrotate está rotacionando esses logs? Usou a opção de tamanho máximo? Quanto?
Quantos logs vc está mantendo?
Está comprimindo os logs antigos?

Isso tudo serve bem pra manter os logs sob controle. Eu uso bastante em meus servidores.

Porém, nenhum dos meus servidores gera 50G de log, mesmo após meses de funcionamento contínuo. Precisa ver se essa mensagem repetida não está indicando algum problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D