Autor Tópico: Falta de espaço no HD para novos arquivos  (Lida 2466 vezes)

Offline chryskou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Falta de espaço no HD para novos arquivos
« Online: 28 de MAR?O de 2020, 20:09 »
Olá, boa noite a todos, estou quase desistindo do LINUX, não sei fazer absolutamente nada!!!!
então estou usando ele pra guardar arquivos pra liberar espaço no meu notebook.
Minha duvida é a seguinte, tenho 200GB de filmes no meu notebook com Windows, estava passando os filmes para o netbook com UBUNTU, e quando chegou aos 37GB eu recebi mensagem dizendo que eu só teria mais 881MB disponíveis. Tentei criar uma segunda pasta e nada resolveu, fui ao google, porem não sabia nem como pesquisar sobre esse assunto. Pesquisei aqui no fórum com algumas palavras chave que eu achava que iriam ajudar, mas também não achei informação. Entao aqui estou abrindo este tópico pra ver se alguém pode me ajudar, por favor se alguém souber estou precisando muito. Abraço, Deus abençoe#fiquememcasa

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Falta de espaço no HD para novos arquivos
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2020, 11:27 »
Sabe usar o Terminal? Abra ele, copie e cole as saídas dos seguintes comandos aqui:

Código: [Selecionar]
df -h
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
No segundo comando você vai precisar digitar sua senha de usuário. Esses comandos são para vermos o espaço livre que você tem aí e como o HD do seu netbook está particionado.

Obs: para copiar/colar no terminal o Ctrl+C/V não funciona. Você precisa usar o mouse (selecionar -> botão direito -> copiar/colar) ou selecionar e usar Ctrl+Shift+C ou V