Autor Tópico: Impressora brother HL-1202  (Lida 4773 vezes)

Offline Olva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Impressora brother HL-1202
« Online: 18 de Julho de 2018, 17:56 »
Boa Noite!

Instalei o drive desta impressora no Ubuntu Mint mas quando envio algum documento para ser impresso a folha sai em branco. Nenhum caractere é impresso.

Grato por qualquer ajuda
Osmario.

Meus dados:
SanDisk SSD Plus 240
8 gb de Ram.
Linux Mint 19 Mate 64 bits
Dell Inspiron 15 I7

Offline cesarbugan68

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Impressora brother HL-1202
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2020, 23:13 »
Consegui instalar a minha Brother HL-1202 no Ubuntu da seguinte forma:

1- pelo gerenciador de arquivos entrei em   outros locais-->computador ( no meu caso  =    cesar@Cesar-ItauTec:/$ ).
2 - abri um terminal e entrei como root com o comando sudo su  (aqui forneci minha senha).
3- como o driver da HL-1202 é fornecido (no site da brother) para 32bits, e meu PC roda em 64bits, tive que primeiramente instalar a library para 32bits, pois só assim consegui instalar o driver em questão.
                 
                     Os comandos (como root) usados para instalar a library 32bits (i386) foram:
                            dpkg --add-architecture i386
                                apt-get update
                                 apt-get install libc6:i386 libncurses5:i386 libstdc++6:i386


4 - logo depois entrei no site da brother (segue link abaixo) e baixei um arquivo LPR driver (hl1200lpr-3.0.1-1.i386.deb) direcionado para nossa região (América Latina).

https://support.brother.com/g/b/downloadhowto.aspx?c=br&lang=pt&prod=hl1202_us&os=128&dlid=dlf101871_000&flang=4&type3=559

5 - Abri um terminal e loguei como superusuário (comando sudo su) na pasta de dowload mesmo, onde o driver foi baixado.

6 - Instalei o driver LPR com o seguinte comando:
           dpkg -i --force-all  hl1200lpr-3.0.1-1.i386.deb
 
7 - Conferi se o driver foi instalado com o comando   
           dpkg -l  |  grep  Brother         (aqui aparece na tela de terminal os drivers da brother que estiverem instalados).

 8 - Confirme se a configuração da sua conexão com a impressoara está correta:         
        Com o gerenciador de arquivos entrei em   outros locais--> Computador -->  etc
               - aqui em /etc há um arquivo chamado printcap, o qual tem informações da conexão da impressora.
               - abri o arquivo com o comando edit printcap para verificar se o parâmetro ":lp" está da seguinte maneira:
                         
                           - para USB tem que estar ":lp=/dev/usb/lp0"      (que era o meu caso)

                           - para REDE tem que estar ":rm=(ip da impressora)\"
                                                                               ":rp=lp\"
                         
                            - para conexão PARALELA tem que estar ":lp=/dev/lp0\"     (nem sei se ainda se usa)

  obs.: no site da brother, nesse ponto manda restartar o arquivo LPR dentro da pasta etc.  Não o encontrei.
Daí procurei até achar em outra pasta , na usr/share/bash-completion/completions
Tentei editar e dar o comando de start mas acusava que o comando não existia. (aqui o leigo bateu pino).
Frente a isso, desinstalei as outras HL-1200 que anteriormente havia instalado, mas sem sucesso (somente impressões em branco)  e reiniciei o sistema.
Com o sistema reiniciado instalei uma nova impressora diretamente no programa de configurações --> dispositivos--> impressoras.

Aí sim, a minha Brother HL-1202 funcionou.

Sou leigo e iniciante no Ubuntu - Linux. Sou um usuário regular de Windows migrando para o Ubuntu, largando o Windows.
Desculpe se usei termos errados na computação. Aqui tentei ajudar alguem para que não perca 2 dias inteiros, inclusive boa parte da noite, tentando descobrir como instalar uma pinóia de uma impressora que não tem driver adequado para 64bits.

SUCESSO  a voce que irá tentar.

         
   
    Try a test print.



Offline cesarbugan68

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Impressora brother HL-1202
« Resposta #2 Online: 18 de MAR?O de 2020, 21:10 »
Muito doido.
Quando instalei minha HL-1202 no Ubuntu 18.04 , post anterior,  eu estava com dualboot (win7).
Fiz exatamente como no post anterior.

2 semanas depois resolvi  retirar o win7 e ficar somente com o Ub18.04.
Pesquisei o fiz. Formatei o HD e particionei em 3 (só para organização mesmo).

Tudo ok, Ub18.04 instalado, fui para a instalação da impressor a. Eis que não deu certo.
Tentei  da forma do  post anterior com o arquivo deb, com arquivo bash, e tudo que achava. Já estava com muita, mas muita raiva, so não sabia se direcionava para o Ub18.04 ou para a Brother.

Depois de 2 semanas tentando direto e não conseguindo, já quase reinstalando o win7, descobri um post que me orientou a baixar e instalar  o arquivo  deb para cups juntamente com o lpr do post anterior.

Deu certo. Funcionou. Ao terminar, a impressora inclusive já estava  instalada.

Segue abaixo o link dos passos que me salvaram.

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Impressoras-Brother-no-Ubuntu 

Espero ter  ajudado.