Autor Tópico: Erro durante a inicialização (fsck)  (Lida 3375 vezes)

Offline nosdiasdehj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Erro durante a inicialização (fsck)
« Online: 15 de Fevereiro de 2020, 22:06 »
Boa noite! Por favor, ajudem um novato aflito!

Tenho Ubuntu 19.10 instalado num notebook Dell Inspiron com core i7 (é o único SO instalado). Utilizo há alguns meses, sem maiores problemas. Porém aconteceu um bug aqui.
Durante a checagem de inicialização, aparecem as linhas de comando sendo executadas, e de repente uma mensagem sinistra de erro, tudo para, e eu não sei o que fazer. Vou reproduzir a mensagem:

/dev/sda1: Inode 17826757 extent tree (at level 2) could be narrower. IGNORED. {isso aqui aparece dezenas de linhas seguidas, só mudam os números, sendo que essa é a última linha}
/dev/sda1: Inodes that were part of a corrupted orphan linked list found.
/dev/sda1: UNEXPECTED INCONSISTENCY; RUN fsck MANUALLY.
                  (i. e., without -a or -p options)
fsck exited with status code 4
The root filesystem on /dev/sda1 requires a manual fsck

BusyBox v1.30.1 (Ubuntu 1:1.30.1-4ubuntu4) built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of a built-in commands.

(initramfs)_


Bom, eu tentei esse 'help' da mensagem, mas sem sucesso. Daí vim ao fórum pesquisar e encontrei o tópico Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2, GRUB 2 EFI e GRUB. Tentei aplicar as instruções para reinstalar o Grub, mas também não fui bem sucedido (nem sei se é este mesmo o problema).

Enfim, tudo o que eu preciso é:
1) Garantir que não vou perder meus arquivos de trabalho que estão no HD
2) Fazer com que o SO inicialize (já que só estou conseguindo acessar através de um pendrive bootável, como agora).

Se houver algum comando pra aplicar no Terminal, por favor me mandem que eu tento e respondo
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2020, 23:15 por nosdiasdehj »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Erro durante a inicialização (fsck)
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2020, 12:24 »
Tem um mídia de boot do Ubuntu aí? Porque o melhor nesse caso é rodar o fsck com a partição desmontada. Tem como fazer direto pela tela do grub, mas não lembro as opções certas.

Você pode dar o boot por uma midia de instalação do Ubuntu (pode até ser outra distro), e rodar o comando sudo fsck /dev/sda1 com a partição desmontada. Observe que você precisa verificar se a partição será mesmo a sda1, provavelmente será pela mensagem de erro apresentada.

Offline nosdiasdehj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Erro durante a inicialização (fsck)
« Resposta #2 Online: 12 de MAR?O de 2020, 12:27 »
Tem um mídia de boot do Ubuntu aí? Porque o melhor nesse caso é rodar o fsck com a partição desmontada. Tem como fazer direto pela tela do grub, mas não lembro as opções certas.

Você pode dar o boot por uma midia de instalação do Ubuntu (pode até ser outra distro), e rodar o comando sudo fsck /dev/sda1 com a partição desmontada. Observe que você precisa verificar se a partição será mesmo a sda1, provavelmente será pela mensagem de erro apresentada.

Obrigado, Anderson! Fiz mais pesquisas pela internet e a solução foi realmente parecida com a que vc propôs. Tudo resolvido por aqui. Abs