Autor Tópico: Demora na inicialização + pequenos travamentos no uso  (Lida 2611 vezes)

Offline jehsse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Demora na inicialização + pequenos travamentos no uso
« Online: 02 de Janeiro de 2020, 08:53 »
Prezados, comecei 2020 exercitando uma de minhas prerrogativas para o novo ano: mudando para o Linux.
Sou pouco experiente, então, naturalmente preciso de uma força em alguns detalhes.

Instalei o Ubuntu 19.10 no meu notebook Asus X751L com i5-5200U, GeForce 920M, 8Gb de RAM.
Estou achando que há um pouco de demora na inicialização, e estou experimentando alguns leves travamentos (observáveis ao digitar) ocasionais, ao longo do dia. Não sei exatamente se está realmente lento para minha configuração, por isso o questionamento. É o notebook que uso para trabalho, então fico diante dele umas 8 a 10h por dia.

Instalei e usei o Grub Customizer para tentar diminuir o timeout, mas não houve mudança considerável.

Usando o systemd-analyze eu obtenho o seguinte:

Startup finished in 6.029s (firmware) + 5.627s (loader) + 3.560s (kernel) + 1min 21.281s (userspace) = 1min 36.498s
graphical.target reached after 1min 21.158s in userspace

Ideias ou recomendações? Agradeço de antemão.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Demora na inicialização + pequenos travamentos no uso
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2020, 17:56 »
Com uma Nvidia Geforce 920M é recomendável instalar os drivers proprietários.

Busque "Drivers Adicionais", aguarde até aparecer a lista, selecione e aplique a versão recomendada e reinicie. Desative o Secure Boot nas configurações UEFI.

Offline jehsse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Demora na inicialização + pequenos travamentos no uso
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2020, 08:31 »
Com uma Nvidia Geforce 920M é recomendável instalar os drivers proprietários.

Busque "Drivers Adicionais", aguarde até aparecer a lista, selecione e aplique a versão recomendada e reinicie. Desative o Secure Boot nas configurações UEFI.

O driver proprietário já estava sendo utilizado, e o Secure Boot já estava desativado.

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re:Demora na inicialização + pequenos travamentos no uso
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2020, 11:46 »
Seu tempo de boot está próximo do tempo de boot que o meu notebook tinha (tenho um Dell Inspiron-5557), com i5-6200U, GeForce 930M, 8Gb de RAM.

O problema do meu notebook era o hd que limitava muito o tempo do boot, substituí por um ssd, e o tempo do boot caiu para 49s (mas agora estou usando a /home criptografada, o que aumenta consideravelmente o tempo do boot). Quando usava a home criptografada com hd normal, meu tempo de boot chegava a quase 4 min.

Quando você compara com o Windows 10, parece ser muito lento. Mas ocorre que ele (W10) dá uma mascarada no boot. Ele não desliga seu computador realmente, por isso o boot nele é bem mais rápido do que uma distribuição Linux padrão, quando comparado.

Com relação aos engasgos, tem ocorrido comigo também, mas ainda não entendi bem o motivo deles (nem uma justificativa até pensei que poderia ser alguma coisa do hardware), tem algumas ocorrências esporádicas. Uma coisa que tem acontecido bastante é quando deixo o computador parado por um longo período, e quando volto a memória tá quase cheia por causa do gnome-shell. Não entendi o motivo, mas nesse caso só faço um alt+f2 e digito r e reinicio o shell.

“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”