Autor Tópico: qual a placa de video ideal para meu sistema? > resolvido  (Lida 3265 vezes)

Offline Jose Emilio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
  • Além da Imaginação
    • Ver perfil
qual a placa de video ideal para meu sistema? > resolvido
« Online: 22 de Janeiro de 2020, 15:36 »
 
O motivo é que ainda estou no Ubuntu 16.04 32bits e qqr outra distro mais nova que eu tentar instalar,  o ponteiro do rato congela
e  o vídeo tomba e tbm congela.

minha placa de vídeo é:   NVIDIA Corporation C61 [GeForce 7025 / nForce 630a] (rev a2) 
a placa mãe é:  ASUS M4N68T-M LE  AMD3 Athron - DDR3 com 4Gb

Peço orientação sobre qual placa de vídeo off-board comprar
pelo menos que tenha uma boa resolução e saida para VGA e HDMI

Eu quero uma placa barata só para navegar na internet e assistir filmes  HD

abs
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2020, 19:01 por Jose Emilio »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:qual a placa de video ideal para meu sistema?
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2020, 02:22 »
Bom dia

Esse  fórum é sobre Ubuntu Linux e não sobre configuração de hardware especificamente,
mas vou considerar, levar em conta que pediu uma dica para um hardware adequado a seu sistema operacional

Se seu processador for um Athlon II x2, por aí, consegue empurrar uma AMD Radeon R7 250 até R7260X (nessa última vai dar gargalo), ou Nvidia GTX 550 até GTX 750 (nessa vai dar gargalo), mas é bom considerar o objetivo da compra, se pensa em fazer upgrade de processador pode pegar uma GPU (placa de vídeo) melhora até. Um upgrade de processador pode ajudar. Um Phenom II x4 955 tá barato mercado livre.  Eu mesmo vendi um a uns tempos atrás por 80 reais... tá nessa faixa de preço e é muito melhor que um Athlon, muito mesmo.

Considere Upgrade de processador e compre junto um cooler melhor, porque os processadores para esse soquete são ainda razoáveis, mas são fritadeiras. Um cooler pra esse soquete serve para um Ryzen também, se um dia fizer upgrade.
Faça a manutenção preventiva, troque pasta térmica do processador e dissipador da ponte norte da placa-mãe para evitar os problemas que descreveu de travamento. Um cooler AM3 melhorzinho pro seu processador que deve estar fritando... e mais uns 4GB de ram ajudariam.

abraço
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2020, 02:27 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Jose Emilio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
  • Além da Imaginação
    • Ver perfil
Re:qual a placa de video ideal para meu sistema?
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2020, 09:39 »
Nomade,
acho que não tem como eu colocar um processador melhor e a bios já está atualizada.
olha:

oficina@oficina-System-Product-Name ~ $ lscpu
Arquitetura:                i686
Modo(s) operacional da CPU: 32-bit, 64-bit
Ordem dos bytes:            Little Endian
CPU(s):                     2
Lista de CPU(s) on-line:    0,1
Thread(s) per núcleo:       1
Núcleo(s) por soquete:      2
Soquete(s):                 1
ID de fornecedor:           AuthenticAMD
Família da CPU:             16
Modelo:                     6
Nome do modelo:             AMD Athlon(tm) II X2 280 Processor
Step:                       3
CPU MHz:                    2200.000
CPU MHz máx.:               3600,0000
CPU MHz mín.:               800,0000
BogoMIPS:                   7232.89
Virtualização:              AMD-V
cache de L1d:               64K
cache de L1i:               64K
cache de L2:                1024K
Opções:                     fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush mmx fxsr sse sse2 ht syscall nx mmxext fxsr_opt pdpe1gb rdtscp lm 3dnowext 3dnow constant_tsc rep_good nonstop_tsc cpuid extd_apicid pni monitor cx16 popcnt lahf_lm cmp_legacy svm extapic cr8_legacy abm sse4a misalignsse 3dnowprefetch osvw ibs skinit wdt hw_pstate vmmcall npt lbrv svm_lock nrip_save
oficina@oficina-System-Product-Name ~ $


Quero uma placa barata
achei essa por 165,00,
Placa de Vídeo Asus NVIDIA GeForce GT 710 1GB, GDDR5 - GT710-SL-1GD5
mas não sei se da certo na minha placa mae
 
Qto aos travamentos não é por motivo de aquecimento pois  o pc fica ligado o dia todo pois trabalho com ele e ja coloquei o dedo do dissipador
do processador e ele trabalha na temperatura ambiente.
O outro dissipador com a inscrição "ASUS" trabalha morno tipo uns 30°.

Os travamnetos são mais frequentes qdo  assisto filme no VLC ou SMPlayer.

Se eu deixar o pc na resolução de  (1024x768)  com o driver  de video on board nativo ,  aí não tem travamentos,  mas a imagem fica ruim demais.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2020, 09:46 por Jose Emilio »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:qual a placa de video ideal para meu sistema?
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2020, 14:51 »
Cara... já tive alguma experiência com essa série do Athlon. Ela hoje sofre mesmo. Aina que com uma GPU dedicada vai dar um sofrida.

Eu atualizaria a Bios e pegaria um Phenom II X4. Verifiquei e essa Motherboard suporta. Aí é contigo... é só uma opinião mesmo.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:qual a placa de video ideal para meu sistema?
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2020, 14:00 »
Cara... já tive alguma experiência com essa série do Athlon. Ela hoje sofre mesmo. Aina que com uma GPU dedicada vai dar um sofrida.

Eu atualizaria a Bios e pegaria um Phenom II X4. Verifiquei e essa Motherboard suporta. Aí é contigo... é só uma opinião mesmo.

+1

Tem um momento em que a obsolescência chega mesmo e não é programada. Nesse momento é preciso considerar seriamente se vale a pena continuar a investir num sistema que de tão antigo pode falhar a qualquer momento, sem aviso,  ou se em vez disso poupar para ter um sistema mais moderno, muito mais capaz e muito mais eficiente do ponto de vista energético.

Uma opinião mais.

Offline Jose Emilio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 262
  • Além da Imaginação
    • Ver perfil
Re:qual a placa de video ideal para meu sistema?
« Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2020, 19:00 »
Conversando a respeito disso com um amigo,  com intermédio de outra pessoa que é técnico de informática
, ele me ajeitou uma  GeForce 9500 GT que tinha sido substituida por estar com defeito.
Aí eu troquei dois reguladores de tensão que estavam em curto e   instalei nessa mesma  máquina  e ficou 10.
 O pc parou de travar
Pelo menos está ligado desde hoje de manhã sem dar problemas.

Testei  3 distros , uma KDE, outra Gnome e o Ubuntu Mate 19.04 64bits e ficou jóia.

obrigado pelas dicas

abs