Ao tentar e não conseguir editar menus no Hoary, muita gente culpa o Ubuntu. Mas a verdade é outra: até a versão 2.6, o Gnome tinha um editor de menus que foi absurdamente esquecido na versão atual, a 2.10, usada pelo Ubuntu 5.04.
Por isso, a comunidade se mexeu e o
ubuntuer Amaranth desenvolveu o menuEditor, um editor rudimentar, mas que quebrava o galho. Ele foi, inclusive encampado pelo Unofficial Starter Guide (Add-On Applications -> How to install Menu Editor for GNOME:).
Aí o Amaranth, de posse de um monte de sugestões (inclusive desse que vos fala...), partiu para o desenvolvimento de um projeto mais ambicioso. Nasceu, assim, o SMEG (Simple Menu Editor for Gnome), um ótimo programa que insere, apaga e edita os menus do Aplicações (com aqueles de Locais e Sistema isso ainda não é possível, mas quem precisa mexer ali?).
Para instalá-lo, clique no endereço abaixo e você será levado para o tópico de discussão que o Ubuntu reservou para ele (Ubuntu Forums > Other Ubuntu Support > 3rd Party Ubuntu Projects > Menu Editor Project):
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=38183Logo abaixo da bela tela de amostra, localize a seção DOWNLOAD.
Em seguida, na linha
deb file for hoary and breezy users - here (should be in breezy universe soon), clique na palavra
here para baixar o programa.
Depois clique no
here da frase que vem logo abaixo:
PyXDG deb for hoary and breezy users - here (should be in breezy main soon) para baixar a biblioteca PyXDG, da qual o SMEG depende.
Agora instale, começando SEMPRE pela biblioteca:
1 - sudo dpkg -i python-xdg_0.14-0ubuntu1~5.04ubp1_all.deb
2 - sudo dpkg -i smeg 0.7.5.deb
Isso feito, é só fechar o terminal e clicar em Aplicações -> Ferramentas do Sistema -> Smeg Menu Editor. Do lado esquerdo, os menus em negrito são os existentes em sua instalação, Clique em qualquer um e os ícones atuais serão exibidos do lado direito,
Para incluir novo item, clique em New Entry;
Para apagar, desmarque o quadradinho à esquerda;
Para editar, clique 02 vezes sobre o nome do programa;
Para inserir um menu, clique em New Menu (embaixo, à esquerda).
Se acontecer de aparecerem 02 ou mais ícones para o mesmo programa (apenas um estará assinalado), abra o Nautilus, clique em Ver -> Exibir arquivos ocultos, depois abra sucessivamente as pastas .local -> share->applications e apague os ícones que estão sobrando (note o pontinho antes da palavra LOCAL; pastas ou arquivos ocultos sempre começam com esse ponto). Taí uma boa maneira de apagar ícones do KDE para quem instalou o kde-desktop e depois apagou.
Se você entende inglês, participe do forum acima, dando sugestões, reportando eventuais bugs ou, melhor ainda, cumprimentando o autor pelo excelente projeto. Aliás, Amaranth responde pessoalmente a todas as mensagens e toda sugestão, se procedente, é incorporada na versão seguinte. Você pode até pedir prá mudar o nome do programa, que muita gente acha feioso (eu, inclusive)..
Por fim: acabo de descobrir que o SMEG já se encontra no repositório
universe, portanto você pode instalá-lo pelo Synaptic ou digitando:
> sudo apt-get install smeg
Espero ter ajudado.
Boa diversão!!!