Autor Tópico: Reprodução de vídeo engasgando  (Lida 6201 vezes)

Offline daltro11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Reprodução de vídeo engasgando
« Online: 07 de Novembro de 2019, 00:24 »
Pessoal, estou gostando bastante do Ubuntu Eoan. É um Gnome realmente bonito e bem afinado esse da versão atual, está bem fluído o uso, MAS estou tendo um problema inconveniente a ponto de me fazer certamente largar da distro caso não consiga resolvê-lo, mesmo que o Gnome seja ótimo (eu gosto de Gnome, mas eu sei dos seus problemas e de como é difícil otimizá-lo para que fique usável, ainda mais com 4gb de RAM).

Não estou conseguindo reproduzir vídeos de forma suave. A cada 7~10 minutos de vídeo dá uma daquelas "engasgadas", como se o vídeo estivesse rebobinando. Não estou assistindo nada em resolução tão alta (720p, Matroska), meu PC é um i3-4005U, 4gb de RAM. Em nenhuma outra distribuição lembro desse problema ocorrer (Debian e Void, pelo menos).

Abaixo segue uma lista de coisas que já tentei fazer, mas sem resultado:

1. Mudar o player de vídeo (o problema acontece tanto no Totem quanto no SMPlayer);
2. Mudar o motor no SMPlayer (acontece tanto com MPV quanto com MPlayer);
3. Ativar a decodificação por hardware (tanto vdpau quanto vaapi, o mesmo problema);
4. Atualizar os drivers de vídeo (pacotes mesa-*, etc), adicionando o PPA Oibaf e depois rodando um "apt upgrade";
5. Criar um arquivo "/etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf" com o seguinte conteúdo:

Código: [Selecionar]
Section "Device"
  Identifier "Intel Graphics"
  Driver "intel"

  Option "TearFree" "true"
  Option "DRI" "3"
EndSection

Espero que exista alguma solução para o problema, estou gostando do Eoan. Como podem ver pelo arquivo acima, estou usando o driver i915, que é o driver open-source da Intel mesmo. Em outras distribuições, lembro de ter um desempenho pouca coisa pior com o modesetting e problemas de tearing.

Ps.: às vezes noto pequenas travadinhas no sistema, mas são realmente ínfimas. Não sei se tem alguma correlação ou não.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2019, 00:30 por daltro11 »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Reprodução de vídeo engasgando
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2019, 15:16 »
Olá, boa tarde

Instalou o ubuntu-restricted-extras, faac e faad?

se não:

Código: [Selecionar]
sudo apt install ubuntu-restricted-extras faac faad

diga se resolveu
Ubuntu Studio 22.04 LTS