Autor Tópico: Windows 10/ Ubuntu SEM TELA DE DUAL BOOT com Laptop Samsung  (Lida 2851 vezes)

Offline guibne82

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Windows 10/ Ubuntu SEM TELA DE DUAL BOOT com Laptop Samsung
« Online: 08 de Dezembro de 2019, 10:29 »
Olá,

Tenho um laptop Samsung, e por isto necessito configurar o boot pra ler o pendrive (enable/disable fast boot, usb, secure  boot, etc) com a instalação do Linux criada com o Rufus.

Fiz tudo, o sistema leu o pendrive no boot e instalei com sucesso o Ubuntu (última versão 19.10) junto com o Windows 10 que já estava instalado.

O problema é que ele pede então para reiniciar após a instalação e aí eu não posso arrancar nem deixar o pendrive já que precisei forçar a leitura do pendrive.  Já tentei das duas formas, tirando o pendrive ou deixando. Se deixo ele vai ler o pendrive e abrir a instalação do Ubuntu outra vez. Se tiro ele não consegue ler nada. Se tiro e configuro o boot normal anterior ele vai abrir o Windows 10. A TELA DO DUAL BOOT NÃO APARECE NUNCA E NÃO POSSO INICIAR O UBUNTU QUE ESTÁ PERFEITAMENTE INSTALADO.

Uma observação final, antes de instalar criei uma partição nova com o diskmgmt.msc no Windows de uns 150 GB mas na tela de instalação do Ubuntu fui pela opção INSTALAR COM O WINDOWS. Tentei e a OPÇÂO AVANÇADA também mas aí ele pede pra selecionar a partição, raíz, etc e não tenho idéia.  Até preferia instalar separado mas agora já foi e quero apenas acessar o dual boot.

ALGUÉM PODERIA AJUDAR POR FAVOR, SOU LEIGO CLARO.

Grato,
Guilherme
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2019, 11:24 por guibne82 »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Windows 10/ Ubuntu SEM TELA DE DUAL BOOT com Laptop Samsung
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2019, 19:29 »
Talvez seja a questao de (re)instalar o grub. Dê uma olhada no link, e qualquer dúvida retorne a saída de "sudo parted -l" aqui.

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html


Uma observação final, antes de instalar criei uma partição nova com o diskmgmt.msc no Windows de uns 150 GB mas na tela de instalação do Ubuntu fui pela opção INSTALAR COM O WINDOWS. Tentei e a OPÇÂO AVANÇADA também mas aí ele pede pra selecionar a partição, raíz, etc e não tenho idéia.  Até preferia instalar separado mas agora já foi e quero apenas acessar o dual boot.


Se entendi, sua intenção era instalar o Ubuntu nesses 150GB. Acho que a melhor saída é sim usar a opção avançada, a raiz você poderia marcar como o ponto de montagem dessa partição e marcar para formatá-la com EXT4 e indicar o ponto de instalação do grub. Mas pode precisar de partições adicionais por causa do EFI, se for seu caso. E tem a Swap também e /home separada, mas é opcional.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Windows 10/ Ubuntu SEM TELA DE DUAL BOOT com Laptop Samsung
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2019, 00:09 »
Primeiro que tudo, não se pode ser totalmente leigo se pretendemos instalar qualquer SO e ainda menos se tencionamos ter um dual-boot ou multi-boot. E mesmo se formos veteranos devemos ter sempre cópias de segurança dos ficheiros pessoais importantes e uma pen de instalação do Windows antes de prepara uma instalação do Ubuntu porque, mesmo sabendo, as coisas podem correr mal.

A saber:
  • Qualquer computador moderno (menos de 10 anos) não tem BIOS, tem UEFI e isto implica saber os requisitos do modo UEFI que são diferentes
  • O tipo de particionamento para arranque dual com Windows tem obrigatoriamente que ser GPT (se o Windows vem instalado de fábrica este requisito está garantido)
  • O modo em que arranca a pen de instalação do Ubuntu - UEFI ou BIOS/CSM/Lrgacy - determina o modo de instalação e, por isso (verponto seguinte >)
  • Temos que saber manejar o firmware (UEFI) para selecionar/alterar, pelo menos, o modo "UEFI only"ou equivalente (preferível) a após a instalação do Ubuntu alterar a ordem de arranque para "Ubuntu, se necessário (PCs antigos - BIOS - arrancam a partir da MBR da primeira drive e PCs atuais -UEFI - arrancam a partir de fiheiros .efi residentes na partição de sistema EFI)


Agora vamos ao que interessa: Por favor aceda às configurações UEFI, procure o menu Boot (ou equivalente) e onde encontrar "Windows Booloader Manager" verifique se tem ou não adicionalmente uma entrada "Ubuntu". Se sim selecione e confirme as alterações. Se tudo o mais estiver correto deverá arrancar para um menu Grub onde pode selecionar Ubuntu ou Windows.