Autor Tópico: Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)  (Lida 603 vezes)

Offline chinesedg

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Online: 07 de Setembro de 2019, 13:53 »
Tenho a instalação Ubuntu 18.04 LTS instalada em um PC com:

Processador: Intel® Core™ i3-2100 CPU @ 3.10GHz
Memória:4 GB DDR3
Placa de Vídeo: Nvidia NVC1
Gnome: 3.28.2
Sistema: 64 bits

Não existe um dia sequer que eu não tenha que resetar o equipamento pois o sistema simplesmente congela não permitindo eu desligar exceto pelo botão de RESET físico. Estou ficando desanimado pois sou iniciante e nem imagino o que pode estar ocasionado o problema. Existe alguma forma de verificar o sistema via linha de comando ou algum programa que possa verificar o porquê da instabilidade do sistema? Me ajudem pois está desanimadora a situação. Se tiver que formatar o equipamento novamente, o que já fiz 3x, com certeza voltarei para o Windows. Lamentável pois falam tão bem do Linux mas começo a perceber que não é bem assim. Help me!

Offline Anderson_Coelho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2019, 15:20 »
Isso parece estar relacionado com a placa Nvidia. Já olhou em drivers adicionais por algum driver? Testou para ver se ocorre tanto com o driver proprietário quanto com o do kernel? Se não for isso, posta a saída do comando lspci -nnk aqui no fórum.

Uma dica para tentar evitar usar o botão físico para forçar o desligamento é entrar no tty. Quando o problema ocorrer, aperte Ctrl Alt F1, deve aparecer uma tela preta para vc fazer login, aí vc vai poder reiniciar com um "sudo reboot". Vc pode até tentar outros comandos, e depois Ctrl Alt F7 para voltar a tela do ambiente gráfico. Outra dica para reiniciar é apertar Alt e PrintScreen (segurar os dois), e digitar e soltar, uma a uma, as teclas R E I S U B.

Offline chinesedg

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2019, 13:23 »
Agradeço as dicas para reiniciar o equipamento já que não sabia como fazer o CTRL+Alt+del do windows aqui no linux.

Eis a resposta ao comando:

00:00.0 Host bridge [0600]: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller [8086:0100] (rev 09)
   Subsystem: Dell 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: snb_uncore
00:01.0 PCI bridge [0604]: Intel Corporation Xeon E3-1200/2nd Generation Core Processor Family PCI Express Root Port [8086:0101] (rev 09)
   Kernel driver in use: pcieport
00:16.0 Communication controller [0780]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 [8086:1c3a] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: mei_me
   Kernel modules: mei_me
00:16.3 Serial controller [0700]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family KT Controller [8086:1c3d] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family KT Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: serial
00:19.0 Ethernet controller [0200]: Intel Corporation 82579LM Gigabit Network Connection (Lewisville) [8086:1502] (rev 04)
   Subsystem: Dell 82579LM Gigabit Network Connection (Lewisville) [1028:047e]
   Kernel driver in use: e1000e
   Kernel modules: e1000e
00:1a.0 USB controller [0c03]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 [8086:1c2d] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: ehci-pci
00:1b.0 Audio device [0403]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller [8086:1c20] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: snd_hda_intel
   Kernel modules: snd_hda_intel
00:1c.0 PCI bridge [0604]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 [8086:1c10] (rev b4)
00:1c.2 PCI bridge [0604]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 3 [8086:1c14] (rev b4)
00:1d.0 USB controller [0c03]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 [8086:1c26] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: ehci-pci
00:1e.0 PCI bridge [0604]: Intel Corporation 82801 PCI Bridge [8086:244e] (rev a4)
00:1f.0 ISA bridge [0601]: Intel Corporation Q65 Express Chipset LPC Controller [8086:1c4c] (rev 04)
   Subsystem: Dell Q65 Express Chipset Family LPC Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: lpc_ich
   Kernel modules: lpc_ich
00:1f.2 SATA controller [0106]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port Desktop SATA AHCI Controller [8086:1c02] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port Desktop SATA AHCI Controller [1028:04ad]
   Kernel driver in use: ahci
   Kernel modules: ahci
00:1f.3 SMBus [0c05]: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller [8086:1c22] (rev 04)
   Subsystem: Dell 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller [1028:04ad]
   Kernel modules: i2c_i801
01:00.0 VGA compatible controller [0300]: NVIDIA Corporation GF108 [GeForce GT 730] [10de:0f02] (rev a1)
   Kernel driver in use: nouveau
   Kernel modules: nvidiafb, nouveau
01:00.1 Audio device [0403]: NVIDIA Corporation GF108 High Definition Audio Controller [10de:0bea] (rev a1)
   Kernel driver in use: snd_hda_intel
   Kernel modules: snd_hda_intel

Offline anonimato82

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2019, 15:42 »
O Ubuntu travava muito no meu notebook com placa NVIDIA. Agora eu utilizo o POP_OS! nesse que tem placa NVIDIA.

Offline Anderson_Coelho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2019, 18:05 »
Testou com o driver proprietário também? Vc pode instalá-lo buscando pelo programa "Drivers Adicionais".

Quando o problema ocorre, o tty entra normal? Notou alguma correlação entre os congelamentos e, talvez, algum programa que vc usa?

Offline anonimato82

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2019, 23:40 »
Já testei com o driver proprietário também, também trava!

Offline chinesedg

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2019, 14:07 »
Já li artigos dizendo que o Ubuntu é pesado e requer memória. Uso programas que consomem bastante memória e meu navegador, Chrome, geralmente tem várias abas abertas o que requer muito deste recurso. Passei o PC para 8GB. Se ele voltar a travar aí com certeza é a placa de vídeo. Não sei dizer como saber se o driver e proprietário. alguma dica? Se parar de travar posto aqui.

Offline Anderson_Coelho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2019, 15:36 »
Pela saída do lspci que vc postou aqui, o driver em uso aí é o do kernel. Para testar o proprietário, procure por "Drivers adicionais" como sugeri.

Offline chinesedg

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2019, 13:23 »
Então Anderson! Meu medo é este, utilizar o Driver proprietário. Uma vez segui um tutorial que que baixava um driver da Nvidia pelo terminal no que ocorreu tudo bem. Desliguei o PC e quando religuei o a resolução estava mudada as cores completamente pálidas e eu não consegui reverter o problema tendo que reinstalar o Ubuntu. Procurei por Drivers adicionais e me deu estas opções (Anexo). acha seguro que eu mude e fazendo isso consigo reverter?

Offline Anderson_Coelho

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2019, 15:41 »
O melhor, na minha opinião, é tentar sempre usar o driver opensource e ver se ele atende, pois o driver proprietário pode sim trazer alguns problemas. Mas no seu caso, penso valer a pena testar!

Eu marcaria a primeira opção dos "Drivers Adicionais" para testar. Se quiser voltar atrás, vc pode tentar remarcar a opção atual conforme essa imagem que postou, ou ainda usar o terminal ou o tty (Ctrl Alt F1) com o comando sudo apt purge nvidia-driver-390 e depois um sudo reboot.

O tty salva quando vc não consegue nem iniciar o ambiente gráfico corretamente, ocorre um problema no login, etc. Então ele é uma boa garantia para reverter essa mudança. Teste ele aí antes de mudar, aperte Ctrl Alt F1, e faça login com usuário e senha. Para voltar ao ambiente gráfico, use Ctrl Alt F7.

Outra forma de reverter um possível problema, é usar a opção de inicialização "nomodeset", que vc pode fazer direto na tela do grub ou alterando o arquivo /etc/default/grub na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT, acrescentando nomodeset dentro das aspas, ficando tipo "quiet splash nomodeset". Vc pode fazer isso pelo tty se souber usar o editor de texto nano (dê uma olhada), mas só faça no caso do driver proprietário der problema.

Se o driver falhar, de alguma dessas formas vc consegue reverter e seguir usando o PC para mudar o que mais precisar. Aconselho ver esse driver sim já que vc está tendo problemas, mas dê uma estudada antes sobre como reverter. Só entenda que a causa desse problema pode ser outra, como um problema de hardware por exemplo, ou até o uso da RAM, mas penso valer o teste.

Offline chinesedg

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2019, 15:29 »
Efetuei a sugestão do Anderson e estou usando Driver proprietário da Nvidia. Vamos ver se os travamentos param. Postarei em breve se parou.