Autor Tópico: Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)  (Lida 10815 vezes)

Offline Ana Lucia Camphora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • nova usuária do ubuntu enfrentando problemas
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2019, 18:20 »
Isso parece estar relacionado com a placa Nvidia. Já olhou em drivers adicionais por algum driver? Testou para ver se ocorre tanto com o driver proprietário quanto com o do kernel? Se não for isso, posta a saída do comando lspci -nnk aqui no fórum.

Uma dica para tentar evitar usar o botão físico para forçar o desligamento é entrar no tty. Quando o problema ocorrer, aperte Ctrl Alt F1, deve aparecer uma tela preta para vc fazer login, aí vc vai poder reiniciar com um "sudo reboot". Vc pode até tentar outros comandos, e depois Ctrl Alt F7 para voltar a tela do ambiente gráfico. Outra dica para reiniciar é apertar Alt e PrintScreen (segurar os dois), e digitar e soltar, uma a uma, as teclas R E I S U B.


Olá Anderson,

acabei de entrar no fórum pois estou enfrentando problemas de travamento para usar o Lightwork, onde nem consigo rodar os vídeos que quero editar. No geral, o notebook que só tem uns 6 meses (Dell) está lento e eu não sou uma expert em informática. Será que você pode me indicar um caminho? Parte dos meus projetos estão travados com o Ubuntu e estou começando a me arrepender dessa escolha. Aqui estão os dados básicos da máquina.
Muitíssimo grata! Ana Lucia

Ubuntu 18.04.3lts
Memória 3,8 GiB
processador intel core i3-7020u cpu 2.30ghz x 4
grafico intel/kabylake gt2f
gnome 3.28.2
sistema 64
disco 978,2 gb
Ana Lucia

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Ubuntu travando direto (Quase voltando para Windows)
« Resposta #16 Online: 26 de Dezembro de 2019, 19:20 »
Problema ocorre apenas com o Lightwork? A placa de vídeo do seu notebook é a integrada da Intel ou tem outra dedicada? Porque imagino que deva ser difícil usar o Lightwork só com VGA integrada, mas não tenho experiência com o programa para saber.

Mas dei uma olhada rápida no fórum do Lightworks, em inglês, e na seção sobre Linux, o primeiro post sugere umas configurações do programa que talvez te ajudem, dá uma olhada:

https://www.lwks.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=217&id=194770&Itemid=81#ftop

Mas você vai ter que criar uma conta, porque a resposta que interessa mostra imagens com as configurações indicadas e o fórum só exibe as imagens para usuários que fizerem o login, pelo que vi aqui.