Autor Tópico: Desempenho da interface gráfica e nova versão do kernel não funciona  (Lida 9001 vezes)

Offline juliohenrique3150

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Sou novo no Ubuntu e também no fórum (por isso se tiver feito algo de errado não hesite em me dizer)

Então, o meu problema é com a interface gráfico do Ubuntu 19.04. O que acontece é que muitas das vezes em que ligo o notebook ela trava muito quando passo o mouse por cima dos ícones, as animações também, uma hora ou outra eu ligo o notebook e até que não tanto assim. Os drivers mesa estão instalados. Algo interessante que percebi foi que isso não acontece muito com programas com gráficos 3D (Godot Engine, por exemplo).

E ainda tenho outro problema: ao atualizar o kernel para a versão 5.0.0-13, quando tentei iniciá-lo simplesmente não funcionou! A tela ficou preta e nada, não sei se tem algo relacionado com a questão anterior mas resolvi relatar também.

Nota: não consegui instalar os drivers gráficos proprietários.

Então eu gostaria de saber se alguém tem uma solução para esses dois problemas ou pelo menos algo que possa amenizar. Aqui estão alguns dados que podem ser úteis:

System:
  Host: com Kernel: 5.0.0-13-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Gnome 3.32.2
  Distro: Ubuntu 19.04 (Disco Dingo)
Machine:
  Type: Laptop System: Positivo Informatica SA product: C14RV01
  v: 1.00.05_SIM serial: <root required>
  Mobo: Positivo Informatica SA model: C14RV01 v: SIM
  serial: <root required> BIOS: American Megatrends v: 1.00.05
  date: 10/03/2012
Battery:
  ID-1: BAT0 charge: 0% condition: 8.6/31.7 Wh (27%)
CPU:
  Topology: Dual Core model: AMD C-60 APU with Radeon HD Graphics bits: 64
  type: MCP L2 cache: 512 KiB
  Speed: 801 MHz min/max: 800/1000 MHz Core speeds (MHz): 1: 1019 2: 802
Graphics:
  Device-1: AMD Wrestler [Radeon HD 6290] driver: radeon v: kernel
  Display: x11 server: X.Org 1.20.4 driver: ati,radeon
  unloaded: fbdev,modesetting,vesa resolution: 1366x768~60Hz
  OpenGL: renderer: AMD PALM (DRM 2.50.0 / 5.0.0-13-generic LLVM 8.0.1)
  v: 3.3 Mesa 19.2.0-devel (git-159abd5 2019-07-27 disco-oibaf-ppa)
Audio:
  Device-1: AMD Wrestler HDMI Audio driver: snd_hda_intel
  Device-2: AMD SBx00 Azalia driver: snd_hda_intel
  Sound Server: ALSA v: k5.0.0-13-generic
Network:
  Device-1: JMicron JMC250 PCI Express Gigabit Ethernet driver: jme
  IF: enp3s0f5 state: down mac: 80:ee:73:58:cc:01
  Device-2: Realtek RTL8188CE 802.11b/g/n WiFi Adapter driver: rtl8192ce
  IF: wlp6s0 state: up mac: 5c:c9:d3:22:29:d2
Drives:
  Local Storage: total: 465.76 GiB used: 10.74 GiB (2.3%)
  ID-1: /dev/sda vendor: Hitachi model: HTS547550A9E384 size: 465.76 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 59.47 GiB used: 10.74 GiB (18.1%) fs: ext4 dev: /dev/sda5
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 80.0 C mobo: N/A gpu: radeon temp: 74 C
  Fan Speeds (RPM): N/A
Info:
  Processes: 223 Uptime: 18m Memory: 3.32 GiB used: 1.32 GiB (39.7%)
  Shell: bash inxi: 3.0.33
« Última modificação: 27 de Julho de 2019, 20:02 por juliohenrique3150 »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Desempenho da interface gráfica e nova versão do kernel não funciona
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2019, 11:39 »
Para computador com AMD C-60 não é aconselhável usar o Ubuntu padrão com Gnome. O flavour do Ubuntu mais indicado para vc seria o Lubuntu, talvez o Xubuntu (é questão de vc também). Daria para vc instalar uma interface gráfica por cima do Gnome, talvez valha mais para teste, pq acho melhor instalar um outro flavour do zero por questão de desempenho.

Sobre o kernel, consegue usar com uma versão mais antiga? Vc pode ir em opções avançadas na tela do Grub. Se conseguir, vc pode instalar instalar algum ambiente gráfico mais leve como xfce, lxde ou lxqt  e ir testando. O que vc gostar mais, aí pega o flavour correspondente e faz instalação limpa.

Sobre driver, vc não precisa instalar. Essa APU é antiga, nem suporte para amdgpu tem, que eu saiba, e o driver em uso é o radeon que já vem no kernel. Antigamente tinha o driver proprietário fglrx, mas nem é mais desenvolvido e muito provavelmente nem valeria a pena instalar nas versões mais novas do Ubuntu.

Offline juliohenrique3150

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Desempenho da interface gráfica e nova versão do kernel não funciona
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2019, 18:04 »
Obrigado pela resposta. Além desses flavours, que opções tenho? Kubuntu é uma delas?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Desempenho da interface gráfica e nova versão do kernel não funciona
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2019, 18:28 »
Não acho o Kubuntu uma boa no seu caso, mas como alternativa para usar o KDE tem como usar o Ubuntu minimal e instalar o KDE mais enxuto possível para ficar mais leve. Mas aí teria que estudar quais pacotes instalar e ir testando.

Outros ambientes gráficos, acho que os mais comuns, são o Cinnamon (padrão do Linux Mint) e o Mate, esses dois mais leves que Gnome e KDE porém mais pessados que XFCE, LXDE e LXQT. Na vdd isso de "mais pesaso" pode até variar de uma versão para outra, questão de testar mesmo.

Considero melhor para vc testar o Xubuntu e Lubuntu (até a versão 18.04, o Lubuntu usava LXDE, depois disso passou a ser LXQT, mas pode usar a 18.04 se quiser pois tem suporte estendido). Sobre outras distros, se for seu interesse, o Debian é mais enxuto que o Ubuntu, então se vc escolher o ambiente gráfico certo pode ficar melhor (lembre-se que esse fórum não fornece suporte para o Debian). Tem o Linux Mint também.