Autor Tópico: Preparação e instalação do Ubuntu 18.04 LTS em um SSD de 120 GB.  (Lida 3939 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Amigos, boa tarde!
Estou tentando estrear na tecnologia SSD, mas ainda não domino essa boa novidade! Possuo um Desktop com dois HDs(500 e 160 GB),ambos com o Ubuntu 18.04 LTS e dois Notes com o mesmo sistema. Resolvi aderir a tecnologia de  Estado Sólido,mas tenho inúmeras dúvidas, mesmo reviran os vídeos tutoriais no Yutube. Já fui à seção de "Busca", mas não consegui nada a respeito, principalmente a partir do primeiro uso, como modo de formatação e etc. Em outro sistema, vi algo parecido, mas não revela o tipo de partição usada pelo nosso Ubuntu,que é a ext4. Estou no aguardo de alguma solução. Ufraternal abraço,
Marcopolo :)
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Preparação e instalação do Ubuntu 18.04 LTS em um SSD de 120 GB.
« Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2019, 17:44 »
Salve Marcopolo, como andas de saude?

Nao tem segredo algum, a vida util de um SSD atual e praticamente a mesma de um HD tradicional.

Vc tera que fazer os passos;

-------------------------------------------------------------------------------
-seleciona no bios o modo AHCI

- Selecionar na sua bios para dar boot sempre por UEFI que e o sistema ""novo"".

-se os seus HDs antigos estiverem conectados nessa maquina desconecte e deixe somente o seu SSD, para evitar perdas desnecessarias e alguma outra confusao durante a instalação.

- use o particionador automatico do Ubuntu(ele vai criar as partiçoes automaticamente pra vc)

-----------------------------------------------------------------------------------

Se vc quiser particionar manualmente;

-seleciona no bios o modo AHCI

- Selecionar na sua bios para dar boot sempre por UEFI que e o sistema ""novo"".

-criar a partição de boot UEFI com 400 megas.

-criar a  partição /

e pronto!!!

*como seu SSD e de 120giga nao recomendo fazer outra partição, nem deixar a home separada, se por ventura tiver que guardar algum backup use seus hds mais lentos e deixe o SSD somente apra o sistema operacional e seus documentos e programas.

veja mais informação em varios lugares por ai!!!

https://www.youtube.com/watch?v=N6sj1o-Gy60


« Última modificação: 21 de Junho de 2019, 17:48 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:Preparação e instalação do Ubuntu 18.04 LTS em um SSD de 120 GB.
« Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2019, 20:26 »
Salve Marcopolo, como andas de saude?

Nao tem segredo algum, a vida util de um SSD atual e praticamente a mesma de um HD tradicional.

Vc tera que fazer os passos;

-------------------------------------------------------------------------------
-seleciona no bios o modo AHCI

- Selecionar na sua bios para dar boot sempre por UEFI que e o sistema ""novo"".

-se os seus HDs antigos estiverem conectados nessa maquina desconecte e deixe somente o seu SSD, para evitar perdas desnecessarias e alguma outra confusao durante a instalação.

- use o particionador automatico do Ubuntu(ele vai criar as partiçoes automaticamente pra vc)

-----------------------------------------------------------------------------------

Se vc quiser particionar manualmente;

-seleciona no bios o modo AHCI

- Selecionar na sua bios para dar boot sempre por UEFI que e o sistema ""novo"".

-criar a partição de boot UEFI com 400 megas.

-criar a  partição /

e pronto!!!

*como seu SSD e de 120giga nao recomendo fazer outra partição, nem deixar a home separada, se por ventura tiver que guardar algum backup use seus hds mais lentos e deixe o SSD somente apra o sistema operacional e seus documentos e programas.

veja mais informação em varios lugares por ai!!!

https://www.youtube.com/watch?v=N6sj1o-Gy60
Platão, meu nobre colega! Eu demoro um certo tempo a vir aqui no fórum, mais estou sempre nas batalhas com o nosso ubuntu, desde 2007, com o 7.04 LTS(Feisty)! Como há esta nova tecnologia, não poderia deixar passar, até porque, é muito interessante! Querido amigo, vou deixando a vida me levar e, neste Domingo passado, completei 76 anos e usando o cérebro para não "brocar"! Muitíssimo obrigado pelo pronto retorno! Recebi sua mensagem pelo celular e estava fora de casa! Vou imprimir sua prestimosa dica e amanhã, tento implementar! Muitos colegas, se retiraram do Fórum, e ainda bem que vc continua por aqui! ;D
Aquele fraternal abraço! Fique bem!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1