Autor Tópico: Re:fsck [RESOLVIDO]  (Lida 4350 vezes)

Offline Cesar_Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:fsck [RESOLVIDO]
« Online: 17 de Abril de 2019, 14:53 »
Olá
A versão do OS é Ubuntu 18.04.2 LTS, RAM de 3,8G (4G), Processador Intel® Celeron(R) CPU B800 @ 1.50GHz × 2, Gráficos  Intel® Sandybridge Mobile, GNOME 3.28.2, Sistema 64 bits, Tamanho da partição 154,5G.

Problema: ao acessar o recovery modo não consigo usar a ferramenta fsck e a ferramenta de reparação de pacotes quebrados pois a net não está ativada automaticamente e se eu tento fezê-lo pela ferramenta de ativação também dá erro.
Na foto mostro apenas um exemplo, eu não tento fazer isso pelo terminal (mas veja que também dá erro) a foto é só exemplo.
Obrigado.

« Última modificação: 09 de Maio de 2019, 04:31 por Cesar_Souza »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:fsck
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2019, 04:29 »
Olá Cesar_Souza.

Vamos por partes, você está relatando dois erros!

1) Checagem de sistema de arquivos
2) Pacotes quebrados

Seu sistema está dando o boot?  Você consegue entrar em sua sessão?  Se consegue entrar na sessão tem como corrigir os pacotes quebrados na maioria dos casos.

Você não poderá checar seu sistema de arquivos com a partição montada.

Você terá que usar um Live-Pendrive para isso. Carrega a sessão live e daí manda ele checar o seu sistema de arquivos com a partição desmontada!

Agora se quiser fazer alterações na sua partição, você terá que monta-la com permissão de gravação pois o modo recovery monta a partição só em modo
leitura por padrão.


Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Cesar_Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:fsck
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2019, 16:11 »
Olá Galactus.

Não companheiro, são três problemas, porém no meu entendimento com a mesma raiz.
Veja, estas são as telas (só para que não haja dúvida). Na 1º selecionando a 2ª opção entramos na tela onde ficam as ferramentas propriamente ditas. No meu caso a opção "dpkg" Reparar pacotes quebrados, que funcionava normalmente, depende da 7ª opção Montar rede para que o dpkg possa acessar a net (ou como era quando funcionava, já conectava automaticamente, só selecionava a opção dpkg e tudo se fazia automaticamente).
Quando reinicio o pc, entro no recovery de novo e tento usar o fsck para reparas os arquivos o sistema informa que a partição está montada. ai eu estresso.
Dessa forma eu pergunto: Estas funções na tela de recuperação ainda são funcionais ou estão lá por defeito, apenas aguardando uma atualização para serem substituídas por outras no futuro? Se sim, não funcionam pelo motivo que for; ok beleza desculpe o mal jeito. Caso contrário, há uma forma de repará-las, ou só reinstalando?
Agradeço sua atenção Galactus e desculpe qualquer coisa.


(Imagens genéricas retiradas da net)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:fsck
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2019, 06:50 »
Cesar_Souza, você está se estressando pois não entendeu como o sistema funciona.

As opções de recuperação funcionam bem quando o usuário sabe o que está fazendo. Elas requerem um entendimento mais avançado sobre o sistema. 

Por exemplo, o dpkg não acessa a internet!  Quem faz isso é o apt. O apt baixa os pacotes .deb e depois de baixados, para que eles sejam descompactados e instalados, o apt automaticamente chama o dpkg!   

O dpkg só pode corrigir pacotes quebrados já baixados na sua máquina, o arquivo .deb . Se por ventura alguma dependência não foi baixada ele nao vai poder corrigir o problema.

A opção de ativar a rede só vai funcionar facilmente numa conexão cabeada com dhcp ativo. Se for Wifi ou cabeada que precise de algum tipo de autenticação, provalmente não vai funcionar sem configurações adicionais pelo terminal.

Quanto a checagem do sistema de arquivos, o fsck, eu já tinha explicado, mas parece que você ignorou essa parte!  Mas de novo, novamente, outra vez:

O fsck só funciona em uma partição DESMONTADA!   

Quando você escolhe a opção de usar o fsck ele avisa que vai MONTAR a partição.  Portanto não será possível realizar o comando fsck com a partição montada!   Você teria que desmontar a partição para executar o fsck!

Por isso falei acima pra você usar um live-usb, pode ser mais fácil para você, você teria um modo gráfico, internet e pode acessar suas partições para realizar as  mudanças necessárias.


Então voltando ao começo! 

1) Se você quiser corrigir erros do sistema de arquivos, o fsck, que  não tem nada haver com pacotes quebrados, use o live-usb para isso!  Se não souber como fazer só avisar que te explico.

2) Se o problema é o de pacote quebrado e seu sistema está dando o boot normalmente, ou seja, você pode fazer Login nele, é muito mais fácil de corrigir o problema de pacote quebrado após o Login no sistema.

3) Você não explicou se seu sistema dá ou não boot! Se o problema é do fsck ou do dpkg. Ou se tem os dois problemas!  É preciso deixar o problema claro para poder te ajudar.  Se o problema for no sistema de arquivos primeiro vamos ter que corrigi-lo, senão nada mais funciona. Nem dpkg, nem rede nem nada!

4) Qual sua versão do Ubuntu ou derivado? 32 ou 64bits?

Passou o cartão? 

É uma gíria para : "Entendeu?"     
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Cesar_Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:fsck
« Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2019, 02:03 »
Olá Galactus.

Sistema 64 bits Ubuntu 18.04.2 LTS, sim o boot está perfeito.

Sim, li e compreendi seus textos, apenas discordo em parte.
Usava (no passado) em outras versões do Ubuntu e do Lubuntu as funções referidas da forma que expliquei anteriormente. Elas funcionavam.
Quanto ao fsck que parece ser o pivô da nossa discordância, pelo que eu entendia do texto de  saída era que ele executava em um modo "somente leitura" e informava, geralmente, se havia algum erro ou não. Hoje ele aborta a execução.
O importante é que você esclareceu que não há erro.
Agradeço muitíssimo sua disposição e mais uma vez peço desculpas por qualquer transtorno.

Desculpe, não uso cartão, só boleto mesmo...  ;D

Obs: Você leu meu primeiro post? Lá eu já havia informado o tipo de sistema entre outras coisas.
« Última modificação: 22 de Abril de 2019, 02:06 por Cesar_Souza »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:fsck
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2019, 21:54 »
Olá Cesar, tudo bem?

Esse comportamento que você descreveu é típico de quando você está tentando fazer o fsck na partição raiz. Dependendo da situação, e do estado dessa partição, o fsck pode não conseguir rodar mesmo. A dica, então, é dar boot com um LiveCD ou LivePendrive, e checar as partições com ele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cesar_Souza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:fsck [RESOLVIDO]
« Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2019, 04:30 »
Obrigado a todos  ;)
« Última modificação: 09 de Maio de 2019, 04:34 por Cesar_Souza »