Autor Tópico: intel graphics tools ubuntu 18.04 lts  (Lida 9167 vezes)

Offline bode!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • i, here...
    • Ver perfil
intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Online: 01 de MAR?O de 2019, 17:35 »
alguém sabe quando sera lançado uma atualização do driver gráfico para o ubuntu 18.04 ?
Tento instalar mas recebo a mensagem que a distribuição não e aceita.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #1 Online: 01 de MAR?O de 2019, 18:15 »
Vc está tentando instalar como?

Offline bode!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • i, here...
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #2 Online: 01 de MAR?O de 2019, 18:59 »
Pelo site da própria intel, tentei também por outros sites, verifiquei se o instalador possuía suporte para meu processador e sua gpu, possui mas o que da o erro e a distro, já fiz em distros anteriores e obtive sucesso.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #3 Online: 02 de MAR?O de 2019, 18:35 »
Mas qual arquivo vc baixou do site? E qual a sua placa de vídeo? Poste a saída de "lshw -C display" (sem aspas).

Andei pesquisando sobre a PPA Oibaf e tem suporte para o Ubuntu 18.04. Nunca usei, mas parece ser uma PPA bem limpa e sei que muito gente usou/usa. Dá uma olhada:

https://launchpad.net/~oibaf/+archive/ubuntu/graphics-drivers?field.series_filter=bionic

Talvez essa seja a forma mais fácil de vc atualizar.

Offline bode!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • i, here...
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #4 Online: 03 de MAR?O de 2019, 15:15 »
descrição: VGA compatible controller
       produto: Core Processor Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 02
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:26 memória:b0000000-b03fffff memória:a0000000-afffffff porta de E/S:4050(tamanho=8) memória:c0000-dffff

baixei uma ferramenta da intel dentro do próprio site na aba download, antes de baixar, certifiquei de que era para essa placa de video.

Offline bode!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • i, here...
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #5 Online: 03 de MAR?O de 2019, 15:25 »
O acelerador gráfico do oibaf não funciona para essa placa intel graphics

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #6 Online: 03 de MAR?O de 2019, 16:26 »
Olhando o site aqui, percebi que muitos drivers tem só para Windows. Isso não supreende pq a Intel tem fama de trabalhar bem próximo ao Kernel Linux já implementando os drivers ali mesmo. Assim, realmente não tem muito sentido instalar os drivers dessa forma. E eu fiquei curioso também pq o seu processador é um Core i de primeira geração? HD 2000? Pq se for, não encontrei drivers no site que não fosse para Windows para HD 2000/3000/4000. Então eu ainda não sei qual arquivo vc baixou. Tente colocar o link aqui ou, pelo menos, o nome do arquivo.

Eu estou olhando por aqui:
https://downloadcenter.intel.com/pt-br/product/80939/Drivers-gr-ficos

Se não souber o modelo do processador, olhe com "lshw -C processor | grep product".

E sobre a instalação, vc está tentando é por um script .sh no terminal? Coloque a saída do erro aqui, um link de imagem para podermos ver melhor.

Outra coisa, algum motivo especial para vc querer esse driver? Pq pelo que vi, o driver do kernel está funcionando para vc aí.

Offline bode!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • i, here...
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #7 Online: 03 de MAR?O de 2019, 16:44 »
O motivo para instalação e para jogar alguns jogos leves, o acelerador gráfico não funciona nesse driver genérico, a intel disponibiliza uma ferramenta para o linux, no qual faz a instalação por meio de um programa, ja utilizei ele em outras versões, mas nessa versão ele me diz que a distribuição não e compatível.

https://1.bp.blogspot.com/-duxGFoN9rN4/WUSVzzgHlYI/AAAAAAAAYM4/AQAQTWCK2rcRn6mO4fA9Pa5m_d1iAHwwACLcBGAs/s1600/Sem%2Bt%25C3%25ADtulo.png

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #8 Online: 03 de MAR?O de 2019, 17:18 »
Pelo que li, essa ferramenta foi descontinuada:

https://01.org/linuxgraphics/downloads/update-tool

Observe o final, onde fala que ela não é mais necessária.

A aceleração de hardware funciona nesse driver da Intel também. Instale o pacote mesa-utils e veja com o comando:

Código: [Selecionar]
glxinfo | grep "direct rendering"

Offline bode!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • i, here...
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #9 Online: 03 de MAR?O de 2019, 17:53 »
Realmente vi que ela foi descontinuada, mas pelo que me parece o driver genérico consegue acelerar o hardware como a ferramenta fazia, correto ?

sobre o comando, o resultado foi esse; direct rendering: Yes
então significa que o hardware ja esta sendo acelerado pelo driver genérico, certo ?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #10 Online: 03 de MAR?O de 2019, 18:36 »
É exatamente isso q eu entendo!

Se vc está tentando rodar um jogo que funcionava antes, mas que agora não funciona mais, aí teríamos que ver esse caso até porque pode ser alguma particularidade dessa versão do Ubuntu, e não necessariamente relacionada ao driver.

Offline bode!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • i, here...
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #11 Online: 03 de MAR?O de 2019, 21:48 »
Bom, o counter strike esta rodando e outros jogos fps, o único em particular que parou de rodar, foi o dota 2, nas versões  anteriores ele rodava, então pode ser que realmente seja problema na versão atual.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #12 Online: 04 de MAR?O de 2019, 11:42 »
É pela Steam que vc está tentando rodar? O jogo nem inicia então? Na central do comunidade do jogo na Steam, se vc buscar por "ubuntu 18.04", verá que teve uma atualização do jogo que causou problemas. Talvez tenha alguma solução que funcione para vc.

Offline bode!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • i, here...
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #13 Online: 10 de MAR?O de 2019, 21:55 »
Verifiquei na comunidade, realmente houve um problema nessa atualização, mas o meu problema esta relacionado ao open gl, minha gpu nao suporta mais o jogo, agora o dota 2 pede o open gl 3.1, se não me falhe a memoria, minha gpu possui a 2.5 ou algo do tipo.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:intel graphics tools ubuntu 18.04 lts
« Resposta #14 Online: 11 de MAR?O de 2019, 19:58 »
Pelo que li na página da Steam, o jogo requer Intel Graphics HD 3000 e Mesa 10.6. Seu Ubuntu deve estar com o Mesa 18 que suporta OpenGL 4.5, mas o funcionamento depende da placa gráfica também.  Ou seja, precisa de um Core i de segunda geração em diante, mas pelo que disse o seu deve ser de primeira geração, isso?

Sobre o mesa/opengl, dá uma olhada com o comando "glxinfo | grep -i opengl".

Se tiver tudo ok e, mesmo assim, não funcionar, vc vai precisar dar mais detalhes desse problema para ver se alguém ajuda.