Autor Tópico: Argumentos de Instalação (caso falhe)  (Lida 583064 vezes)

Offline dougw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #390 Online: 09 de Dezembro de 2017, 20:32 »
Eu segui justamente esse guia de instalação. Fiz a partição pelo Windows mesmo e o resto no linux pelo gparted... E agora?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #391 Online: 09 de Dezembro de 2017, 20:37 »
Ah, sim, esqueci de dizer: naquela tela da instalação onde aparece referenciando o /cdrom e diz:

"Would you like the installer to try to unmount these partitions again?"

click em No (=Não) e veja se vai em frente.

Na verdade não me recordo de alguma vez obter essa mensagem especificamente quanto a /cdrom em qualquer instalação das centenas que já fiz, de toda forma verifique se não há algo na gaveta da unidade de cdrom.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2017, 20:59 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline dougw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #392 Online: 09 de Dezembro de 2017, 20:44 »
Já tentei, nenhum botão responde nessa tela, nem voltar nem continuar, nem o X pra fechar... O programa não congela, mas ele não responde aos cliques. Como não sei finalizar um programa a força no linux eu reinicio o notebook pra sair dali.
Cara, vou ter que sair agora, vou continuar essa tortura mais tarde ou amanhã.
Até mais e muito obrigado.

EDIT: não há nada na gaveta

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #393 Online: 09 de Dezembro de 2017, 20:48 »
Já tentei, nenhum botão responde nessa tela, nem voltar nem continuar, nem o X pra fechar... O programa não congela, mas ele não responde aos cliques. Como não sei finalizar um programa a força no linux eu reinicio o notebook pra sair dali.
Cara, vou ter que sair agora, vou continuar essa tortura mais tarde ou amanhã.
Até mais e muito obrigado.

EDIT: não há nada na gaveta

Ok, continuamos depois, quando voltar suba novamente o sistema pelo live-pendrive  abra uma janela de terminal (teclas Ctrl Alt T),  e antes de iniciar a instalação nela faça o comando:

Código: [Selecionar]
sudo umount -l -r -f /cdrom
Inicie a instalação e veja se vai adiante, se ainda assim não for, então faça os comandos abaixo:

Código: [Selecionar]
cat /etc/mtab
Código: [Selecionar]
df -h
De cada um deles, com o mouse marque a saída, ainda com o botão direito do mouse copie e cole aqui no tópico.

Isso permitirá ver o que está montado e, se o caso, vamos "enganar" o sistema comentando a linha de montagem do /cdrom no mtab, ou seja, a ideia inicial é usar um artifício para contornar a dificuldade.

Em tempo e importante:

Antes de mais nada, certifique-se que as providências do post #382 foram de fato realizadas, principalmente que baixou esse arquivo iso daquele link que indiquei, que é a fonte oficial do Ubuntu e também que a gravação do live-pendrive tenha de fato sido feita com o RUFUS (e não com o unetbootin), para termos garantida a qualidade dos instrumentos de instalação. Continuo achando que há um problema com esse live-pendrive que você tem aí.


« Última modificação: 09 de Dezembro de 2017, 21:25 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline dougw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #394 Online: 09 de Dezembro de 2017, 23:35 »
Consegui instalar desabilitando o drive de cd pelo disk manager do windows. Agora, é normal a partição do ubuntu não aparecer quando estou no windows 10? E pra mim entrar no ubuntu eu preciso apertar F12 na hora do boot para escolher o grub, isso eu sei que não é normal, já estou procurando como resolve, e se eu quiser desinstalar o windows 10 é só excluir a partição e atualizar o grub pelo ubuntu? E o sistema vira o padrão?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #395 Online: 09 de Dezembro de 2017, 23:39 »
Consegui instalar desabilitando o drive de cd pelo disk manager do windows. Agora, é normal a partição do ubuntu não aparecer quando estou no windows 10?

Ótimo, ótimo.
Sim, claro, o Windows não enxerga o Linux, não tem capacidade nativa para isso, não existe para ele, entretanto, a partir do Linux você terá acesso a qualquer partição Windows

Editando:

Convém esclarecer:

O acesso do Linux à partição Windows ocorrerá desde que o recurso de hibernar do Windows esteja desabilitado, caso contrário não.

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2017, 01:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #396 Online: 09 de Dezembro de 2017, 23:42 »
Se tudo estiver correto no início do sistema deverá ir para a tela que é conhecida como menu do grub.

Nessa tela uma das entradas será para, querendo, carregar o Windows, que portanto estará convivendo em dual boot.



Essa imagem que postei acima não é um exemplo perfeito, porque além disso haveria mais uma linha para o boot do Windows, mas é a mesma tela, apenas que nessa imagem falta a entrada do Windows, não tenho um exemplo aqui pronto de imediato.

O Ubuntu instalado precisa estar autorizado no Supervisor Password do Acer Aspire e ainda colocado como o primeiro na ordem de boot.

Fez isso?


« Última modificação: 09 de Dezembro de 2017, 23:44 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #397 Online: 09 de Dezembro de 2017, 23:48 »
Faça também o seguinte, vamos conferir o arquivo de configuração da tela do menu do grub.

Suba o sistema pelo Ubuntu, abra uma janela de terminal e então faça:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
Veja se nesse arquivo a linha está desse modo:

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

ou seja, se a linha está comentada, isto é, se há o símbolo # (tralha, jogo da velha), antes da linha.

Se não estiver comente.

Salvar e sair

Então faça:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Reinicie o sistema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #398 Online: 09 de Dezembro de 2017, 23:53 »
A imagem é das antigas mas dá para você entender como é que tem que ficar:



Essa é uma tela do menu do grub de um sistema dual boot Linux Windows

Observe que há as duas entradas, depois do POST (power on self test) o sistema pára nessa tela, onde você escolhe qual sistema quer subir.

Editando:

Encontrei uma outra ligeiramente mais moderninha  :)



A ideia é a mesma.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2017, 00:19 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #399 Online: 10 de Dezembro de 2017, 00:04 »
Resumindo a parte final da configuração para o Acer Aspire, o acabamento final, uma vez que esteja instalado:

1. aciona e tecla F2 e entre no BIOS de novo;

2. Na entrada "Security! escolha "Set Supervisor Password";

3. Escolha "Select an UEFI file as trusted for executing". Se nada estiver aparecendo verifique se o "Secure Boot" está ainda habilitado, se não, então habilite. Selecione e navegue até HDDD0-->EFI-->Ubuntu-->grubx64.efi. O setup irá perguntar um nome para ele, que pode ser Grub mesmo;

4. Acione F10 para salvar e sair, fazendo o reboot

5. Acione novamente a tecla F2 para entrar de novo no setup, isto é, no BIOS;

6. Vá novamente até "Boot", marque "Secure Boot" em "Disabled", use a seta de navegação até e entrada do Grub e acione a tecla F6 par colocar como primeira da lista.

7. Aciona F10 novamente para salvar e sair e reboot.

Se tudo deu certo, o menu do grub deverá estar aparecendo no boot do sistema.

Na essência o que está descrito aqui é exatamente aquilo que está naquele link inicial do post #358 que lhe indiquei e do qual consta o vídeo ilustrativo.

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2017, 00:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline dougw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #400 Online: 10 de Dezembro de 2017, 10:25 »
Tudo certo, fiz o que vc disse no ultimo post, eu só tinha esquecido de colocar o grub em primeiro na ordem, e desligar o secure boot, apesar de ele funcionar com ele ligado. Tudo funcionando normal e já estou curtindo meu novo sistema depois de uma semana brigando  ;D.
Agora vou dar uma olhada em como fazer para entrar no ubuntu direto sem me perguntar, quando eu ligo o note. Vou apagar/desinstalar tudo do windows e deixar ele somente como reserva.
Muito obrigado hein @druidaobelix valeu mesmo!!
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2017, 10:28 por dougw »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #401 Online: 10 de Dezembro de 2017, 16:03 »
Tudo certo, fiz o que vc disse no ultimo post, eu só tinha esquecido de colocar o grub em primeiro na ordem, e desligar o secure boot, apesar de ele funcionar com ele ligado. Tudo funcionando normal e já estou curtindo meu novo sistema depois de uma semana brigando  ;D.
Agora vou dar uma olhada em como fazer para entrar no ubuntu direto sem me perguntar, quando eu ligo o note. Vou apagar/desinstalar tudo do windows e deixar ele somente como reserva.

Excelente, excelente.

Se funciona com o "Secure Boot" ativado, deixe ele ativado, não há razão para não deixar, já que o Ubuntu evidentemente é certificado.

Entrar direto no Ubuntu, isto é, parar ou não parar na tela do menu do grub se pode controlar através daquele arquivo e respectiva linha mencionada no post #397, entretanto, não gosto de deixar direto, pois no caso de alguma dificuldade que obrigue a usar o Recovery Mode (=Modo de Recuperação), vai ficar dependente do acionamento da tecla SHIFT durante o POST (power on self test), isto é, no início do boot, para fazer a parada no menu do grub ou usar métodos mais dificultosos, então talvez seja o caso de reduzir o tempo de parada, mas não eliminar totalmente.

Essa linha controla o tempo de parada:

GRUB_TIMEOUT=10

Lembrando que se fizer qualquer alteração precisa atualizar o grub:

sudo update-grub

Bom aprendizado e divertimento.  :D
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2017, 17:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline dougw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #402 Online: 10 de Dezembro de 2017, 19:57 »
Entendi, então vou deixar com uns 3 segundos de espera, e essa mudança eu fiz com o Grub Customizer. Uma dúvida agora, não consegui redimensionar a partição que está instalada o linux, tenho espaço não alocado, mas a partição do linux não permite redimensionar mais nada... Eu tenho que logar no windows e usar o disk manager dele, desmontando a partição do linux?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #403 Online: 10 de Dezembro de 2017, 20:14 »
Entendi, então vou deixar com uns 3 segundos de espera, e essa mudança eu fiz com o Grub Customizer. Uma dúvida agora, não consegui redimensionar a partição que está instalada o linux, tenho espaço não alocado, mas a partição do linux não permite redimensionar mais nada... Eu tenho que logar no windows e usar o disk manager dele, desmontando a partição do linux?

Se a partição estiver montada não é possível redimensionar no Linux, não vai deixar.

Se vai alterar uma partição Windows, use o Windows; se vai alterar uma partição Linux, use o Linux, subindo o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom), dentro do princípio de que "quem pariu o Matheus que cuide dele", o que é muito mais seguro na perspectiva da integridade do filesystem.



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:Argumentos de Instalação (caso falhe)
« Resposta #404 Online: 10 de Dezembro de 2017, 23:20 »
powercfg -h off

Executa isso aí num Terminal como administrador no Windows 8/10 pra desativar a hibernação do Windows.

Depois, prossiga os passos da amiga druida aí.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk