Autor Tópico: Instalação sem pen drive bootável Ubuntu 22.04 no Ideapad 1  (Lida 501 vezes)

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Instalação sem pen drive bootável Ubuntu 22.04 no Ideapad 1
« Online: 26 de MAR?O de 2024, 01:13 »
Prezados,

Tenho o Ubuntu em dual boot com o Windows no Ideapad S145.

No entanto, o Ideapad 1 não reconhece o pendrive bootável com o Ubuntu.

Vi alguns tutoriais na internet, em que o cara meio que cria uma partição, extrai os arquivos da ISO, leva para a partição criada, faz algumas alterações e consegue fazer o dual boot funcionar.

https://medium.com/@RedsonBr140/como-instalar-qualquer-distro-linux-sem-pendrive-a547c8017d6c

Alguém já conseguiu instalar desse jeito?

Ou será que há uma forma de a BIOS do Ideapad reconhecer o pendrive bootável? Já fucei bastante nela, em vão.

Também já gravei a imagem no pendrive de uma série de maneiras. E ele tá funcionando para instalação normalmente no Ideapad S145.

Será que se eu retirar o SSD do novo Ideapad 1, colocar no Ideapad S145 e depois voltar o SSD para o Ideapad 1 não dá rolo?

Enfim, estou com algumas hipóteses e nenhuma certeza.

Grato!

Em tempo: instalei o Ubuntu na Virtual Box e ficou péssimo. Nem vídeo do youtube roda direito. Muito travamento! E veja que a máquina tem um processador i5 de 12ª geração e 16 Gb de memória. Nunca vi um Ubuntu rodando tão mal numa máquina virtual!
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2024, 01:16 por alevian »
Linux User 586375

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re:Instalação sem pen drive bootável Ubuntu 22.04 no Ideapad 1
« Resposta #1 Online: 27 de MAR?O de 2024, 00:52 »
Segui esse tutorial e "quase" deu bom, mas #sqn:

https://www.youtube.com/watch?v=O_pSi-R6U28&t=250s

Apareceu a tela azul com opções Windows 11 e Unetbootin.



No entanto, ao clicar na segunda, a mensagem é de que houve um erro na instalação do Windows.. coloque a mídia etc.


Quanto ao Virtual Box, achei instruções para melhorar a performance, que ainda não testei.
Linux User 586375

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re:Instalação sem pen drive bootável Ubuntu 22.04 no Ideapad 1
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2024, 19:12 »
Pessoal,

Venho comunicar que, finalmente, consegui instalar o dualboot no Ideapad 1.

Na vdd, instalei o Debian 12, mas creio que para o Ubuntu funcione o mesmo processo.

Gravei o pendrive Scandisk com o criador de disco de um Ubuntu mais antigo.

Aí o Scandisk foi reconhecido, coisa que não acontecia com o Multilaser.

Não cheguei a gravar o Multilaser pelo mesmo processo (com o Ubuntu 14) de modo que fico na dúvida se o problema era no pendrive ou no gravador de pendrive bootável.

O curioso é que com o mesmo Multilaser, que eu não conseguia instalar no Ideapad 1, fiz a instalação em um S145, da mesma lenovo.

O único perrengue que passei foi que, depois de instalado o Debian, veio uma tela azul do Windows, lockbit, salvo engano.

Então, tive que entrar na minha conta da M$ / hotmail e achar o computador novo lá, com a tal da chave.

Uma vez colocada a chave, o acesso foi liberado normalmente, de modo que tenho, no Ideapad 1, tanto o Windows 11 como o Debian 12 à minha disposição.

Linux User 586375